Nova sede da AMI "amiga do ambiente"

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Nova sede da AMI "amiga do ambiente"

Linhas simples e modernas, um armazém concebido como centro de operações e "empenho social" e uma fachada com painéis solares integram a proposta vencedora do concurso de concepção da futura sede da AMI, em Cascais.

A escolha do projecto, da autoria de Pedro Reis, foi anunciada anteontem, na Ordem dos Arquitectos, depois de o projecto para a Fundação de Assistência Médica Internacional ter recebido 58 candidaturas.

A nova sede irá substituir as degradadas instalações da instituição em Marvila, Lisboa, e será construída no bairro de São Miguel das Encostas, em Carcavelos. O projecto inclui dois a três andares subterrâneos, três pisos à superfície e duzentos lugares de estacionamento. Uma creche para meia centena de crianças e um jardim com 4300 metros quadrados preenchem o restante terreno, adquirido a "custos sociais" à Câmara de Cascais.

Segundo Pedro Reis, a proposta vencedora teve como principais preocupações reduzir "ao máximo" o impacto da construção no bairro, significativamente ocupado por residências, e criar uma imagem que reflectisse a dimensão e o "empenho social" da AMI.

Para o presidente da AMI, Fernando Nobre, o plano escolhido preenche os requisitos desejados na medida em que apresenta um edifício "sóbrio, operativo, bonito e com uma preocupação ambiental" - uma casa "consistente e luminosa" para os próximos 25 anos. A obra será financiada pela AMI, num limite de 7,5 milhões de euros.


JN
 
Topo