Portal Chamar Táxi

Morreu Jorge Costa. Diretor de futebol do FC Porto tinha 53 anos

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,362
Gostos Recebidos
431

Morreu Jorge Costa. Diretor de futebol do FC Porto tinha 53 anos


Diretor de futebol dos dragões sofreu uma paragem cardiorrespiratória, no centro de treinos do clube, e foi transportado de emergência para o Hospital de São João, no Porto, onde acabou por falecer.




ESTORIL, PORTUGAL - MARCH 30:  Head Coach Martin Anselmi of FC Porto with Samuel Omorodion Aghehowa of FC Porto during the Liga Portugal Betclic match between GD Estoril Praia and FC Porto at Estadio Antonio Coimbra da Mota on March 30, 2025 in Estoril, P





O futebol português está, esta terça-feira, de luto pela morte de Jorge Costa, um nome incontornável, dentro e fora das quatro linhas, que se sentiu mal, ao início da tarde, quando se encontrava no centro de treinos do FC Porto, no Olival, e foi hospitalizado.



Tal como foi adiantado pelo Notícias ao Minuto, o diretor de futebol dos dragões ainda foi assistido no local, com recurso a um desfibrilhador, antes de ter sido transportado, de urgência, para o Hospital de São João, em Paranhos, no Porto. Já na sala de emergência, entrou em paragem cardiorrespiratória, e o óbito foi declarado.


Este episódio ocorreu, de resto, no dia em que o plantel principal dos dragões regressou aos trabalhos, depois de desfrutar de um dia de folga, para dar início aos trabalhos de preparação tendo em vista o duelo da jornada inaugural da I Liga, perante o Vitória SC.



Uma sessão que, tal como é habitual, terá contado com a presença do diretor de futebol. O encontro com a formação minhota propriamente dito está agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo, no Estádio do Dragão.



Historial clínico



Jorge Costa já sofrera um enfarte, em maio de 2022, pouco tempo depois de ter abandonado o comando técnico dos tunisinos do CS Sfaxien. Na altura, foi levado para o Hospital de Cascais, e, posteriormente, internado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde foi submetido a um cateterismo.



O 'Bicho' (alcunha pela qual ficou conhecido, fruto da entrega que o caraterizava, dentro das quatro linhas, enquanto jogador), de tal maneira que, apenas quatro meses depois, foi oficialmente apresentado como treinador do Académico de Viseu.



FC Porto deixa mensagem de força a Jorge Costa, após enfarte

FC Porto deixa mensagem de força a Jorge Costa, após enfarte


Antigo jogador dos dragões está internado a recuperar.

Uma história 'made in' FC Porto



Natural da cidade do Porto, Jorge Costa deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do FC Foz, mas foi ao serviço do FC Porto, clube ao qual chegou, em 1987, com apenas 15 anos de idade, que acabaria por transformar-se numa 'lenda' dos relvados.



O então defesa-central não tardou a dar nas vistas, e, após empréstimos a Penafiel e Marítimo, viu Fernando Santos 'promovê-lo' à equipa principal dos dragões. A estreia oficial surgiu a 25 de agosto de 1992, e logo com o golo que valeu um triunfo sobre o Estoril, por 1-0.



Daí em diante, ninguém mais o parou. Foi utilizado num total de 383 jogos, ao cabo dos quais somou 25 golos e oito assistências. Pelo meio, conquistou oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal, cinco Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA, estas três últimas, pela 'mão' de José Mourinho, que o 'recuperou', após um empréstimo ao Charlton Athletic.



Em 2005, partiu para a Bélgica, onde representou o Standard Liège, durante uma temporada, antes de colocar um ponto final na carreira. O regresso ao Dragão acabaria por concretizar-se em abril do passado ano de 2024, quando André Villas-Boas derrotou Jorge Nuno Pinto da Costa e Nuno Lobo, nas eleições para a presidência do clube, nomeando-o diretor do futebol, cargo que desempenhou até agora.






nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,362
Gostos Recebidos
431

Jorge Costa. Liga despede-se de uma das "figuras mais emblemáticas"


O presidente da Liga apontou hoje Jorge Costa como uma das "figuras mais emblemáticas" do FC Porto e do futebol português e destacou a "paixão, liderança e dedicação" do antigo defesa-central.



Jorge Costa, FC Porto





"O falecimento de Jorge Costa apanhou-nos a todos de surpresa. Lamento profundamente o falecimento de uma das figuras mais emblemáticas do nosso futebol e do FC Porto. A sua paixão, liderança e dedicação ao jogo deixarão uma marca eterna", disse Reinaldo Teixeira, num comunicado publicado no site oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.



Reinaldo Teixeira disse ter perdido "um amigo e uma pessoa por quem tinha uma sincera e muito grande estima pessoal e profissional".


"Neste momento de dor, endereçamos as mais sentidas condolências à sua família, aos seus amigos e a toda a estrutura do FC Porto", concluiu Reinaldo Teixeira.


O antigo jogador do FC Porto, e até agora diretor para o futebol profissional, morreu hoje aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.


Fonte do Hospital de São João disse à Lusa que Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.


Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.


Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.



nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,362
Gostos Recebidos
431

FC Porto chora a morte de Jorge Costa: "Lendário capitão"


O FC Porto manifestou hoje a sua "mais profunda tristeza e consternação" pela morte de Jorge Costa, o seu "lendário capitão" e atual diretor do futebol profissional, que sempre foi símbolo de "entrega, liderança e paixão" do clube.




Jorge Costa, FC Porto





"O FC Porto manifesta a sua mais profunda tristeza e consternação pelo falecimento de uma figura incontornável da história do clube. Jorge Costa personificou, ao longo da sua vida, dentro e fora de campo, os valores que definem o FC Porto: entrega, liderança, paixão e um inabalável espírito de conquista. Marcou gerações de adeptos e tornou-se um símbolo maior do Portismo", referem os 'dragões', no seu site.



O antigo jogador do FC Porto, e atual diretor para o futebol profissional, faleceu hoje aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.



"Neste momento de imensa dor, o FC Porto endereça as mais sentidas condolências à família de Jorge Costa, aos seus amigos e a todos os que com ele partilharam momentos inesquecíveis", refere o clube, que usou uma foto do seu antigo jogador equipado e com a braçadeira de capitão.



O emblema 'azul e branco' refere o "momento de dor para toda a família e para a família portista" e pede "recato e respeito" neste momento de despedida, revelando que oportunamente dará mais informações.



O FC Porto refere refere que "o legado de Jorge Costa permanecerá sempre vivo na memória de todos os Portistas" e promete: "Nunca serás esquecido, Capitão".



Segundo fonte do Hospital de São João disse à Lusa, Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.



Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taça de Portugal e cinco Supertaças.



nm
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
8,976
Gostos Recebidos
181
O Legado de Jorge Costa no FC Porto - Homenagem ao "Bicho" - Eterno Capitão


 
Topo