• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Negociar o contrato de trabalho, Minutas, Obras em Casa

M

MMAD

Visitante
Negociar o contrato

Um contrato de trabalho deve ser sempre negociado. Para ajustar o contrato às necessidades do empregador e do trabalhador há que usar diplomacia e uma argumentação forte.

A questão está em perceber quais são os elementos negociáveis, pois nem tudo pode ser discutido e ajustado. Pode discutir a remuneração, as clausulas, mas não pode trabalhar menos ou mais do que as horas estipuladas por lei.


O que não deve fazer:

Negociar logo no primeiro encontro, principalmente se ainda está em processo de recrutamento;

Ser intransigente, exigir muito e não ceder em nada;

Abdicar dos seus direitos;

Assinar sem perceber tudo o que está escrito e as suas consequências;

Ao negociar certifique-se de que o está a fazer com a pessoa certa e de que está em condições de o fazer, tendo em conta o trabalho realizado.

O seu estatuto e remuneração são elementos que deve negociar periodicamente. O valor e o mérito têm de ser reconhecidos dentro da empresa!

Como qualquer negócio, pode conseguir levar a melhor ou não, mas se tiver razão e souber convencer, só não será admitido ou promovido se a empresa enfrentar graves problemas financeiros.

A qualidade do seu trabalho ou o seu currículo devem falar por si. É importante mostrar que sabe quais são os seus direitos e que não está disposto a deixar a empresa prejudicá-lo.

Qualquer alteração no seu contrato deve ser bem estudada e se puder contactar um advogado para pedir conselhos faça-o! Conhecer a legislação do trabalho ou ter alguém que o possa ajudar é fundamental, se for despedido ou quiser rescindir o contrato.

Para poder negociar tem de saber exactamente até onde é que pode ir em termos legais e ter em conta a situação actual da empresa.

Escolher o momento ideal é essencial, o timing pode ditar o sucesso da sua negociação.
Acima de tudo contrabalance todas as variáveis e faça uma proposta razoável, depois pode sempre negociar até conseguir chegar onde quer.
 

Jpcaetano

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Concordo com tudo o que está aqui.

Mas será que todos terão hipóteses de negociar o contrato? De qualquer forma quem assinar um contrato, e a maioria dos contratos assinados são nulos (o empregado passa a efectivo) :Espi06: , deve ter em atenção os pontos descritos.
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Minuta de contrato de empreitada

Aqui fica uma minuta de contrato de empreitada para construção de moradia, que pode ser útil a quem esteja a pensar construir casa.
Não esquecer de rubricar todas as páginas.
JJPereira
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
De nada Administrador, eu é que agradeço ao Forum tudo o que me tem ensinado. Obrigado pelo reconhecimento.
Abraços
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Amigo é tudo muito bonito, mas na maioria dos casos são postas as condições no aviso de abertura do concurso, e quem concorre já sabe antecipadamente das clausulas do contrato mais importantes, tais como:
Sálario, Horário de trabalho e prazo do contrato, porque agora é raro o contrato efectivo.
Mais...na funç. pub. preparam-se para leiloar o emprego isto é ...
Os vencimentos vão ser negociados com a entidade empregadora, no concurso e assim sendo todos teêm medo de abrir muito a boca porque vai a seguir um que a troca do trabalho não se importa de ganhar menos.

:6_15_221: :6_15_221:
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Minuta de contrato de trabalho

Para quem precisar deixo aqui a minuta de um contrato de trabalho:
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Nova Lei dispensa Licença nas Obras em Casa

Nova Lei dispensa Licença nas Obras em CasaAs obras em casa deixam de precisar de licença camarária a partir desta segunda-feira, dia 3, atendendo ao novo Regime Jurídico da Urbanização e Edificação que reduz o controlo administrativo dos licenciamentos.
http://www.portaldocidadao.pt/PORTA...d&post={D0C86FE7-5A28-42E9-8C72-E9379E9975D2}
construo.gif
A nova legislação dispensa de licença, por exemplo, as obras em casa, desde que não alterem a estrutura do edifício, a cércea ou os telhados.

Os trabalhos de preservação de fachadas de prédio ou a construção de piscinas em moradias precisam apenas de uma comunicação à autarquia. Apesar disso, a isenção de controlo estatal é compensada com um alargamento dos poderes de embargo ou demolição das autarquias e um aumento da responsabilidade dos autores dos projectos e dos valores da coimas, que podem chegar até aos 450.000 euros no caso das empresas.

Até agora, as licenças de utilização das casas implicavam uma vistoria da câmara, que passa apenas a ser necessária nos casos em que o técnico da obra não assume um termo de responsabilidade. Nessas situações, as autarquias passam a ter um prazo máximo de 20 dias para a fiscalização. Se o município não enviar os técnicos a tempo o projecto fica automaticamente aprovado.


Data: 03-03-2008
Fonte: Portal do Cidadão
 

Kanguru

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 24, 2007
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Muito Obrigado, este contrato vai dar muito jeito!:36_2_51:
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
UE prolonga semana de trabalho até 65 horas

UE prolonga semana de trabalho até 65 horas

Os ministros do Trabalho da União Europeia aprovaram ontem a Directiva do Tempo de Trabalho, a qual estipula a possibilidade de ser prolongar a semana de trabalho das actuais 48 horas até às 65 horas, se assim o entenderem o funcionário e a empresa.
http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={5EC04609-5DF2-48D6-8573-35349B150D67}
working.jpg
Na mesma ocasião, os membros da União Europeia debateram outra proposta, designada Directiva dos Trabalhadores Temporários, acordando que este tipo de trabalhadores deve ter o mesmo tratamento concedido a funcionários permanentes com um cargo equivalente na mesma empresa a nível de horário de trabalho, período de repouso, folgas e salários.

«Este é um grande passo em frente para os trabalhadores europeus e reforça o diálogo social. Mostra, mais uma vez, que a flexisegurança pode ser posta em prática», frisou, em comunicado de imprensa, o comissário europeu para o Emprego, Vladimir Spidla.

Ambas as directivas ainda têm de ser votadas no Parlamento Europeu.
Data: 11-06-2008
Fonte: Portal do CIdadão com Portal da União Europeia
 

luis_martins1

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
560
Gostos Recebidos
0
Daqui a pouco as pessoas só vão trabalhar, trabalhar, trabalhar... e os patrões só a ganhar, ganhar, ganhar...
Enfim... mais uma má noticia da União Europeia que cada vez mais me deixa desiludido!!
 

Alexandra.s

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 19, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Ajuda com minuta de contrato

Bom dia, alguem me poderia ajudar com uma minuta de um contrato para a realização de projecto de uma moradia, ou seja, entre projectista e cliente? Agradecia uma ajudinha!:espi28:
 
Topo