Portal Chamar Táxi

Museu do Prado inaugura hoje «Goya e os Anos da Guerra»

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Museu do Prado inaugura hoje «Goya e os Anos da Guerra»

A exposição «Goya e os Anos da Guerra» estará patente a partir desta terça-feira no Museu do Prado, que procedeu, nos últimos meses, ao restauro inédito de duas obras do pintor, com o objectivo de serem apresentadas nesta mostra.
Dois célebres quadros de Francisco de Goya sobre a revolta madrilena contra as tropas de Napoleão, danificados durante a guerra civil espanhola (1936-39), «2 de Maio de 1808» e «3 de Maio de 1808», foram alvo de um restauro, depois de terem estado expostos com as «feridas de guerra».

«A decisão de os restaurar foi tomada em 2000, durante um encontro internacional de especialistas em Goya», declarou a responsável pela conservação dos quadros do pintor, Manuela Mena, acrescentando que as obras ficaram danificadas quando foram transferidas de Madrid para Valência, uma mudança decidida pelo governo republicano, para os proteger dos bombardeamentos na capital espanhola.

O camião que os transportava acabou por ser atingido pela derrocada de parte de um edifício e o quadro «2 de Maio» foi o que sofreu mais estragos.

Ao longo da sua história, as duas obras já tinham sido restauradas, mas agora, pela primeira vez, foram reitegrados na pintura os fragmentos das figuras que tinham desaparecido, sublinhou a mesma responsável, sublinhando que os quadros, restaurados, estarão expostos na iniciativa que hoje e ficará patente no Museu do Prado até ao próximo dia 13 de Julho.

Diário Digital
 
Topo