• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

MLL Ariston Hotpoint HFC 3C26 - código de avaria Erro F3

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,482
Gostos Recebidos
366
Bom dia, substitui a bomba, são mais 10€-10€.
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Olá boa noite. Estive a pesquisar a referência das peças, a bomba é uma Copreci BLP3 00/004 54V/50Hz refª 160027574 - refª Ariston Hotpoint C00297919 ou J00274057 ou 482000023392, o mais barato que consegui encontrar foi entre 27,44€ a 32€ com entrega. O sensor consigo comprar por 22€ na Amazon (sempre pode dar para devolver, caso não fique com marcas de uso).
Assim na sua opinião devo experimentar primeiro a trocar a bomba, ainda que ela esteja a drenar a água? Logo tenho que falar com o meu pai a saber se quer arriscar a trocar peças, antes de levar ao técnico - provavelmente vão começar por fazer estas substituições e será bastante mais caro.
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,482
Gostos Recebidos
366
Boas, eu compreendo que há coisas através da internet que são mais baratas mas, nem sempre assim é, ainda agora e a propósito desta situação, verifiquei que uma bomba de esgoto Miele custa 109€ quando eu a compro por 25€, cada caso é um caso, por vezes têm o material à porta de casa mas o comodismo é tal que a melhor forma é pagar mais, esperar 10 a15 dias, pagar antecipadamente e demorar 30 dias a resolver um assunto que se resolve num dia, posto isto e desculpe lá o desabafo mas eu sou e sempre fui frontal e não vejo razão nenhuma para comprar isto pela net, mas esta é a minha opinião.
Como lhe disse desde inicio, nem tudo o que parece é, uma coisa é ter o material ensaiar e fazer o diagnóstico, outra coisa é baseado na sua informação estar a mandar bitaites, a bomba de esgoto é um motor de indução, logo para funcionar devidamente tem que estar levezinho e não ter qualquer residuo que o impeça de trabalhar normalmente, acontece que com o decorrer do tempo, alguma água vai-se infiltrandro no seu interior e consequentemente ele vai deixar de funcionar a 100% o que não quer dizer que não esgote, acontece que o que tem referido é que é mesmo no final do programa que o erro acontece, de acordo com o que refere e com os meus conhecimentos eu sugeri a substituição da bomba, não tenho a certeza, eu certezas só quando tenho o material reparado, resumindo e concluindo, talvez seja melhor chamar um técnico.
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Eu vivo numa localidade pequena e infelizmente não tenho mesmo opção de comprar qualquer tipo de material, este incluído, sem ser online.
Em relação ao resto eu entendo perfeitamente. Obrigado pela ajuda e lamento o incómodo. Logo dou algum feedback no seguimento da coisa. Cumprimentos.
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boa noite. Este domingo segui as instruções de um colega para testar o motor fora da máquina, inclinei a máquina o suficiente para o tirar e coloquei-o apoiado no chão, pronto a funcionar.
Iniciei um programa e o motor arrancou sem barulhos ou vibração, em seguida quando parou para a máquina começar a meter água, fiz reset ao programa mas demorou um pouco a ligar o motor de novo;
ouvia-se uns estalinhos tipo um relé (mas parecia vindo do próprio motor) e depois lá começou a rodar.
Tornei a limpar tudo e a verificar detritos, montei e corri AutoTeste da máquina que foi bem concluído sem erro nenhum!
Fizemos 2 programas nesse dia que foram bem concluídos e tem terminado bem todas as lavagens desde aí!
Parece que o problema está resolvido, no entanto não cheguei a perceber. Já tinha tirado o motor e feito limpeza ao mesmo e às cavidades, tirei alguns pedaços de vidro na altura mas apenas não o tinha colocado a funcionar em vazio, fora da máquina... O que interessa é estar a funcionar, espero que se mantenha assim.
Obrigado por toda a ajuda e disponibilidade. Cumprimentos!
 
Topo