Nova forma de energia renovável em Portugal

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Nova forma de energia renovável em Portugal

Obtida através do calor interno da Terra


Uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e a empresa Geovita resultou no desenvolvimento de uma nova forma de energia renovável em Portugal que passa pelo aproveitamento do calor interno da Terra.

O projecto pioneiro tem como objectivo a produção de energia eléctrica através da implementação de uma forma inovadora de Geotermia, os Sistemas Geotérmicos Estimulados (SGE).

A nova energia renovável tem capacidade de produção contínua e não depende de factores meteorológicos, apresentando um elevado potencial no território português.

O projecto pode satisfazer as necessidades do país em energia eléctrica durante milhares de anos, com custos altamente competitivos relativamente aos combustíveis fósseis e a outras formas de energia renovável.

Fábrica de Conteudos
 

KDX

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2007
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
Que eu saiba não temos vulcoes no continente, so nas ilhas.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Sistemas Geotérmicos Estimulados

"Trata-se de uma energia renovável e ambientalmente limpa, com capacidade de produção contínua e não dependente de factores meteorológicos, que apresenta um elevado potencial no território nacional. Na sequência de um estudo de investigação realizado por uma equipa do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi solicitada pela Geovita à Direcção Geral de Energia e Geologia uma área de exclusivo de prospecção e pesquisa, com cerca de 500 km2.

Os autores do estudo e os responsáveis da Geovita explicarão depois de amanhã, em conferência de Imprensa, as características desta nova forma de energia, e o potencial de Produção de Energia Geotérmica em Portugal, que pode satisfazer as necessidades do país em energia eléctrica durante milhares de anos, com custos altamente competitivos relativamente aos combustíveis fósseis e a outras formas de energia renovável."
Cienciahoje


Como diz o titulo é uma nova forma de energia renovável, derivada da Geotermica

Cump.
satpa
 

fgjp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2008
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Esta está interessante. Já conheces o sistema? Há algum site ou informação na net onde se possa ver isto mais em pormenor?
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Grande parte da electricidade consumida pode vir da terra

Dentro de duas décadas, Portugal poderá produzir energia geotérmica suficiente para fornecer electricidade a grande parte do país, através de uma forma inovadora de aproveitar o calor da terra.
O projecto, hoje apresentado, é pioneiro em Portugal e baseia-se em sistemas geotérmicos estimulados, que permitem produzir energia eléctrica de forma renovável, limpa para o ambiente e praticamente inesgotável.

"Estamos a falar de 500 MW em dez anos, algo mais rápido e mais barato do que uma central nuclear", afirmou João Gabriel Silva, aos jornalistas.

O antigo dirigente da Quercus e actual presidente dos conselhos científico e directivo da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra (FCTUC) sublinha que "Portugal tem um potencial de produção de energia geotérmica enorme, capaz de garantir todas as necessidades energéticas do país".

O projecto envolve a FCTUC e a empresa Geovita, do grupo Patris Capital, que prevê investir meio milhão de euros só nos primeiros três anos - a fase de prospecção e pesquisa de uma área delimitada, situada na região Centro.

"Acreditamos que num horizonte de três a cinco anos, estejamos já a produzir energia eléctrica através do calor da terra", referiu Gonçalo Pereira Coutinho, presidente do conselho de administração da Patris Capital.

Se tudo correr como previsto, disse à Lusa João Gabriel Silva, "dentro de 20 anos, a maior parte da energia eléctrica do país será produzida através da energia geotérmica".

As unidades de produção geotérmica estimulada podem ser instaladas, "sem impacto ambiental, em praticamente todo o lado, e com baixos custos de investimento", acrescentou.

A diferença entre a produção tradicional de energia geotérmica e a estimulada reside no facto de, nesta, a água ser injectada a partir da superfície.

Ao ser injectada para um furo, que pode atingir cinco a seis quilómetros de profundidade, a água abre fracturas na rocha e espalha-se por zonas a 200 ou mais graus de temperatura. Evapora-se e sobe então à superfície, através de um segundo furo, alimentando assim o funcionamento de um gerador.


O projecto já mereceu parecer técnico favorável da Direcção Geral de Energia e Geologia, aguardando apenas autorização para o exclusivo de prospecção e pesquisa de uma área de 500 Km2, situada entre Oliveira do Hospital (Coimbra) e Nelas.


Diário Digital / Lusa
 
Última edição:

arm_silva

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
65
Gostos Recebidos
0
Se me é possível, gostava de dar um pequeno esclarecimento ao nosso amigo KDX:

Efectivamente as Ilhas (dos Açores) têm uma actividade geotérmica muito superior a qualquer outra região portuguesa, incluindo a Madeira, apesar de, de entre todas as ilhas, umas terem actividade muito superior a outras, caso do Faial, Terceira, São Miguel. Outras têm actividade muito reduzida (Santa Maria).
No entanto, penso que o nosso amigo KDX não tem a informação toda, isto é, actividade geotérmica não se limita a vulcões. Então amigo KDX, que dizer de todas as estâncias termais que abrilhantam o nosso país de lés a lés. Não temos águas termais no Gerês (a freguesia ao lado da Vila do Gerês chama-se Rio Caldo. Porque será que tem este nome?) E chaves? e ... Tantas outras. Isto não é geotermia? Obviamente que Portugal tem um grande potencial de produção de energia através da geotermia, como também tem um enorme potencial eólico, como tem um ainda maior potencial na energia das marés, para não falar do potencial do aproveitamento da energia solar, onde o sol ou o Divino, nos agraciou com um tal potencial que tanta inveja dá aos nossos parceiros Europeus, pelo menos no que às praias diz respeito.
Para terminar, só dizer ao nosso amigo KDX, que o extremo geotérmico chamado VULCÃO, não é aproveitável. Esse extremo, por onde passa é como a história do elefante como sendo o animal mais sexy do mundo: por onde passa ..., f... tudo. Efectivamente, um vulcão (o magma ou lava conforme está no interior ou exterior) tem uma temperatura tal que por onde passa funde tudo. Uma boa sugestão de férias é uma visita à ilha de São Jorge nos Açores, onde uma Igreja, se a memória não me falha a de Santo António, viu metade das suas paredes em pedra serem derretidas pela lava de uma erupção vulcânica em tempos idos.

Espero ter conseguido clarificar alguns pontos "geotérmicos".

Um bem haja a todos e viva o GFORUM
 
Topo