• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Novas Oportunidades que facilitam o processo RVCC.

Tenho conhecimento de Centros Novas Oportunidades que facilitam o processo RVCC.


  • Total de eleitores
    0

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Tenho conhecimento de Centros Novas Oportunidades que facilitam o processo RVCC.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Sim por expêriencia própria, pois conclui á mt pouco tempo o 12º Ano NO, numa escola profissional, foi relativamente fácil, e trabalho numa EB, 2,3 e é mt diferente para pior, aqui é preciso frequentar, fazer x horas de trabalho, e para acabares têm que ter Y horas de várias disciplinas, conforme as habilitações possuidas.:espi28:
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Votei não, porque nunca ouvi tal coisa, mas se isso for verdade é muito mau.

Apesar de ter estudado muitos anos para tirar o meu curso, não vejo qualquer problema nos RVCC, desde que sejam feitos de forma séria e justa, mas se isto for verdade acho muito mal.
 

securitas

GF Bronze
Entrou
Jan 12, 2008
Mensagens
53
Gostos Recebidos
0
Processo RVCC

Sim por expêriencia própria, pois conclui á mt pouco tempo o 12º Ano NO, numa escola profissional, foi relativamente fácil, e trabalho numa EB, 2,3 e é mt diferente para pior, aqui é preciso frequentar, fazer x horas de trabalho, e para acabares têm que ter Y horas de várias disciplinas, conforme as habilitações possuidas.:espi28:

Caro Migel
Comecei agora o meu processo. Como já possuía o curso complementar dos liceus completo - mas não dá equivalência directa ao 12º porque acabei umas disciplinas mais tarde - disseram-me que não precisava fazer o RVCC. teria que efectuar modulos de 50 horas por cada disciplina do 12º em falta.
Onde me matriculei não acharam assim e tenho que fazer o RVCC como os que só possuem o 9º ano.
Será assim?
Agradecido
Securitas:espi28:
 

anaiffl

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 14, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
não é tão dificíl como parece, temos que ter essencialmente bom conhecimento a nivel de cultura geral.
 

oliverio sousa

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
malta, fui hoje à minha primeira aula, de RVCC, fiquei tão confuso, com tantos núcleos geradores e outras coisas. Que confusão.
 

Jose moeira

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 2, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Meus caros amigos. Eu tambem estou inscrito nas novas oportunidades para completar o 12º.
E estou com alguma dificuldade em criar (ou distribuir) as minhas memorias nos rspectivo documento. Ou seja, realizaçao do processo.

Agradecia a a ajuda de alguem que já tivesse concluido o seu dossie. e que me fornecesse uma copia para eu explorar ou dar continuidade a minha documentaçao.

Um grande abraço. José Moreira. (moreira.jose4@gmail.com)
 

djo tvd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 28, 2011
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
olá! eu comecei o 12 ano nas novas opurtunidades e nem sei por onde começar.
gostava de ajuda e muita e tácticas pra começar este meu grande trabalho, desde já obrigado
 

VitimaDaTroika

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 13, 2011
Mensagens
19
Gostos Recebidos
0
Estou mais ou menos a meio do processo de RVCC e beber pirolitos em alto mar.

Como escrevi no titulo, estou mais ou menos a meia da coisa. Não tem sido fácil mas se assim fosse, perdia metade da piada.
Não faço a minima ideia se facilitam mas a parte que me tocou, depende da informação que recolhi em 46 anos de existência e tudo o que posso revolver na net, livros, etc.
Se tenho aprendido matérias neste processo que muitos acusam de copy past do quotidiano? Sim, tenho. Porque por muita cultura geral que tenhamos e ideias formadas sobre assuntos específicos, alguns aspectos que temos de aprofundar e acima de tudo compreender a relação entre as áreas de competências e seus respectivos temas, não estão ali assim à frente dos olhos e a dizer: Vá, escreve lá meia dúzia de larachas e não te preocupes que é sempre aceite.
Em todos os processos de aprendizagem, existem atalhos e artistas do caminho rápido. De forma alguma retiro mérito, esforço e quase sangue do processo dito normal de escola e concordo que o RVCC em termos de ser prático, confortável e o mais importante, ser gerido ao ritmo de cada um, bate aos pontos.
Se fico de igual pé em conhecimentos adquiridos? Talvez sim, talvez não... mas se tanto falaram de um reconhecido engenheiro que afinal supõe-se que nem o curso acabou e chegou quase ao topo de um governo ( não interessa se bem ou mal e se o governo é o das bananas :6_15_221: ) porque razão não ficarei eu também mais habilitada?
Tenho alguns textos que fui recolhendo da net para consulta e preparação de trabalhos que posso disponibilizar se alguns de vós precisarem e do pouco que sei. A valorização deve ser essencialmente vista como algo pessoal e para mim o mais importante... o adquirir o 12º ou qualquer outro ano validado é a guloseima de recompensa.
Vamos lá ver quanto tempo resisto sem gritar: Oh mãe, tira-me deste filme! :shy_4_02:

Ps. VitimaDaTroika a beber pirolitos e a tentar navegar sem ir ao fundo no núcleo gerador da gestão e economia (GE) e ao som do tema " Empresas, Organizações e Modelos de Gestão " remixado para conteúdo profissional (DR2)
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Novas Oportunidades, Boas ou Más?

Novas Oportunidades, boas ou más?

O que era para ser a grande bandeira do actual Governo poderá muito bem vir a ser o seu grande pesadelo. Hoje podemos dizer que existiu um aumento de número de pessoas com melhores qualificações académicas, o qual por seu lado, permitiu subir os rácios das qualificações académicas dos trabalhadores portuguesas, que mesmo assim ainda são das mais baixas da UE. Mas enfim, mais de 1 milhão de pessoas conseguiu ter a equivalência do 9º e do 12º ano de escolaridade. Todavia, tal como em tudo o resto na sociedade portuguesa, depressa surgiu um mercado paralelo para facilitar ainda mais o acesso à qualificação académica desejada. Pois segundo noticiou o jornal “i”, os portefólios para se conseguir obter a qualificação equivalente ao 9º ou 12º ano eram vendidos, numa primeira fase, a 400€, podendo, actualmente, ser adquiridos por apenas 38€.

As Virtudes das Novas Oportunidades

Apesar de tudo, este programa não deixa de ter o mérito de ter feito voltar à escola quem um dia, teve de deixar os estudos para ajudar no sustento da casa e que, mesmo após vários anos de experiência profissional, não deixava de ter apenas a 4ª classe ou o 6º ano. Factor este que não possibilitava, em muitos casos, uma progressão na carreira, mas que com esta possibilidade permitiu a inúmeras pessoas obterem um certificado do 12º ano, qualificação essa conseguida por via da experiência profissional.

Os Defeitos das Novas Oportunidades

A verdade é que o ensino em Portugal já conheceu melhores dias, em todas as suas vertentes, vivendo-se actualmente, uma era de facilitismo, onde os professores são convidados a passar os alunos, muitas vezes, mesmo sem estes terem condições para tal. E a realidade é que as Novas Oportunidades também têm os seus defeitos, pois muitas são as pessoas que têm feito o programa e chegado ao fim, desabafando que não melhoraram os seus conhecimentos, mas que, pelo menos, agora têm o 12º ano. E muitos dos formadores que iniciaram este projecto já o abandonaram, tudo por não quererem compactuar com os facilitismos exagerados, já que tinham que certificar o maior número de pessoas possíveis, tudo em nome das estatísticas. O grande problema é que as Novas Oportunidades carece de cultura geral, ou mesmo de idiomas, que permitem os alunos ter um nível mais ou menos idêntico a quem estudou de dia. É o chamado ensino Had Doc (ensino à pressão).
 

flavionobrega

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 4, 2012
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
boa noite pessoal, nao sei se vou comentar no sitio certo, será que me podiam falar sobre as novas oportunidades? tenho 22 anos estou desempregado , frequentei um curso Profissional durante 3 anos e no fim tenho matemática e fisico-quimica para trás alguem sabe como posso acabar 12º?? ajuda sff Obrigado
 
Topo