• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nuno Matos e ACAPO promovem experiência para invisuais

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Nuno Matos e ACAPO promovem experiência para invisuais

NunoMatos-ACAPO-cartaz_250.jpg

A menos de um mês de iniciar a sua participação no Campeonato de Portugal de TT de 2012, Nuno Matos abraça um desafio lançado pela Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal

Nuno Matos viaja até Coimbra no próximo domingo para abraçar um desafio inédito e solidário: dar a conhecer as sensações de um carro de competição a um grupo de 25 invisuais seleccionados pela ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, num “codrive” que promete ser uma experiência inesquecível para piloto e participantes.

Como transmitir a uma pessoa com deficiência visual o ambiente e as sensações vividas por um piloto e respectivo navegador durante uma prova de todo-o-terreno? A resposta não se adivinha fácil e seguramente que nunca ilustrará toda a realidade vivenciada por uma equipa em plena competição. É nesse contexto que surge a experiência “TT para quem não vê”, uma iniciativa da ACAPO e que foi abraçada por Nuno Matos desde a primeira hora.

“Nem sequer pensei duas vezes quando me contactaram pela primeira vez. Na verdade, mal sabia ainda em que moldes iria consistir esta acção e já tinha manifestado a minha total disponibilidade para ajudar no que fosse preciso”, referiu Nuno Matos. “Na verdade, é um orgulho poder associar-me a esta iniciativa e proporcionar a cada uma destas pessoas as diferentes sensações que experimentamos num carro de competição e, particularmente, numa prova de todo-o-terreno”, explicou Nuno Matos, sem esconder a sua aprofunda admiração por todos aqueles que têm de viver diariamente com esta incapacidade.

“Bastará fechar os olhos por momentos e pensar na dificuldade que teríamos em realizar qualquer tarefa quotidiana, por mais simples que ela possa parecer. Imagine-se, então, sair à rua e cumprir um pequeno percurso repleto de obstáculos? Enfim, são questões sensíveis como esta que não podem ser esquecidas e ignoradas. De facto, todos podemos e devemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas”, salientou o piloto, dando como exemplo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela ACAPO ao nível da mobilidade nas ruas das nossas cidades.

Inspirado por algumas iniciativas realizadas pela ACAPO, o próprio Nuno Matos predispôs-se a vivenciar uma experiência inédita ao volante do seu Astra Proto, procurando realizar um pequeno percurso de olhos vendados, tendo como único auxílio as notas e indicações transmitidas pelo seu habitual navegador, Filipe Serra.

“Acho que será a melhor forma de perceber as limitações que estas pessoas experimentam no dia-a-dia e também uma experiência fundamental para o “codrive” que vou depois proporcionar a cada um dos participantes nesta acção”, admitiu o mais jovem português de sempre a conquistar um título mundial de todo-o-terreno e que, no próximo domingo, fará uma curiosa e inédita dupla com o atleta paraolímpico português mais medalhado de sempre.

Com efeito, entre os 25 participantes desta experiência estará precisamente Carlos Lopes, o actual presidente da ACAPO e um dos mais mediáticos exemplos de como é possível superar as adversidades. Programada para a manhã do próximo domingo, dia 26 de Fevereiro, a experiência “TT para quem não vê” terá lugar na cidade de Coimbra, estando a concentração marcada para as 9:00 no Parque da Eco-Via, Vale das Flores.

O percurso desenvolver-se-á ao longo de sensivelmente 3 quilómetros, nos terrenos entre a Estação Elevatória de águas da Boa Vista e a ponte de Ceira (em frente à Urbanização Zen). Além da própria ACAPO, apoiam esta iniciativa a Câmara Municipal de Coimbra, o Turismo de Coimbra, a Auto Industrial e o P.A. Total/Cepsa Sta. Clara - Coimbra.

Fonte: deficiente-forum
 
Topo