• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Novo projeto investiga presença de golfinhos no Tejo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1

Novo projeto investiga presença de golfinhos no Tejo

Filipa Alves

Delphinus%20delphis_CRC180.jpg


Teve início recentemente um projeto de investigação sobre a presença de golfinhos no Tejo. Trata-se de uma iniciativa da Escola de Mar e pretende, por exemplo, determinar se as incursões recentes de golfinhos-comuns (Delphinus delphis) e golfinhos roazes (Tursiops truncatus) no Tejo são um fenómeno novo ou se representam o regresso destas espécies a uma área de ocorrência histórica.


O projeto “Golfinhos do Tejo” “tem como principais objetivos a obtenção de informação relevante sobre a presença de várias espécies de golfinhos no Tejo e a evolução da qualidade do ecossistema estuarino, num contexto espacio-temporal alargado, pretendendo-se também promover a sensibilidade ambiental sobre a conservação do meio estuarino e marinho”, informa a Escola de Mar em comunicado.

Levado a cabo em parceria com o Centro de Oceanografia (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e os Municípios de Cascais e Almada, o projecto envolve a realização de saídas de campo na área de costa entre os Cabos da Roca e Espichel e com especial ênfase no estuário do Tejo, e ainda uma análise de literatura antiga.

Esta pesquisa literária permitirá determinar se, em tempos idos, foram vistos golfinhos na área de estudo em geral e no Tejo em particular e, em caso afirmativo, se os animais aí residiam ou se se apenas a visitavam.

Isto permitirá perceber se os golfinhos que têm aparecido nestas águas nos últimos anos estão reocupar uma zona que já habitada por antepassados ou se a sua presença é uma resposta ao aumento da abundância de presas que resulta da recente melhoria da qualidade da água.


Fonte: Escola de Mar – CI
*Escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
 
Topo