• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Montando uma LAN HOUSE

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Por Renato Amadeu

Como sugestão de um de nossos leitores, hoje vamos começar a montar nossa lan house / internet cafee. Precisaremos de:

1. Servidor - recomendo no mínimo uma máquina com processador de 500 Mhz, 128 MB memória RAM e 2 placas de rede (diferentes)

2. HUBs ou Switches - que atendam a necessidade de quantas portas e a velocidade para funcionar a rede. Isso varia de acordo com a finalidade da mesma, somente internet, aplicativos, jogos etc.

3. Cabeamento - pelo custo benefício, para uma lan house, o ideal é a uso de Cabeamento UTP.

4. Estações de trabalho - máquinas que comportem os aplicativos que serão usados, por ex: uma máquina celeron 333 mhz com 64 MB de ram suporta navegação na internet tranqüilamente, porém se formos promover jogos com batalha on-line essas estações não serão mais adequadas.

5. Conexão com Internet - dependendo da banda utilizada vemos necessidade de uma conexão rápida com a internet, o meio independe, pode ser Rádio, ADSL, Cabo, Satélite etc.











 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Sistema Operacional

Podemos montar a Lan house de diversas formas, utilizando-se de diversos sistemas operacionais. Vou demonstrar nessa e em algumas colunas seguintes como montar a LAN usando um servidor Win2k server e estações Win2kpro e Win98/me.

Para as estações, podemos optar entre usar o Windows 2000 professional para uma maior segurança ou usar o Windows 98/Me para um desempenho maior para jogos, como vejo em muitas Lan Houses a febre de competições de Counter Strike e outros.

A- MONTANDO O SERVIDOR

O servidor de um Lan house, em geral, é um servidor fácil de configurar, suas funções básicas serão:

Distribuição de Ips
Distribuição de Internet
Controlador de domínio para aplicações de Policy
Contador de tempo de acesso - uso de software externo
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
A1 - IP da rede e da internet
A primeira coisa a fazer é definir qual placa de rede vai para o HUB e qual vai para a Internet.
Na placa de Internet plugamos o Modem e geralmente não precisamos alterar nada, pois por default a placa já vem preparada para buscar automaticamente o IP. Se necessário instale os softwares para discagem e validação de nome e usuário como no Speedy.

Na segunda placa, definiremos o IP fixo de 172.0.0.1 com máscara 255.255.0.0. Botão Direito em Meus Locais de Rede / Propriedades. Aponte para a conexão com a rede Local. Botão direito em propriedades novamente. Em Protocolo TCP/IP definir os Ips. Veja a figura Abaixo:



1.gif


A2 - distribuindo Ips
Vamos até o painel de controle, adicionar ou remover programas/ componentes do windows e marcamos o campo do Networking Services, que instalará entre outros softwares o DHCP.

Iniciar / Programas / Administrative Tools / DHCP

Criaremos um novo escopo: clicar com o botão direito sobre o nome do servidor e escolhemos NOVO ESCOPO; A seguir informamos o nome do escopo. Na próxima tela vamos escolher a faixa de Ips que iremos distribuir, veja a figura abaixo:

2.gif



Por exemplo, definiremos a faixa de Ips de 172.0.0.2 até 172.0.0.48 com máscara 255.255.0.0 .


 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Na próxima tela, vamos escolher a faixa de Ips a serem excluídas da distribuição, caso já esteja em uso em algum outro servidor. Em seguida definiremos o Tempo de Duração da liberação de Ips e finalmente podemos concluir.

Agora ativamos o escopo com clique em cima do nome do servidor e ACTIVATE, como mostra a figura abaixo:


3.gif


 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Montando uma LAN HOUSE - Parte 2

Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelos e-mails que recebi elogiando a coluna, e para os que perguntaram, em breve vai rolar um livro com o título provisório de "Guia prático do Administrador de Redes", contando com tópicos de rede física, como montar etc, Windows 2000 server, Linux como servidor de internet, entre outras coisas.

Depois de termos concluído a configuração parcial do DHCP, podemos testá-la para ver se está tudo ok.

No micro cliente, vamos em iniciar / executar / command (para win98/me) ou cmd (para win2k). No prompt digitamos o comando IPCONFIG

IP..........................................................................172.0.0.2
MASCARA...............................................................255.255.0.0
DEFAULT GATWAY.....................................................


O resultado terá que ser algo como o acima, podendo variar os ips distribuídos de final 2 até 48 como estabelecido no escopo.

Antes de continuarmos, verifiquem se o DNS e o Wins estão habilitados e configurados em sua máquina. Caso não, eles serão configurados durante a promoção para controlador de domínio.

A3 - Promovendo a controlador de domínio

Iniciar / Executar / DCPROMO

A tela exibida será do assistente de configuração do Active Directory

Vamos em next. Teremos que especificar qual tipo de domínio que nosso pc vai controlar. Partindo do princípio que estamos montando nossa lan house e que esse é o único servidor, escolheremos:
"Controlador de domínio para um novo domínio"

Na próxima tela será requisitado um nome de DNS completo para o domínio. Caso vocês possuam um ip fixo na internet, tenham um cadastro de domínio na internet e desejem que o seu micro hospede o seu site, por exemplo, o interessante seria preencher este campo com o seu domínio na internet. Ex : VISIONIS.COM.BR

Na próxima tela especificaremos um NetBios domain name, que corresponde ao nome reconhecido por clientes anteriores ao win2k. Ex: Visionisserver1

Nas próximas telas serão exibidos os caminhos dos Logs e a database do active directory. Logo após, caso o DNS não esteja configurado, aparecerá um assistente para configuração, basta seguir os passos.

A4 - Voltando ao DHCP - Definindo opções do escopo

Iniciar / Programas/ Adm Tools / DHCP


1.gif


Na janela do escopo escolhemos Scope Options e com o botão direito escolheremos CONFIGURE OPTIONS

Vamos precisar colocar os seguintes componentes:

003 - ROUTER
006 - DNS SERVERS
015 - DNS DOMAIN NAME
044 - WINS/NBNS SERVERS
046- WINS/NBT NOTE TIPE valor 0x8

 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
No Router vamos indicar o ip definido para a placa de rede ligada ao hub, no caso 172.0.0.1
Para os outros, na caixa de data Entry, preencha o campo SERVER NAME com o nome do seu servidor e coloque "Resolve"

2.gif


Obs: Na criação do escopo, o assistente vai configurar essas opções automaticamente pedindo algumas informações ao usuário. Porém fizemos a configuração manual para um propósito educacional.

A5- Distribuindo o Acesso à Internet

Caso1. Speedy Discado:

O speedy discado instala um PPP para discagem, que aparece como uma terceira conexão nas propriedades dos locais de rede.

Então escolhemos essa conexão, Clicamos com botão direito e escolhemos propriedades. Na guia Sharing, ticamos a opção de compartilhar internet e escolheremos a conexão LOCAL para receber o acesso.

Veja a figura:

3.gif



Caso2. Antena de Radio, Speedy Business, link direto
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
No segundo caso, vamos até a conexão Local e clicamos com botão direito e escolhemos propriedades. Marcamos a Caixa de "Enable Internet Connection Sharing For this connection".

Veja a Figura:


4.gif


Obs importante: Em ambos os casos, ao habilitar o compartilhamento da internet, o windows atribui o ip 192.168.0.1 para o adaptador como padrão. Poderíamos fazer a rede toda com esse padrão, assim não teríamos problema, porém alguns cables modens que andei trabalhando também usam essa faixa de ip como padrão dando um pequeno conflito. A solução que pensei em primeiro momento foi a de colocar a rede local para outra faixa de Ip (172.0.0.x), assim sendo, após a configuração da distribuição, mude novamente os ips da rede local para 172.0.0.1 e o do modem para automático se forem alterados.

Com isso o acesso à internet já funcionará em todas as máquinas
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Montando uma LAN HOUSE - Parte 3

Definindo as diretivas (policy) do domínio

Aí galera! O próximo passo é dar uma "polida" na rede, ou seja, deixar as maquinas no domínio, definir diretivas para os usuários e fazer os últimos ajustes.

Iniciar / programas / adm tools / usuários e computadores do active directory

Agora no controlador de domínio vamos criar uma unidade organizacional (como se fosse uma pasta) para mantermos nossos usuários da lan

Botão direito / novo / unidade organizacional

Em cima da nossa unidade organizacional criaremos nossa policy

Botão direito / propriedades - guia diretivas de grupo / botão novo

1.gif



podemos chamá-la de usuários da lan.

Clicando no botão Editar, podemos definir as opções da policy, como por exemplo de ocultar o painel de controle

2.gif


Guia User configuration / administratives templates / control panel - opção disable control panel (escolha ativar)

Depois é só criar o usuário dentro da Unidade organizacional

Colocando A máquina no domínio:

Para colocar a maquina no domínio, sendo ela uma estação win98, siga os passos abaixo:

Iniciar / Programas / Painel de controle / redes

Na guia configurações, escolher co componente de rede "Cliente para redes Microsoft" e clicar em propriedades, ticar a opção de efetuar logon em um domínio NT e preencher o campo com o nome do domínio.

Para máquinas com win2k professional:

Botão direito em cima do ícone "meu computador" opção propriedades, guia " identificação de rede"
Clique em propriedades e coloque o nome do domínio e usuário e senha do administrador para sua máquina ser validade na rede

Bom, com isso concluímos nosso servidor de internet. Para controlar tempo de acesso, o ideal é um software que faça isso, no caso das lanhouses

 
Topo