• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

NORMAS SOBRE DX

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Cuidados indispensáveis :

Se vai dedicar-se ao DX ou mesmo se já aderiu a este tipo de comunicação, deve ler obrigatoriamente o manifesto abaixo transcrito.

Como você sabe, a legislação da CB não é igual nos vários países do mundo, ou até mesmo nos vários países da CEE. Países como a França, Portugal ou Grécia têm legislações oficiais muito liberais, enquanto outros, como a Bélgica, Reino Unido ou Áustria têm-nas muito restritas.

Apesar dos vários esforços desenvolvidos para tornear esta tão melindrosa questão, por vezes quase ignorada, as diferenças continuam e isso pode causar problemas graves. De facto, quando você envia uma QSL para algum país, essa QSL irá passar pelo serviço local de correios, o qual, na maior parte dos casos é a mesma entidade que regula as telecomunicações e a CB.

Portanto, nos países ainda com quaisquer regulamentos ou regulamentos mais restritos (onde contatos via CB fora do país são proibidos), se você enviar QSL's com o seu indicativo de chamada ou do seu correspondente ou decorado com carimbos de clubes CB, resumindo, com alusão à CB, você pode causar sérios problemas à pessoa com quem falou, que pode ir de pesadas multas até à apeensão do material de rádio. Em alguns países africanos e asiáticos, a CB é considerada atividade de espionagem e seu amigo pode ser encarcerado por um período até 10 anos ou mesmo (em países com o Irão e o Níger) sentenciado à morte.

Assim, regra, tente enviar o envelope mais inócuo possível, apenas com nomes próprios e.

Não coloque indicativos de chamada, carimbos ou autocolantes. principalmente, nos seguintes países, entre outros ;

ALEMANHA *** REPÚBLICA DA IRLANDA *** ITÁLIA *** ÁUSTRIA

RÚSSIA EUROPEIA *** ARGÉLIA *** ZAIRE *** SARDENHA I. (Itália)

ALBÂNIA *** RÚSSIA ASIÁTICA *** LITUÂNIA *** UCRÂNIA
 
Topo