• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

NG3 – DR3 - Instituições e Modelos Institucionais

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
NG3 – DR3 - Instituições e Modelos Institucionais

Competência e critérios de evidência

Mapear diferentes modelos institucionais de escala local e nacional e reconhecer o seu conteúdo funcional

1. Sou capaz de identificar diferentes modelos institucionais
2. Sou capaz de compará-los criticamente
3. Sou capaz de explorá-los tendo em conta os seus objectivos e finalidades.

Escola+M%C3%A1gica.jpg
Qualquer sociedade está estruturada por um conjunto significativo de instituições. De entre as mais importantes poder-se-iam destacar: a GNR, a PSP, as câmaras municipais, as juntas de freguesia, as escolas, os postos médicos, os bombeiros, a segurança social e as finanças, entre outras.

Cada instituição supõe um modelo de organização, que se configura a partir dos seus princípios e finalidades próprias. Este modelo varia tanto sincrónica como diacronicamente: sincronicamente na relação que uma determinada instituição mantém com outras instituições congéneres e diacronicamente ao longo da existência de uma mesma instituição.

Se sincronicamente nos são facilmente perceptíveis as diferenças que subjazem aos modelos institucionais que presidem à organização interna de uma câmara municipal relativamente à de uma corporação de bombeiros, diacronicamente essa percepção pode tornar-se um pouco mais difícil de vislumbrar.

Tomemos, a título de exemplo, a escola. Parece uma verdade incontornável que esta instituição sofreu ao longo dos tempos várias transformações no seu modelo de organização. Da escola dos nossos pais à escola dos nossos filhos surgiram mudanças tão significativas, que dificilmente passarão desapercebidas do comum da população portuguesa.

Para a percepção deste quadro evolutivo poder-se-ia considerar o 25 de Abril de 74. Se no passado vigorava uma pedagogia autoritária, alicerçada sobre a figura do professor déspota, no presente procurou-se adoptar uma pedagogia mais flexível, capaz de respeitar a figura do aluno. Se no passado o ensino favorecia a ideologia do Estado Novo, estruturada a partir das noções de estado, religião e família; agora, abandonando esse pendor, aceita o ideal das luzes como princípio norteador por excelência.

E se no passado o professor era considerado como um templo de saber, agora adquire o papel de mediador, com vista a estabelecer a relação aluno-saber como eixo principal das aprendizagens.

***


Propostas de trabalho:

1ª proposta: Tendo em consideração que existem dois grandes modelos institucionais, que se consubstanciam ora na sua natureza reguladora - como câmaras municipais, juntas de freguesia ou GNR - ora na sua natureza de solidariedade social - na qual englobamos todas as IPSS -, propomos-lhe que relate a sua experiência de vida relacionada com uma instituição de cada grupo, comparando-as quanto aos seus objectivos e finalidades. Nesta análise, poderia propor algumas alterações com vista a melhorar os seus modelos institucionais bem como a sua funcionalidade junto da população.

2ª proposta: Com base na sua experiência escolar, presente e passada, procure mostrar as diferenças que existem entre a escola tradicional e o Processo RVCC que frequenta. Nesta análise comparativa, assente nas suas experiências de vida, deverá mostrar a diferença que existe entre os dois modelos educacionais, na relação que os seguintes agentes guardam entre si: professor, aluno e saber.

Publicada por Maroco dos Santos
Em: Cidadania e Profissionalidade​
 

carmobernardo

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
ola
Estou com um pouco de dificuldade num trabalho de RVCC sobre problemas sociais quem me pode ajudar.Ogigado
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
ola
Estou com um pouco de dificuldade num trabalho de RVCC sobre problemas sociais quem me pode ajudar.Ogigado


Se pudesses dizer qual o NG(nucleo gerador) e o DR era mais fácil exemplificar as tuas duvidas.:espi28::espi28:


satpa
 

snnaps

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 16, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
alguem mem manda topicos por onde começar esta pesquisa é k nao enkontro nada
 
Topo