• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

NATO aberta à adesão da Ucrânia

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3


ng3538255.JPG
Secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen


A NATO manterá a porta aberta para a Ucrânia, caso o país pretenda aderir à Aliança, afirmou hoje o secretário-geral da organização, Anders Fogh Rasmussen, depois de Kiev ter anunciado querer relançar o processo de adesão.
"O governo submeteu ao parlamento um projeto de lei que visa anular o estatuto exterior ao bloco da Ucrânia e voltar ao processo de adesão à NATO", declarou o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Iatseniuk, durante um conselho de ministros.



Em abril de 2008, na cimeira de Bucareste, os dirigentes dos Estados-membros da NATO concordaram que a Ucrânia tinha condições para integrar a Aliança Atlântica. Mas, em 2010, o governo pró-russo do ex-presidente Viktor Ianukovich, renunciou a este objetivo, apesar de manter a cooperação com a organização.
Esta semana, Iatseniuk indicou que a Ucrânia esperava "decisões cruciais" durante a cimeira da NATO, que vai decorrer nas próximas quinta e sexta-feira, em Newport (Reino Unido).
"A Ucrânia precisa de ajuda", sublinhou.
Na reunião de emergência dos embaixadores dos países-membros, em Bruxelas, Rasmussen declarou que "não pretendia interferir nas discussões políticas ucranianas", mas lembrou a decisão que a NATO tomou na cimeira de Bucareste em 2008.



dn
 
Topo