Mondim de Basto apoia bebés nascidos no Concelho

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1



As crianças nascidas em Mondim de Basto, de agregados familiares carenciados, vão receber do Município, todos os meses, durante dois anos, alimentos e fraldas até ao valor de 40 euros, revelou à Lusa Humberto Cerqueira, presidente da Câmara.

«É uma medida que tem um carácter inovador. Nós colhemos muito a experiência de outros municípios que entregavam um cheque. Pareceu-nos que seria bom dar um formato diferente, porque desta forma temos a garantia que este apoio é dado directamente à criança», sublinhou o autarca.

Serão abrangidas por esta medida todas as crianças nascidas no concelho desde Janeiro de 2010 e que pertençam a agregados que beneficiem de abono de família dos escalões A e B. Por cada criança do escalão A, até ter dois anos, a respectiva família terá direito a alimentos ou fraldas no valor de 40 euros. Para os bebés incluídos no escalão B o valor a atribuir será de 25 euros.

As famílias terão de se candidatar a este apoio nos serviços do Município até ao final de Julho. Se forem seleccionadas, explicou Humberto Cerqueira, terão de se deslocar a um balcão social criado numa antiga escola primária, onde serão atribuídos os produtos.

O autarca disse à Lusa que muitas famílias do concelho vivem com grandes dificuldades devido à crise que assola o país, frisando que «muitas vezes as crianças acabam por ser sacrificadas».

«Queremos garantir com esta medida que todas as crianças de Mondim de Basto tenham acesso a um mínimo de conforto», afirmou.

O presidente da Câmara destacou, por outro lado, o facto de os produtos abrangidos serem adquiridos pelo Município no comércio local, o que poderá constituir uma ajuda para as lojas do concelho.
 
Topo