Portal Chamar Táxi

Museus em festa no fim-de-semana

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Efeméride: Dia Internacional celebra-se amanhã

Museus em festa no fim-de-semana

imagedownload.aspx

A gratuidade é um dos aliciantes que a maior parte dos museus proporciona ao público nestes dia


A festa começa já hoje, véspera do Dia Internacional dos Museus, com o arranque de inúmeras iniciativas de norte a sul do País.


Este ano, há mais razões para comemorar, já que, segundo dados do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), o número de visitas aos museus não pára de aumentar. As comemorações do Dia Internacional dos Museus envolvem visitas guiadas, sessões de teatro, concertos, exposições, cinema e outras iniciativas inéditas.

Organizada no âmbito europeu, a Noite dos Museus, que hoje se assinala, pretende atrair muito público aos diversos espaços museológicos. A maior parte da oferta de hoje e amanhã é gratuita. O aumento de frequência dos 27 museus nacionais e cinco palácios tutelados pelo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) é explicado pelo respectivo director, Manuel Bairrão Oleiro, pelos 'hábitos de maior fruição cultural' da parte dos visitantes e pela 'maior visibilidade dos museus nos meios de Comunicação Social.'

O vasto programa de iniciativas da Noite dos Museus engloba tanto a mostra de arte tradicional, designadamente no Museu de Arte Antiga, como a de vanguarda, disponível no Museu de Arte Contemporânea, ambas em Lisboa.

Amanhã, entre a diversificada oferta sobressai, pelo exotismo e originalidade, o ‘Passeio Mistério’ proposto pelo Aqueduto das Águas Livres (10h00).

Também amanhã as crianças e jovens disporão de uma grande variedade de interessantes programas em diversos locais, com destaque para ‘Educação Intercultural’ (15h00-17h00) e ‘Máscaras da Ásia’ (17h00), disponibilizados pelo novo Museu do Oriente em Lisboa.

SAIBA MAIS

09h00

Hora de início da carreira de autocarros da Carris ‘Rota dos Museus’, que hoje liga a Praça de Saldanha ao Palácio da Ajuda, em Lisboa. Termo: 24h00. Amanhã: 10h00-18h00.

8%

Aumento do número de visitantes nos museus no primeiro trimestre de 2008 em relação a período homólogo do ano passado.

ROTEIRO

LISBOA

No Palácio Nacional da Ajuda, ‘En Garde’ recria uma aula de esgrima no século XIX (hoje, 20h30).

OEIRAS

Ateliê de dança ‘Azáfama Fabril’, Museu da Pólvora (hoje, 15h30).

PORTO

Minicurso de prova de vinhos ‘Saber Provar’ no Museu do Vinho do Porto (hoje, 18h00).

LISBOA

Museu de Arte Antiga mostra ‘Deposição de Cristo no Túmulo’, de Tiepolo (hoje e amanhã).

FARO

Peça de teatro ‘Multiculturalidade’ no Museu Municipal (amanhã, 16h00).

COIMBRA

‘A Diversidade da Vida – 300 Anos de Lineu’ em exposição no Museu da Ciência da Universidade (amanhã, 10h00-18h00).

SANTARÉM

Visita guiada à exposição ‘Coisas de Mulher’ na Casa-Museu Braamcamp Freire (amanhã, 21h00).

MAFRA

‘Conversas, Suspiros e Ais de Damas e Outras que Tais... na Corte de D. João VI’ no Palácio Nacional (amanhã, 14h00).

José Luís Feronha
Correio da Manhã
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Dia dos Museus: Porcelanas são os produtos mais procurados nas lojas dos museus nacionais


Lisboa, 17 Mai (Lusa) - Reproduções das peças de porcelana representadas nas colecções dos museus nacionais tutelados pelo Instituto dos Museus e Conservação (IMC) são os artigos mais procurados nas lojas destas entidades, que celebram domingo o seu Dia Internacional.


Os produtos exclusivos disponíveis nas lojas dos 27 museus nacionais incluem ainda azulejos, peças de ouro como brincos e colares, têxteis, jogos juvenis, artigos de papelaria como lápis, blocos, ímanes, canecas, e ainda artigos para bebés e crianças com motivos inspirados nas colecções de arte.

De acordo com o director do IMC, Manuel Bairrão Oleiro, a loja instalada no Palácio Foz, nos Restauradores, em Lisboa, é a que regista mais receitas de vendas, e também é a de maior dimensão, sendo que nos outros museus nacionais dispersos pelo país o tamanho dos espaços de venda é muito diferenciado por depender da área disponível nos edifícios.

A loja do Palácio Foz tem a particularidade de centralizar todos os produtos disponíveis nos museus e permite também encomendar online e comprar os artigos quando estiverem disponíveis.

Este ano "todos os museus têm estado a apresentar propostas para colocar à venda produtos próprios, que estão actualmente a ser analisadas", indicou o director do Instituto, acrescentando que as receitas das lojas revertem para o IMC, porque é este organismo que suporta as despesas com estes espaços.

As lojas dos museus nacionais "são um prolongamento da actividade cultural", por um lado, mas também têm um peso significativo na receita destas entidades, que no ano passado representou entre 30 e 40 por cento do global, referiu.

Em 2007, a receita gerada pelas vendas nas lojas dos museus nacionais ascendeu a 1,1 milhões de euros, o que representa um acréscimo relativamente a 2006, que registou 990 mil euros.

Além das peças de porcelana, muito procuradas sobretudo no Museu Nacional de Arte Antiga e no Museu Soares dos Reis, no Museu do Azulejo são sobretudo procuradas as réplicas de azulejos antigos, no Museu de Arqueologia são as peças de ourivesaria, e no Museu Nacional dos Coches - o mais visitado do país - são os pequenos produtos - lápis, blocos, ímanes - "o que corresponde ao perfil da maioria dos visitantes, turistas, para não transportarem grandes volumes em viagem".

As lojas dos museus nacionais também têm à venda as publicações do IMC, nomeadamente roteiros dos museus e algumas publicações especialmente dedicadas ao público juvenil e infantil.


AG.

Lusa/Fim
 
Topo