- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,553
- Gostos Recebidos
- 1,114

Uma equipa de investigadores da Universidade de Munique, na Alemanha, descobriu que existe uma ligação entre a perturbação do sono conhecida por apneia do sono obstrutiva e ressonar.
A apneia provoca um risco acrescido de ocorrência de disfunções ventriculares no coração – e preocupantemente estima-se que a condição permaneça ainda vastamente sub-diagnosticada.
Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram os dados de 4,877 pacientes que tinham sido submetidos a uma ressonância cardíaca.
Desses pacientes, 118 tinham apneia, 1,886 reportaram que ressonavam, 2,477 não tinham nem apneia ou ressonavam, e 396 foram descartados da experiência.
O médico e investigador Adrian Curta, que liderou o estudo, explicou: “A nossa análise mostrou que os indivíduos de ambos os sexos que se enquadravam no grupo da apneia e dos que ressonavam revelaram ter um aumento na massa ventricular esquerda, o que significa que as principais paredes do coração que bombeiam o sangue dilatam, fazendo com que o coração tenha de trabalhar mais arduamente”.
Os dados apurados mostraram ainda que esse efeito detrimental ocorria mais comummente nas mulheres do que nos homens.
IN:NM