Nova rede de transporte pediátrico no Porto

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1



O Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico do Norte garante às crianças e jovens em situação crítica «um apoio especializado desde o local onde se encontram até ao hospital de destino», disse o secretário de Estado Adjunto e da Saúde. O serviço, que arranca a 2 de Abril, funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano, e será realizado numa ambulância especializada que estará estacionada no Hospital de S. João, no Porto, onde está concentrada a urgência pediátrica.

«A equipa que trabalhará nesse veículo de transporte do doente crítico será constituída por profissionais que estarão ao mesmo tempo na urgência do hospital. Sempre que houver necessidade, trabalharão no veículo para ir buscar uma criança ou um jovem a qualquer unidade hospitalar ou a qualquer ponto da rede de urgências do Norte do país», explicou Manuel Pizarro.

O secretário de Estado falava na cerimónia de assinatura do protocolo entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Hospital de S. João, no Porto. As duas instituições vão assegurar as transferências, entre hospitais, das crianças e adolescentes gravemente doentes, numa ambulância e equipa especiais. O objetivo deste sistema, similar aos já existentes na região Centro e Sul do país, é baixar os riscos de agravamento da doença e até de morte durante as viagens.

O Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP) do Norte será constituído por uma ambulância especializada, com uma tripulação constituída por um técnico de ambulância de emergência, um enfermeiro e um médico.A ambulância estará equipada com todo o material necessário à estabilização e transporte de doentes dos zero aos 18 anos de idade. O modelo de transporte engloba o já existente Subsistema de Transporte de Recém-Nascidos de Alto Risco, o que significa que se alarga um sistema já disponível para recém-nascidos a todos os pacientes em idade pediátrica – até aos 18 anos.

O TIP do Norte vai abranger os distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto e os concelhos de Aveiro e Viseu agregados à Administração Regional de Saúde do Norte. A partir do dia 2 de Abril, estas viagens passam a ser realizadas na ambulância de recém-nascidos do INEM, adaptada para doentes até aos 18 anos e com equipamento de ponta. A tripulação terá formação específica, num curso de três meses a frequentar até Abril.
 
Topo