Na vida de um prematuro-Mamã Nasci Mais Cedo e Agora...

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
Mamã Nasci Mais Cedo e Agora...

…Vou ficar no serviço de Neonatologia, onde se prestam cuidados a recém-nascidos prematuros ou que nascem com alguns problemas de adaptação à nova vida (extra-uterina) e que por isso continuam a precisar de cuidados especiais.

As primeiras visitas que me fizerem, podem deixar-vos muito assustados, ansiosos e impressionados com o meu tamanho, com a quantidade de fios à minha volta, com os alarmes que ouvem, com o tamanho e a quantidade de aparelhos que me rodeiam mas eu também me sinto um bocadinho assim, assustado e irritado!

Quando me encontrarem estarei numa “caixinha transparente” – na incubadora fechada – ou então, na incubadora aberta. Parece que têm ambas a mesma função, tanto numa como na outra sou aquecido de maneira a estar sempre quentinho e confortável. No entanto, a incubadora aberta tem a vantagem de facilitar a realização de alguns procedimentos mais complicados e a incubadora fechada tem a vantagem de se poder controlar o nível de oxigénio no interior (para os bebés que apesar de respirarem “por eles” ainda ficam ligeiramente cansados).

Assim que me virem neste mundo novo, uma das muitas questões será: “Quanto tempo terá de ficar internado?” Apesar de eu ser um bebé igual aos outros há características muito próprias que me diferenciam dos outros meninos e por isso não há um tempo definido, mas provavelmente será por algumas longas semanas…Semanas essas de muita emoção, em que o tempo é avaliado em gramas, em dias de ventilação e em quantidade de leite que já consigo comer!

Que tubinhos são estes que tenho no nariz e na boca? Por ser tão pequenino e por não ter força para respirar nem para mamar, estes tubos vão ajudar-me durante estes primeiros tempos. O tubo mais largo (sonda traqueal) permite a entrada e saída de ar entre o ventilador e os pulmões. O tubo mais fininho (sonda gástrica) vai até ao meu estômago, sendo através dele que poderei ser alimentado várias vezes durante o dia. Mesmo assim para compensar alguma falta de nutrientes e de líquidos, vou ter de ficar com um soro que corre por um fio que entra no meu umbigo (como se ainda estivesse ligado à mamã, a receber tudo aquilo que ela comia e que era importante para o meu crescimento).

Mamã e papá agora que já passaram uns dias e já nos estamos a começar a habituar a esta nova vida e a este lugar… sabem qual é a parte do dia que eu mais gosto? É aquela parte em que eu sei que estão por perto, que me vêem a dormir, que sinto o cheiro da mamã e a mão gigante do papá a cobrir-me… fico muito mais calmo e descontraído, a sonhar com o dia em que irei ao vosso colo pela primeira vez!
 
Topo