- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 9,470
- Gostos Recebidos
- 1
Descrita nova espécie de mocho da Indonésia
Filipa Alves
Foi recentemente descrita na revista PLoS ONE uma nova espécie de mocho da Indonésia. A Otus jolandae foi descoberta em 2003 mas só agora foi reconhecida como nova para ciência, sendo a primeira espécie de ave identificada como endémica, ou seja, que existe exclusivamente, na ilha de Lombok, que tem uma área aproximada de 1.600 km2.
O canto distintivo desta ave foi detetado pela primeira vez por George Sangster e Ben King quando trabalhavam independentemente na ilha no início do mês de setembro, há mais de 9 anos.
Deu-se então início a um estudo aprofundado, recorrendo à análise das vocalizações, bem como ao exame morfológico de especímenes de museu, com ênfase nas características da plumagem e nas medidas de diferentes partes do corpo.
As semelhanças físicas com uma espécie de mocho denominada Otus magicus (Mollucan Scops Owl, em inglês) tinham no passado, sugerido que o mocho de Lombok pertencia a esta espécie, mas as características únicas do seu canto gravado em 2003 revelaram semelhanças com outras espécies de mocho do género Otus (O. rufescens ou Rufescent Scops Owl e O. cnephaeus, ou Singapore Scops owl).
Com base na combinação das características das vocalizações e morfológicas a equipa internacional de investigadores identificou a população mochos de Lombok como uma espécie distinta.
A realização de inquéritos aos habitantes da ilha vizinha de Sumbawa revelou que a nova espécie não existe aí, indicando que ocorre apenas na ilha de Lombok. Dado que o mocho habita o sopé do vulcão Gunung Rinjani, foi dado à espécie o nome comum de Rinjani Scops Owl.
George Sangster acredita que podem existir mais espécies por descobrir na ilha de Lombok. “No passado, os ornitólogos e os observadores de aves negligenciaram a ilha porque, ao contrário de outras ilhas da região como Java, Bali e Flores, não existia nenhuma espécie de ave única desta ilha”, explica o cientista do Museu de História Natural sueco. “O nosso estudo realça que mesmo depois de 150 anos de estudo científico, ainda não conhecemos todas as aves da região Indo-Malaia. Com efeito, a Indonésia é uma gruta do tesouro para os taxonomistas”.
Aceda ao artigo científico disponibilizado de forma gratuita aqui
Fontes: BBC - Homepage, Science Daily: News & Articles in Science, Health, Environment & Technology e PLOS ONE : accelerating the publication of peer-reviewed science
*Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Fonte:http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Descrita-nova-especie-de-mocho-da-Indonesia?bl=1