• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

MotoGP - 2024

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, QATAR , TL1: JORGE MARTIN ABRE TEMPORADA NA FRENTE, OLIVEIRA 12º​


si202403080661-scaled.jpg

Arrancou a 75ª temporada do campeonato do mundo com o primeiro treino livre do Grande Prémio do Qatar de MotoGP, no circuito de Lusail. Jorge Martin (Prima Pramac Ducati ) foi o piloto mais rápido no TL1, estabelecendo a melhor volta da sessão em 1:52.624 minutos, batendo Aleix Espargaró (Aprilia Racing) por 47 milésimos, com Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) em terceiro, a 71 milésimos. Marc Márquez (Gresini Racing) e Brad Binder (Red Bull KTM) que chegaram a liderar a sessão, fecharam o top5.

Seguiram-se Johann Zarco, Enea Bastianini, Fabio Di Giannantonio e Jack Miller, com o campeão do mundo Francesco ‘Pecco’ Bagnaia a fechar a classificação dos dez primeiros. O português Miguel Oliveira (Trackhouse Racing Aprilia) terminou no 12º lugar, uma posição à frente do colega de marca Maverick Viñales.

Todos os pilotos da Ducati, com exceção do campeão mundial Pecco Bagnaia, estiveram na frente. O número “1” só entrou em ritmo rápido no final dos 45 minutos. No final, o ponta de lança da armada Desmosedici terminou na 10ª posição, a cerca de meio segundo do mais rápido. O seu maior rival da temporada passada, Jorge Martin, conquistou o importante primeiro lugar nos monitores poucos minutos antes do final da sessão. Mas não pode haver dúvida de superioridade no primeiro confronto em Doha. Aleix Espargaró (Aprilia) seguiu o piloto da Pramac Ducati com uma diferença mínima no segundo de 0,047 segundos.

Pedro Acosta, o jovem rookie de 19 anos esteve entre os dez primeiros ao longo da sessão e quando o espanhol apareceu nos ecrãs como o mais rápido, a três minutos do fim, assobios altos ouviram-se no centro de imprensa de Losail. Marc Márquez concluiu a sessão em quarto lugar, mostrando uma boa ligação entre ele e a Ducati. A Honda também apresentou bom desempenho, com Zarco na sexta posição, apenas 0,3 segundos atrás, a equipa LCR começou a temporada de forma positiva. Brad Binder teminou na quinta posição.

O piloto da Red Bull KTM confirmou a boa posição da RC16, até porque o companheiro de equipa Jack Miller ficou apenas dois décimos atrás, no nono lugar. A Honda também apresentou bom desempenho, com Zarco na sexta posição, apenas 0,3 segundos atrás, a equipa LCR começou a temporada de forma positiva. Menos bem esteve a Yamaha, uma vez que Alex Rins e Fabio Quartararo terminam na retaguarda (P15 e P19).


A segunda sessão de treinos de MotoGP tem início agendado para as 17h00.

class-motogp-tl1.png

Motosport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, QATAR, TL2: MARC MÁRQUEZ NA FRENTE EM TREINO LIVRE À CHUVA, OLIVEIRA 20.º​


marc-marquez-10.jpg

Marc Márquez (Gresini) foi o piloto mais rápido da segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio do Qatar de MotoGP. O espanhol fez a sua melhor volta em 2:06.544 minutos, batendo Augusto Fernández (GASGAS) por 290 milésimos, com Pedro Acosta (GASGAS) em terceiro, a 394 milésimos.
Numa sessão que inicialmente serviria para determinar quem acedia de forma direta à Q2 de amanhã, a chuva que caiu no final da sessão da noite de Moto3 levou a direção de corrida a alterar os planos, tornando esta sessão também ela num treino livre, à semelhança da primeira sessão de MotoGP. O treino que vai decidir os apurados para a Q2 decorre apenas amanhã.

Numa sessão com pouca relevância, as KTM terminaram no quarto e quinto lugar, com Jack Miller à frente de Brad Binder. Raúl Fernández colocou a sua Trackhouse no sexto lugar, com Enea Bastianini no sétimo posto. Fabio Di Giannantonio, vencedor desta corrida no ano passado, foi oitavo, com Álex Márquez em nono e Johann Zarco a completar o top-10.


Quanto a Miguel Oliveira, o português terminou este treino livre com o 20.º tempo, em 2:09.813 minutos, a 3.269 segundos de Marc Márquez. O português tinha sido 12.º classificado na primeira sessão do dia, ligeiramente à frente de Maverick Viñales e Raúl Fernández, todos eles longe de Aleix Espargaró, tendo ficado mais abaixo nesta sessão disputada em condições distintas.

Motosport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, QATAR, TL2: ÁLEX MARQUEZ SURPREENDE NO ÚLTIMO TREINO COM RECORDE, OLIVEIRA 12º​


si202402190469-scaled.jpg

Álex Márquez foi o mais rápido no derradeiro treino da categoria de MotoGP no GP do Qatar, antes das qualificações, enquanto Miguel Oliveira fica fora dos dez primeiros e tem de ir à Q1.


O piloto espanhol da Gresini estabeleceu um novo recorde do circuito com uma volta de 1:51.108 minutos, batendo Jorge Martin (Pramac Racing) por escassos 10 milésimos de segundo. O terceiro mais rápido Fábio Di Giannantonio, com Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia) a fazer um bom trabalho, contudo insuficiente para o ‘Falcão’ garantir a passagem direta à Q2.
Foi com bom tempo e 27 graus de temperatura que começou o último treino de MotoGP no circuito de Lusail. Raúl Fernandez, com a Aprilia da Trackhouse foi o priimeiro lider da sessão, sendo prontamente o seu tempo batido pelo ‘foguete’ Jorge Martin com a Ducati da Pramac. Marc Márquez estava em terceiro, sendo então o seu tempo batido por Francesco Bagnaia e Aleix Espargaró, empurando ambos os oito vezes campeão mundial para o quinto lugar.

Decorridos os primeiros quinze minutos da sessão, Miguel Oliveira entrava nos lugares de acesso ao Q2, no décimo lugar. Martin mantinha-se na posição de líder, com uma volta de 1:52.606 minutos, com 8 décimos de vantagem sobre Fernandez, e 52 milésimos sobre Pecco Bagnaia. A 23 minutos do final da última sessão de treinos havia um novo líder: Pedro Acosta estabelecia o registo de 1:52.468 e caia na volta seguinte. Jorge Martin estava em segundo, a 138 milésimos, mas o que ninguém contava era o que vinha a seguir.

A 20 minutos do final da sessão, Miguel Oliveira subia a primeiro com uma volta-canhão de 1:51:998 minutos – sendo assim o primeiro piloto a baixar ao segundo ’51. Com a outra Aprilia da Trackhouse Raúl Fernandez era então segundo, à frente de Fabio Di Giannantonio, Pedro Acosta, Maverick Viñales e Jorge Martin. No entanto, muitos pilotos estavam na box, a preparar as máquinas. Foi esse o caso de Enea Bastianini que no regresso à pista colocou a Ducati de fábrica em primeiro, para logo de seguida ser batido por Martin que levava a moto da Pramac a primeiro, com volta de 1:51:262 (novo recorde do circuito). Marc Márquez subia então a segundo. Com todas estas mudanças, Oliveira descia a P9, mantendo-se assim nos lugares de acesso à Q2.

A 10 minutos do final a grande maioria dos pilotos regressava à box, para prepararem o derradeiro ataque ao tempo, com as contas finais a definirem-se nos últimos três minutos. Aléx Márquez com a Ducati da Gresini foi oprimeiro a destrona Martin do primeiro lugar, ficando o piloto da Pramac no segundo lugar, seguido por Di Giannantonio, Bagnaia, Viñales e Pedro Acosta. Apurados para a Q2 ficavam também Aleix Espargaró (Aprilia), Bastianini (Ducati), Marc Márquez (Gresini) e Brad Binder (KTM) que completavam os dez primeiros no último treino no circuito de Lusail. Raúl Fernandez e Miguel Oliveira, respetivamente P11 e P2, ficavam a um passo de conseguirem a passagem ao Q2.

Resultado do TL2 de MotoGP, Lusail

1. Alex Márquez (ESP) Gresini Racing MotoGP 1:51.108 segundos
2. Jorge Martín (ESP) Prima Pramac Racing +0,010 seg.
3. Fabio Di Giannantonio (ITA) Pertamina Enduro VR46 +0,109 s
4. Francesco Bagnaia (ITA) Ducati Lenovo Team +0,130 seg.
5. Maverick Viñales (ESP) Aprilia Racing +0,248 seg.
6. Pedro Acosta (ESP) Red Bull GASGAS Tech3 +0,264 seg.
7. Aleix Espargaró (ESP) Aprilia Racing +0,317 seg.
8. Enea Bastianini (ITA) Ducati Lenovo Team +0,346 seg.
9. Marc Márquez (ESP) Gresini Racing MotoGP +0,361 seg.
10. Brad Binder (RSA) Red Bull KTM Factory Racing +0,379 s

Motosport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, QATAR, Q1: RAÚL FERNÁNDEZ E MILLER NA Q2, OLIVEIRA SAI DE 14.º​


raul-fernandez-scaled.jpg

Raúl Fernández (Trackhouse) e Jack Miller (KTM) foram os dois pilotos mais rápidos da primeira sessão de qualificação do Grande Prémio do Qatar de MotoGP. O espanhol fez a volta mais rápida da sessão, em 1:51.436 minutos, batendo o australiano por 90 milésimos.
Fernández já tinha o melhor tempo no final das primeiras voltas, com sólida vantagem de 428 milésimos para Marco Bezzecchi, com Miguel Oliveira em terceiro, a 535 milésimos, e Jack Miller em quarto, a 561.

O cenário alterou-se para as últimas voltas, com Fernández a manter a liderança (o espanhol podia melhorar, mas teve de levantar o pé depois de um momento em que quase caiu), mas a situação a mudar atrás do espanhol. Desde logo com Johann Zarco a fazer a sua volta no cone de aspiração de Miguel Oliveira, algo que levou o francês a terminar à frente do luso. Mas foi Jack Miller, que tinha caído na sessão de treinos anterior, a subir a segundo e a carimbar o lugar na Q2.

Miguel Oliveira vai sair assim do 14.º lugar para as corridas do fim de semana (fez a sua melhor volta em 1:51.565 minutos), atrás de Zarco, com Bezzecchi em quinto na Q1. Fabio Quartararo não foi além do sexto lugar, com Joan Mir em sétimo, após uma queda, à frente de Augusto Fernández, Takaaki Nakagami, Álex Rins (nem teve direito a uma volta final, com problemas na sua moto), Luca Marini e Franco Morbidelli.

Motosport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, QATAR, Q2: POLE-POSITION DOMINANTE DO ‘MARTINATOR’​


si202403080639-scaled.jpg

Jorge Martín conquistou a primeira pole do ano no MotoGP, no Qatar. O piloto espanhol arrasou o anterior recorde de Lusail com uma volta de 1:50.789 minutos, vencendo a primeira batalha contra Pecco Bagnaia.​

As condições foram semelhantes ao treino que decidiu a passagem direta para o Q2, com sol e 27 graus no ambiente e 43 no asfalto. No Q2, no início, ‘Diggia’ assumiu o comando à frente de Bagnaia; Miller e Acosta, depois de Álex Márquez. Raúl Fernández teve que sair com pneus usados nesta primeira ronda. Jorge Martín foi atrás de Aleix e fez um brutal 1:50,7, batendo o recorde não oficial de testes de Bagnaia por dois décimos e um segundo a menos que o recorde oficial de novembro de 2023.
A fasquia foi então colocada muito alta para os restantes. Di Giannantonio ficou em segundo, mas a mais de dois décimos de distância. Quando pararam, Bagnaia era terceiro, Marc Márquez, quarto e Bastianini, quinto na equipa Ducati.


Faltava o ‘round final’ para o derradeiro time-attack. Bagnaia foi o primeiro a sair, o que impediu que alguém o batesse e Marc Márquez ficou à espera que Bastianini entrasse em piista. Pecco vinha muito forte, mas não evitou uma escorregadela no setor final e pisou a linha branca, o que fez com que a sua volta fosse anulada.

Aleix Espargaró com a Aprilia, ficou então perto do primeiro lugar, mas precisava de anular 83 milésimos de diferença para o italiano. Raúl Fernández ia perdendo posições, enquanto as duas KTM’s seguiram o estreante Acosta. Brand Binder subiu na classificação mas caiu na curva 11 e fez com que todas as voltas fossem canceladas. Marc que estava bem posicionado, perdeu tudo na última curva e o melhor que conseguiu foi o sexto lugar, atrás de Bagnaia, apenas quinto.
No final a pole foi para o ‘Martinator’, à frente de Aleix e Bastianini, com Binder em quarto lugar.

Motosport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, QATAR, SPRINT: MARTÍN DOMINA DE INÍCIO AO FIM, OLIVEIRA 13.º


jorge-martin-2.jpg
Jorge Martín (Pramac) venceu a corrida sprint do Grande Prémio do Qatar de MotoGP. O espanhol chegou em primeiro após as 11 voltas, batendo Brad Binder (KTM) por 529 milésimos, com Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 729 milésimos.
Era Jorge Martín que partia da pole position, com o espanhol a chegar à frente na primeira curva, com a KTM de Brad Binder a chegar a segundo, Enea Bastianini em terceiro e Aleix Espargaró em quarto, até que o espanhol da Aprilia subiu mesmo a terceiro. Miguel Oliveira perdeu dois lugares no arranque e desceu a 16.º. Ainda durante a primeira volta, Pecco Bagnaia ultrapassou o colega de equipa Bastianini e subiu ao quarto posto, atrás de Espargaró.
Marc Márquez ultrapassou Jack Miller e voltou ao sexto lugar de onde tinha partido, com Miguel Oliveira a ultrapassar Joan Mir e a subir a 15.º. Miller continuava a perder posições, perdendo para Fabio Di Giannantonio, Álex Márquez e o rookie Pedro Acosta, que ocupava o nono posto. Di Giannantonio protagonizava a primeira queda da corrida a oito voltas do fim, com Bagnaia a subir a terceiro, à frente de Espargaró e Bastianini. Miguel Oliveira estava no 14.º lugar, atrás de Marco Bezzecchi e à frente do colega Raúl Fernández, que arrancou mal. Na frente, Martín tinha uma vantagem de três décimos sobre Brad Binder, com Bagnaia também por perto.


A seis voltas do fim, Enea Bastianini alargou a trajetória e permitiu a passagem de Marc Márquez, que subiu ao quinto posto. Mais atrás, Raúl Fernández ultrapassou Miguel Oliveira, que respondeu de imediato e manteve o 14.º posto. A cinco voltas do fim, Martín tinha meio segundo de vantagem sobre Binder, com Bagnaia a tentar defender o pódio com Marc Márquez atrás de si. Mas o espanhol cometeu um erro e permitiu que Espargaró passasse por si. A duas voltas do fim, Aleix ensaiou o ataque, mas Bagnaia aproveitou a trajetória larga do espanhol para recuperar a posição.
Antes da última volta, Aleix conseguiu mesmo subir ao lugar de pódio, com Martín a controlar a sprint desde o seu início e a vencer, com Binder em segundo e Espargaró em terceiro. Bagnaia foi quarto, Marc Márquez terminou em quinto, Bastianini em sexto, Álex Márquez em sétimo, Pedro Acosta em oitavo e Maverick Viñales no último lugar pontuável, com Miguel Oliveira a concluir em 13.º.


Classificação da Corrida Sprint (11 voltas), Lusail, Qatar


class-corrida-sprint-qatar.png

Motosport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, QATAR, CORRIDA: BAGNAIA VENCE, BINDER E MARTÍN NO PÓDIO, OLIVEIRA 15º​


j039115821-jrb4836-uc604163-mid-scaled.jpg

Sob os holofotes de Lusail, o campeão mundial Pecco Bagnaia provou a sua classe e garantiu a sua primeira vitória num GP de 2024. Brad Binder e Jorge Martin completam os três primeiros à frente de Marc Márquez. O estreante Pedro Acosta brilhou com um 9º lugar.​

Após um pequeno atraso na largada causado pelo piloto da Trackhouse Aprilia, Raúl Fernández, os 22 pilotos de MotoGP iniciaram o primeiro Grande Prémio da temporada de 2024. Da pole position, Jorge Martin inicialmente assumiu a liderança. No entanto, o espanhol foi rapidamente ultrapassado pelo piloto de fábrica da Ducati, Francesco Bagnaia, que depois rodou com confiança até à vitória.
Entretanto, o estreante na Gresini-Ducati, Marc Márquez, que chegou ao quarto lugar, e o estreante no MotoGP, Pedro Acosta, causaram agitação. O espanhol ficou temporariamente na 4ª posição e finalmente terminou o seu primeiro Grande Prémio na categoria rainha com o 9º lugar.
Tendo que cumprir uma penalização de ‘Long Lap’ na corrida, o português Miguel Oliveira conseguiu terminar no primeiro lugar pontuável, em 15º.

Na partida, Jorge Martín manteve a primeira posição, a da pole. Binder foi o segundo, mas Bagnaia ultrapassou-o rapidamente e na curva seguinte, Pecco ficou na frente do ‘Martinator’.
Aleix Espargaró caiu para o oitavo lugar após o arranque e Marc Márquez foi quarto. Binder ultrapassou Martín no final da reta após cruzar a linha de chegada pela primeira vez. Miller, por outro lado ia perdendo muitas posições até à cauda do pelotão.

Miguel Oliveira estava a completar uma passagem pela zona da ‘Long Lap’ devido a uma sanção… de 2023. Não pôde fazê-lo em Valência e teve que fazê-lo em Lusail. Álex Marquez, após duas tentativas, conseguiu superar Bastinini para ficar atrás do irmão. Pedro Acosta também vinha em ritmo forte. Martinator viu que Bagnaia poderia distanciar-se do sul-africano, enquanto mais atrás Acosta, após uma primeira tentativa, ultrapassou Álex Márquez para assumir o quinto lugar.
A 14 voltas do final, Binder ultrapassa novamente Martín e consegue consolidar o segundo lugar, mas essa luta deu mais alguns metros para Bagnaia se distanciar. Martin viu que Pecco ganhava um segundo e ultrapassou Brad no final da reta. Marc Márquez e Pedro Acosta lutaram muito entre si. Pouco depois Binder respondeu novamente a Martin na primeira curva e Bagnaia ganhou mais alguns décimos de vantagem com esse duelo.
A 10 voltas do final, Pedro Acosta surpreendeu Marc Márquez na curva 1, ficando então claro que a Ducati GP23 da Gresini não estava muito forte em velocidade máxima. Duas voltas depois, Pedro alargou a trajetória e o homem de Cervera respondeu para ultrapassá-lo. O piloto de Murcia estava a sofrer com a GASGAS da Tech3 e não demorou muito para que Álex Márquez e Bastianini o superassem.
Na frente da corrida, o número ‘1’ controlava as coisas na perfeição, Bagnaia administrou com inteligência a sua vantagem, tática que lhe rendeu os dois últimos títulos. Raúl Fernández acabou por desistir. Subiu posições na primeira metade da prova, mas perdeu depois, e este não era o seu dia.
Di Giannantonio ultrapassou um Acosta que lutava para manter a sua GASGAS dentro dos limites de pista. Logo, Aleix Espargaró também o deixou para trás. Bastianini também pode vencer Álex Márquez e ficar com o quinto lugar. Na última volta, Pecco tinha tudo sob controle, mas Binder foi dominado por Martinator. Jorge tentou o contra-ataque, mas Brad resistiu no segundo lugar. Marc Márquez foi quarto na estreia com a Ducati e Acosta, nono na estreia com os ‘grandes’.
O MotoGP volta à ação dentro de duas semanas, no Grande Prémio Tissot de Portugal, na ‘Montanha Russa’ de Portimão.

Classificação final do GP do Qatar de MotoGP

1. Bagnaia, Ducati, 22 voltas em 39:34.869 min2. Binder, KTM, + 1.329 seg3. Martin, Ducati, + 1.9334. M. Márquez, Ducati, + 3.4295. Bastianini, Ducati, + 5.1536. A. Márquez, Ducati, + 6.7917. Di Giannantonio, Ducati, +9.1618. A. Espargaró, Aprilia, +11.2429. Acosta, KTM, +11.59510. Vinales, Aprilia, +13.19711. Quartararo, Yamaha, +17.70112. Zarco, Honda, +18.07513. Mir, Honda, + 18.43714. Bezzecchi, Ducati, + 19.19415. Oliveira, Aprilia, + 20.717 16. Rins, Yamaha, + 24.09317. A. Fernández, KTM, + 24.10618. Morbidelli, Ducati, + 24.64119. Nakagami, Honda, +25.55620. Marini, Honda, +42.42221. Miller, KTM, +42.761

Campeonato (após 2 corridas)

1. Bagnaia, 31 pontos. 2. Binder, 29. 3. Martin, 28. 4. Marc Márquez, 18. 5. Bastianini, 15. 6. Espargaró, 15. 7. Alex Márquez, 13. 8. Di Giannantonio, 9. 9. Acosta, 9 10. Vinales, 7. 11. Quartararo, 5. 12. Zarco, 4. 13. Mir, 3. 14. Bezzecchi, 2. 15. Oliveira, 1.

Motosport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, PORTUGAL, TL1: MARC MÁRQUEZ COM O MELHOR TEMPO, OLIVEIRA OITAVO​


marc-marquez.jpeg

Marc Márquez (Gresini) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de Portugal de MotoGP. O espanhol fez a sua melhor volta em 1:40.484 minutos, batendo Maverick Viñales (Aprilia) por 165 milésimos, com Brad Binder (KTM) em terceiro, a 205 milésimos.

Numa sessão com condições de pista longe das ideais (as poeiras trazidas pelo vento vindo do Norte de África fazem com que as voltas sejam mais lentas do que o habitual), foi o espanhol da Gresini a começar com o pé direito, numa sessão totalmente livre, em que os tempos não contam para apurar quem segue de forma direta para a Q2.


Atrás dos três primeiros, Jack Miller colocou a segunda KTM no quarto lugar, à frente das duas Pramac, com Franco Morbidelli por diante de Jorge Martín. Álex Rins foi a melhor Yamaha, terminando na sétima posição, à frente do homem da casa, Miguel Oliveira. Álex Márquez e Joan Mir fecharam o top-10.


Oliveira teve uma sessão positiva, com estas condições de pouca aderência a poderem favorecê-lo, para além de correr em Portimão, pista onde se tem sentido confortável ao longo dos anos. O luso esteve praticamente sempre no top-10, fazendo a sua melhor volta em 1:41.107 minutos, terminando a 623 milésimos de Márquez. O Falcão efetuou um total de 18 voltas ao longo da sessão, sendo mais rápido na 14.ª dessas 18 voltas.

Resultado do TL1 de MotoGP:

  1. Marc Márquez 1:40.484 minutos
  2. Maverick Viñales + 0.165
  3. Brad Binder + 0.205
  4. Jack Miller + 0.356
  5. Franco Morbidelli + 0.377
  6. Jorge Martín + 0.422
  7. Álex Rins + 0.450
  8. Miguel Oliveira + 0.623
  9. Álex Márquez + 0.635
  10. Joan Mir + 0.706
  11. Fabio Quartararo + 0.758
  12. Fabio Di Giannantonio + 0.793
  13. Francesco Bagnaia + 0.805
  14. Augusto Fernández + 1.047
  15. Pedro Acosta + 1.122
  16. Johann Zarco + 1.188
  17. Raúl Fernández + 1.203
  18. Marco Bezzecchi + 1.231
  19. Enea Bastianini + 1.244
  20. Aleix Espargaró + 1.300
  21. Luca Marini + 1.493
  22. Takaaki Nakagami + 1.598
MotoSport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, TREINO, PORTUGAL: BASTIANINI FECHA TREINOS NO COMANDO, OLIVEIRA 17º​


enea-6-uc610915-mid-1.jpg

Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) foi o piloto mais rápido da penúltima sessão de treinos do Grande Prémio de Portugal de MotoGP. O italiano fez a sua melhor volta em 1:47.202 minutos, batendo Jack Miller (Red Bull KTM) por 118 milésimos, com Marc Márquez (Gresini Racing) em terceiro a 153 milésimos. Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) que terminou a sessão nos 17º lugar, tem de ir à Q1 porque não entrou nos lugares de apuramento direto para a segunda qualificação.

As condições de pista eram melhores esta tarde no circuito de Portimão, com mais borracha na pista e menos suja; faziam 21 graus no ar e 27 no asfalto. Foi por isso que em poucos minutos os tempos da manhã melhoraram, rodando a maior parte dos pilotos com pneus médios ou mesmo com os dianteiros duros, marcando o ritmo e tentando simular o que se espera para o Sprint e para a corrida de domingo. Enea Bastianini conseguiu o melhor tempo no último Treino de MotoGP em Portugal , que decide os dez que vão diretamente à luta pela pole. Marc Márquez rodou forte, apesar de uma queda no final e Pecco Bagnaia sofreu.


A segunda sessão da classe rainha na montanha-russa em Portugal foi dura. O piloto de fábrica da Ducati, Bastianini, foi o mais rápido, à frente de Miller e Márquez. Vários pilotos caíram na luta pelo top 10. Logo no início da sessão de uma hora, Brad Binder assumia imediatamente a liderança, enquanto “Thriller Miller” caiu sobre a roda dianteira. O australiano permaneceu ileso.

Após os primeiros 15 minutos, Binder ainda lidera à frente de Jorge Martin e Fabio Quartararo e Pedro Acosta fechava o top 5. Pouco menos de um segundo atrás de Binder, o campeão mundial Bagnaia estava inicialmente apenas em P16, avançando o nº 1 para o top 10 à meia hora da sessão. Entretanto, Marc Márquez passava a liderar, enquanto Acosta subia para terceiro. Uma volta depois, Jorge Martin lidera e o companheiro de equipa Morbidelli também se junta à frente em P6. Vale a pena mencionar as diferenças, porque todos os 22 pilotos de MotoGP, do primeiro ao último havia apenas 1,46 segundos a separá-los. Também surpreendente, Taka Nagagami estava num sólido nono lugar, muito à frente dos pilotos da Repsol Honda, Joan Mir e Luca Marini. A 20 minutos do final, o japonês estava em segundo lugar, atrás do então líder Maverick Vinalés, mas a liderança da Aprilia não duraria muito. Marc Márquez voltava a assumir a posição de líder.

Na tradição do MotoGP, os últimos 10 minutos foram turbulentos e extremamente emocionantes. Enquanto Enea Bastianini evoca uma volta de sonho nas pistas, Alex Márquez e Aleix Espargaró iam à gravilha. Nos últimos cinco minutos Marc Márquez também ia ao tapete no chão. Jack Miller subia então a segundo, Bezecchi chegaca a sexto e Alex Rins tirava Pedro Acosta dos dez primeiros no último segundo. As Yamaha de Fabio Quartararo e Alex Rins fechavam as últimas posições do top 10, conseguindo assim o aceso à Q2.


O MotoGP volta amanhã à ação em Portimão para uma curta sessão de 30 minutos (TL2) a partir das 10h10, hora portuguesa, imediatamente antes das sessões de qualificação (Q1 e Q2).

Resultados dos Treinos de MotoGP, Portimão

1. Enea Bastianini (I) Ducati 1:38,057 minutos
2. Jack Miller (AUS) KTM +0,118 s
3. Marc Márquez (E) Gresini Ducati +0,153 s
4. Jorge Martín (E) Pramac Ducati +0,231 s
5. Brad Binder (ZA) KTM +0,330 s
6. Marco Bezzecchi (I) VR46 Ducati +0,352 s
7. Maverick Viñales (E) Aprilia +0,483 s
8. Francesco Bagnaia (I) Ducati +0,495 s
9. Fabio Quartararo (F) Yamaha +0,503 s
10. Alex Rins (E) Yamaha +0,542 s
(…)
17º Miguel Oliveira (P) Aprilia + 0,991 segundos

MotoSport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, PORTUGAL, Q1: ÁLEX MÁRQUEZ E ACOSTA NA Q2, OLIVEIRA PARTE DO 15.º LUGAR​


alex-marquez-3.jpg

Álex Márquez (Gresini) e Pedro Acosta (GASGAS) foram os dois pilotos mais rápidos da primeira sessão de qualificação do Grande Prémio de Portugal de MotoGP. O piloto da Gresini foi o mais rápido dos dois, rodando em 1:38.060 minutos, batendo Acosta por apenas cinco milésimos.

A passagem de ambos os espanhóis faz com que a Aprilia só consiga entrar na Q2 com Maverick Viñales, com Aleix Espargaró, Miguel Oliveira e Raúl Fernández a falharem todos a entrada na fase decisiva. Espargaró foi o que ficou mais perto, mas ainda a mais de dois décimos de Acosta, com Fabio Di Giannantonio a partir à frente dos dois pilotos da Trackhouse.


Oliveira bateu o seu colega de equipa, fazendo a sua melhor volta em 1:38.385 minutos, terminando a 325 milésimos de Márquez. Infelizmente para o luso, vai apenas partir do 15.º lugar para a sua corrida caseira, depois de ter sido 14.º na qualificação da semana passada, no Qatar.

Franco Morbidelli vai partir atrás de Raúl Fernández e à frente de Augusto Fernández, com as quatro Honda a fecharem o pelotão. Johann Zarco vai sair do 19.º lugar, com Joan Mir em 20.º, Takaaki Nakagami em 21.º e Luca Marini em último.

Resultado da Q1 de MotoGP:

  1. Álex Márquez – 1:38.060 minutos
  2. Pedro Acosta + 0.005
  3. Aleix Espargaró + 0.219
  4. Fabio Di Giannantonio + 0.249
  5. Miguel Oliveira + 0.325
  6. Raúl Fernández + 0.388
  7. Franco Morbidelli + 0.394
  8. Augusto Fernández + 0.874
  9. Johann Zarco + 0.944
  10. Joan Mir + 0.965
  11. Takaaki Nakagami + 0.998
  12. Luca Marini + 1.391
MotoSport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, PORTUGAL, Q2: PRIMEIRA POLE DE ENEA BASTIANINI EM 2024​


enea-14-uc614778-low.jpg

Enea Bastianini conquistou a sua primeira pole-position como piloto de fábrica da Ducati no MotoGP de Portimão de 2024 e será acompanhado na primeira linha por Maverick Vinales da Aprilia e Jorge Martin da Pramac.


Sem surpresa, a primeira sessão de qualificação de 15 minutos foi difícil. No final, o piloto da Ducati Alex Márquez e o piloto da GASGAS Pedro Acosta passam à segunda sessão decisiva. De fora ficavam Aleix Espargaró, Fabio Di Giannantonio e os dois pilotos da Trackhouse Racing, o português Miguel Oliveira e o espanhol Raúl Fernández.
No início da Q2, Jorge Martin perdeu uma volta rápida depois de ultrapassar os limites da pista na saída da curva final em sua primeira volta. O vice-campeão fez as pazes durante sua segunda corrida, mas não conseguiu conter o líder de sexta-feira, Bastianini.

O atual campeão Francesco Bagnaia largará no topo da segunda linha, em quarto, com Jack Miller, o melhor da KTM, em quinto, e Marco Bezzecchi, o único piloto a usar o pneu dianteiro duro no seu caminho para um sexto lugar com a VR46 Ducati.


Marc Márquez, que se classificou para a pole em 2023 – rápido durante todo o fim de semana e perseguindo sua primeira linha da frente para Gresini – não ganhou para o susto no início da qualificação quando perdeu a frente na volta de saída ao entrar na curva final ultrarrápida a pouco menos de 200km/ h. O oito vezes campeão mundial levantou-se ileso, mas a sua moto número um e um jogo de pneus novos ficaram fora de ação. Márquez regressou para o time-attack final para salvar o oitavo lugar, logo atrás do estreante Pedro Acosta.
Márquez não foi o único piloto a ir ao solo, com Brad Binder a caindo da sua Red Bull KTM, a uma velocidade muito mais lenta. Binder ficou em décimo.

Resultado da Qualificação de MotoGP (Q1 e Q2)


1 Enea Bastianini ITA Ducati Lenovo (GP24) – 1:48.176 minutos
2 Maverick Viñales SPA Aprilia Factory (RS-GP24)
3 Jorge Martin SPA Pramac Ducati (GP24)
4 Francesco Bagnaia ITA Ducati Lenovo (GP24)
5 Jack Miller AUS Red Bull KTM (RC16)
6 Marco Bezzecchi ITA VR46 Ducati (GP23)
7 Pedro Acosta SPA Red Bull GASGAS Tech3 (RC16)
8 Marc Marquez SPA Gresini Ducati (GP23)
9 Fabio Quartararo FRA Monster Yamaha (YZR-M1)
10 Brad Binder RSA Red Bull KTM (RC16)
11 Alex Rins SPA Monster Yamaha (YZR-M1)
12 Alex Marquez SPA Gresini Ducati (GP23)
13 Aleix Espargaro SPA Aprilia Factory (RS-GP24)
14 Fabio Di Giannantonio ITA VR46 Ducati (GP23)
15 Miguel Oliveira POR Trackhouse Aprilia (RS-GP24)
16 Raul Fernandez SPA Trackhouse Aprilia (RS-GP23)
17 Franco Morbidelli ITA Pramac Ducati (GP24)
18 Augusto Fernandez SPA Red Bull GASGAS Tech3 (RC16)
19 Johann Zarco FRA LCR Honda (RC213V)
20 Joan Mir SPA Repsol Honda (RC213V)
21 Takaaki Nakagami JPN LCR Honda (RC213V)
22 Luca Marini ITA Repsol Honda (RC213V)

MotoSport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, PORTUGAL, CORRIDA: VITÓRIA SEM ESPINHAS DE JORGE MARTIN, OLIVEIRA 9º​


si202403240378-scaled.jpg

Jorge Martin foi o vencedor da corrida do Grande Prémio de Portugal de MotoGP. O espanhol da Pramac Ducati cruzou a linha de chegada com 882 milésimos de vantagem sobre Enea Bastianini (Lenovo Ducati) e 5.362 segundos de diferença para o terceiro classificado, Pedro Acosta. Bagnaia e Márquez colidem.​

Brad Binder e Jack Miller, ambos nas KTM de fábrica e Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) completaram por esta ordem o top 6, com o português Miguel Oliveira a terminar no nono lugar.

Jorge Martin venceu o MotoGP de Portimão, enquanto Francesco Bagnaia e Marc Márquez colidiram no final. Enea Bastianini termina num tranquilo segundo lugar, num grande dia para Pedro Acosta que subiu ao último degrau do pódio. Um arranque brilhante de Jorge Martin viu-o tirar a liderança de Enea Bastianini na entrada da curva um. Francesco Bagnaia foi o terceiro antes de perder a posição para o vencedor do sprint Maverick Vinales, e antes do ataque de Marc Márquez. Houve depois um ligeiro contacto entre Bagnaia e Márquez na saída da curva 5, com Bagnaia a conseguir segurar o piloto da Gresini. Houve também uma queda na primeira volta de Franco Morbidelli, enquanto uma segunda Ducati, Alex Marquez, caiu na segunda volta, na curva 5. Na frente, Martin continuava a liderar embora Vinales se aproximasse, enquanto os três KTM de Jack Miller, Brad Binder e Pedro Acosta lutavam pelo sexto, sétimo e oitavo. Miller então perdeu posições para ambos os pilotos na quinta volta, depois de perder um lugar na curva um, quando Binder mergulhou por dentro. Depois de ver Bastianini fazer a volta mais rápida da corrida, Vinales respondeu fazendo o mesmo e reduzindo a vantagem de Martin para três décimos. Na batalha pelo sexto lugar, Acosta conseguiu uma ultrapassagem brilhante sobre Binder antes de estabelecer a volta mais rápida da corrida. O sensacional estreante apanhou e ultrapassou Márquez imediatamente na 8ª volta, enquanto recuperava Bagnaia para o P4. Depois de várias voltas atrás de Bagnaia, Acosta finalmente conseguiu uma manobra na curva 1, mas quase perdeu a frente, o que permitiu ao piloto da Ducati voltar a passar. Depois, um erro na volta 16 fez com que Acosta perdesse tempo para Bagnaia, enquanto Martin fazia a volta mais rápida da corrida. A apenas cinco voltas do final, Acosta finalmente fez a sua jogada em Bagnaia depois de saltar para dentro na curva 3. Isso deu a Márquez uma sensação de quinto lugar, já que o ex-piloto da Honda quase colidiu com o piloto de fábrica da Ducati na curva 13. Márquez pressionou antes de tentar a posição na curva cinco, mas depois de correr um pouco ao lado, Márquez foi atingido por Bagnaia quando os dois pilotos caíram. Márquez voltou à sua moto, mas só conseguiu terminar em 16º, enquanto Bagnaia regressou às boxes e abandonou. Mais drama se seguiu na última volta, quando Vinales caiu da terceira posição depois de parecer ter pensado que a corrida tinha terminado, a uma volta do final. Onde é que já vimos isto? Viñales correu ao lado antes de despistar a sua Aprilia, o que deu a Acosta o pódio. Miguel Oliveira andou de forma consistente no top 10, oscilando várias posições para terminar num nono lugar que encantou os seus fãs presentes no Autódromo Internacional do Algarve.

O MotoGP volta à ação de 12 a 14 de abril no Circuito das Américas de Austin para o terceiro Grande Prémio da temporada de 2024.

Resultado corrida de MotoGP, Portimão: 1. Martin, Ducati, 25 voltas em 41m18s1382. Bastianini, Ducati, + 0,882 seg 3. Acosta, KTM, + 5,3624. Binder, KTM, +11.129 5. Miller, KTM, +16.437 6. Bezzecchi, Ducati, +19.403 7. Quartararo, Yamaha, +20.130 8. Espargaró, Aprilia, +21.549 9. Oliveira, Aprilia, +23.929 10. Di Giannantonio, Ducati, +28.195 11. Fernández, KTM, + 28.244 12. Mir, Honda, +29.287 13. Rins, Yamaha, + 31.334 14. Nakagami, Honda, + 34.932 15. Zarco, Honda, + 38.267 16. M Márquez, Ducati, + 40.174 17. Marini, Honda, + 40.775 18. Morbidelli, Ducati, + 52.362


Classificação do Campeonato Mundial após 4 de 42 corridas:1. Martin, 60 pontos. 2. Binder, 42. 3. Bastianini, 39. 4. Bagnaia, 37. 5. Acosta, 28. 6. Marc Márquez, 27. 7. Aleix Espargaró, 25. 8. Vinales, 19. 9. Miller, 16. 10. Di Giannantonio, 15. 11. Quartararo, 15. 12. Alex Márquez, 13. 13. Bezzecchi, 12. 14. Oliveira, 8. 15. Mir, 7. 16. Fernández, 5. 17. Zarco, 5. 18. Rins, 3. 19. Nakagami, 2.

Campeonato Mundial de Construtores:1. Ducati, 71 pontos. 2. KTM, 50. 3. Aprilia, 35. 4. Yamaha, 15. Honda, 8.

MotoSport
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362

MOTOGP, EUA, CORRIDA: DOBRADINHA DE VIÑALES NO GP DAS AMÉRICAS​


2024-cota-gara5-1-scaled.jpg

Maverick Vinales (Aprilia) completou hoje uma sensacional dobradinha de MotoGP no Circuito das Américas depois de vencer o Grande Prémio dos Estados Unidos na frente de Pedro Acosta (GASGAS Tech3) e de Enea Bastianini (Lenovo Ducati).

Procurando tornar-se no primeiro piloto de MotoGP a vencer um Grande Prémio com três marcas diferentes, o ‘polesitter’ Maverick Vinales saiu da pole, mas foi empurrado para fora do circuito por Francesco Bagnaia, o que resultou na queda do vencedor do sprint para 11º. Pedro Acosta assumiu a liderança à frente de Jorge Martin e Jack Miller, que fizeram uma primeira volta impressionante depois de largarem em 11º.
Houve contacto na segunda volta entre Marc Márquez e Miller, o que permitiu a Bagnaia conquistar o terceiro lugar. Martin começou a sua busca pela liderança na mesma volta, mas a cada movimento de Martin, Acosta estava à altura. Depois de ver Martin assumir a liderança, Márquez ficou em quarto lugar e agarrou-se aos calcanhares do piloto da Pramac, ultrapassando Bagnaia e Acosta em rápida sucessão.
Mais atrás, a recuperação de Vinales continuou quando o espanhol da Aprilia ultrapassou Alex Márquez pela sétima volta [quarta volta de 20]. Houve outro contato para Márquez na 5ª volta, quando ele voltou de um longo caminho para tentar tirar a liderança de Martin na última curva. Mas o oito vezes campeão mundial falhou nas suas tentativas ao acertar a traseira de Martin.


A 7ª volta viu corridas ainda mais difíceis, com Acosta a fazer uma ultrapassagem impressionante sobre Bagnaia na curva 1. O campeão mundial baixou então para quarto, enquanto Marc Márquez rapidamente avançava para o P3. A 8ª volta foi terrível para três pilotos, com Johann Zarco a abandonar, enquanto Takaaki Nakagami e Franco Morbidelli caíram.
Depois de perder seis décimos para Acosta e Márquez na 9ª volta, Martin foi ultrapassado por Acosta e Márquez, antes deste último assumir a liderança do primeiro pela primeira vez. Mas o tempo de Márquez na frente durou pouco, pois caiu momentos depois na curva 11. Como resultado, Acosta recuperou a liderança, mas o ataque por trás veio quando Vinales ultrapassou Martin para o segundo lugar.
Completando a sua impressionante recuperação, Vinales assumiu a liderança da corrida pela primeira vez na curva 11 na 13ª volta. Depois de perder tempo nas voltas consecutivas contra Acosta, Vinales respondeu na penúltima volta ao ser mais rápido que o estreante em mais de meio segundo. A vitória estava no bolso do piloto da Aprilia que completou as 20 voltas da corrida em 41:09.503 segundos, deixando atrás de si Pedro Acosta a 1.728 segundos e Enea Bastianini a 2.702 segundos.


O português Miguel Oliveira terminou a corrida em P11, a um passo do seu objetivo, o Top 10, que foi contudo alcançado pelo seu companheiro de equipa Raúl Fernandez – com uma Aprilia RS-GP do ano passado. Miguel continua a ter de trabalhar mais para concretizar os seus objetivos. Determinação não lhe falta, mas talvez isso não baste!
No campeonato e após três fins-de-semana, Jorge Martin (Pramac Ducati) continua na posição de líder, agora com um total de 80 pontos, com Enea Bastianini (Lenovo Ducati) em segundo a 21 pontos e Maverick Viñales (Aprilia) no terceiro lugar a 26 pontos do líder. Pedro Acosta e Francesco Bagnaia fecham o Top 5. Miguel Oliveira ocupa o 14º lugar.

A próxima ronda do MotoGP está agendada para o fim de semana de 26 a 28 de abril, o GP de Espanha, no circuito de Jerez-Angel Nieto.

vinales-3-1024x614.jpg

Classificação final do GP dos Estados Unidos, Austin​

1. Maverick Viñales (E) Aprilia 41:09,503 minutos
2. Pedro Acosta (E) GASGAS +1,728 seg.
3. Enea Bastianini (I) Ducati +2,703
4. Jorge Martín (E) Pramac Ducati +4,690
5. Francesco Bagnaia (I) Ducati +7,392
6. Fabio Di Giannantonio (I) VR46 Ducati +9,980
7. Aleix Espargaró (E) Aprilia +12,208
8. Marco Bezzecchi (I) VR46 Ducati +13,343
9. Brad Binder (ZA) KTM +14,931
10. Raúl Fernández (E) Trackhouse Aprilia +16,656
11. Miguel Oliveira (P) Trackhouse Aprilia +18,542
12. Fabio Quartararo (F) Yamaha +22,899
13. Jack Miller (AUS) KTM +24,011
14. Augusto Fernandez (E) GASGAS +27,652
15. Alex Márquez (E) Gresini Ducati +32,855
16. Luca Marini (I) Repsol Honda +33,528
– Marc Márquez (ESP) Gresini Ducati
– Alex Rins (E) Yamaha
– Joan Mir (E) Repsol Honda
– Franco Morbidelli (I) Pramac Ducati
– Takaaki Nakagami (J) LCR Honda
– Johann Zarco (F) LCR Honda​

Campeonato de MotoGP (após 3 provas)​

1. Jorge Martín 80 pontos
2. E. Bastianini 59
3. M. Viñales 56
4. P. Acosta 54
5. F. Bagnaia 50
6. B. Binder 49
7. A. Espargaro 39
8. M. Márquez 36
9. Fabio Di Giannantonio 25
10. J. Miller 22
11. M. Bezzecchi 20
12. F. Quartararo 19
13. A. Márquez 14
14. M. Oliveira 13
15. R. Fernández 7
16. A. Fernández 7
17. J. Mir 7
18. J. Zarco 5
19. A. Rins 3
20. T. Nakagami 2
21. F. Morbidelli 0
22. L. Marini 0​

Mundial de Construtores​

1. Ducati 96 pontos
2. KTM 76
3. Aprilia 72
4. Yamaha 19
5. Honda 8

MotoSport​
 
Topo