O Ajuste Da Embraiagem Do Carreto (drag)

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O AJUSTE DA EMBRAIAGEM DO CARRETO (DRAG)

ajuste_drag.gif
Coisa que todos os pescadores fazem é a regulação do drag, embraiagem ou travão dos seus carretos. Mas quando se pergunta a alguém como é que tem o drag regulado, para além de se notar um desconforto evidente, a resposta é invariavelmente, meio aberto, meio fechado, um bocadinho aberto, etc., etc., etc.


No entanto é extremamente simples regular o drag do carreto de uma forma precisa e com um valor explicito, de modo a saber-se qual a carga exacta que levará este a ceder linha.


Normalmente um carreto deverá ser regulado para uma carga entre 25% e 33% do valor da carga de rotura da linha que contém. E porquê?
dragm1.jpg

Quando um fabricante de linha (mono ou multi) afirma que a linha é de por exemplo 30 Libras (13,6 kg - 1kg = a 2,2046 Lb), está a afirmar que a carga ou tensão de rutura da linha é desse valor. Os testes aos fios são efectuados por aparelhos de tracção que aplicam carga crescente e constante até à rotura, e estes valores serão meramente indicativos.

No entanto, nada disto se passa na pesca.

1º Quando pescamos as linhas possuem nós, o que lhes diminui de imediato a resistência.

2º Nenhum peixe exerce uma tracção constante crescente na linha, sendo que pelo contrário, o mais usual é que o peixe produza nelas cargas de impacto, que no seu ponto máximo podem ser 3 a 4 vezes superiores á tensão de rotura da mesma. Numa linguagem simples, se segurarmos um cordel entre as mãos e fizermos forças opostas poderemos não o partir, mas se lhe dermos uma relativa folga e dermos um esticão, partimo-lo de certeza.

Ora então se temos no nosso carreto uma linha de 13,6 kg ou 30 libras, vamos regular o drag para a soltar com uma carga entre 3,4 kg e 4,5 kg com a cana firmemente segura e ajuda de uma balança digital e/ou conforme a figura seguinte:

calibrardrag01si2.jpg




Esta calibraçem deverá fazer-se de menos para mais e nunca ao contrário de modo a não sujeitar a linha a esforços repetidos e desnecessários durante muita vezes. Quando chegarmos ao valor pretendido, basta fazer uma marca com uma caneta daquelas para escrever em CD no anel da bobina e saberemos sempre que naquele local o drag está afinado para X kilos.

Também se pode fazer esta afinação com a cana deitada e a linha a sair no seu eixo horizontal, isto é, sem fazer força nos passadores, mas aí deverá regular-se o drag para 15% do valor de rotura da linha conforme imagem seguinte, no caso para uma linha de 12 Libras (5,8 kg).

calibrardrag02yw7.jpg




É fácil e não é só no Big Game que esta afinação é essencial.



drag_var.jpg

 

marinheiro

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Realmente já me tinha perguntado quantas voltas deveria dar para não partir a linha sem dar demasiada folga no travão. Mas assim já percebi o sentido e do efeito do travão.
obrigado por esta interessante dica.
 

C.S.I.

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Realmente já me tinha perguntado quantas voltas deveria dar para não partir a linha sem dar demasiada folga no travão. Mas assim já percebi o sentido e do efeito do travão.
obrigado por esta interessante dica.


Cada um, no local, é que vê como fazer. Mas deixa-me dizer uma coisa, muitas vezes não uso embraiagem. Como faço? ponho o carreto a andar prós dois lados. para trás e para a frente, destrancando o mesmo. Quando o peixe puxa, o carreto roda com força no sentido contrário, sendo que eu ponho o dedo na roda, pressionando-o para aguentar o peixe. Claro que isso não serve para grandes peixes. Não sei se me fiz perceber.
 

helldanger1

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C.S.I.™;578877 disse:
Cada um, no local, é que vê como fazer. Mas deixa-me dizer uma coisa, muitas vezes não uso embraiagem. Como faço? ponho o carreto a andar prós dois lados. para trás e para a frente, destrancando o mesmo. Quando o peixe puxa, o carreto roda com força no sentido contrário, sendo que eu ponho o dedo na roda, pressionando-o para aguentar o peixe. Claro que isso não serve para grandes peixes. Não sei se me fiz perceber.

é por isso que utilizo um carreto "nora" tem travao por baixo e embraiagem,basta dar tokes no travao e ja ta

:spi70[1]:
 

C.S.I.

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é por isso que utilizo um carreto "nora" tem travao por baixo e embraiagem,basta dar tokes no travao e ja ta

:spi70[1]:

:Espi63: Isso deve ser porreiro, mas não uso desse tipo de carretos.
 

Aladdim

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Boas,
Amigos, a embraiagem só deve ser utilizada para pescas onde tenhamos um fio ja com alguma resistência (como é o caso do exemplo). Na pesca à Inglesa, deve-se usar ou fazer como foi referido pelo amigo @C.S.I, imaginem eu a regular a embraiagem com uma linha 0.12.... sim a linha k mais uso na pesca à Inglesa é a 0.12 com um chicote de 0.15 ou 0.16 para efectuar o lançamento, estava tramado, pois tinha k ter o carreto todo desembraiado ;)

1abraço
 

C.S.I.

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Boas,
Amigos, a embraiagem só deve ser utilizada para pescas onde tenhamos um fio ja com alguma resistência (como é o caso do exemplo). Na pesca à Inglesa, deve-se usar ou fazer como foi referido pelo amigo @C.S.I, imaginem eu a regular a embraiagem com uma linha 0.12.... sim a linha k mais uso na pesca à Inglesa é a 0.12 com um chicote de 0.15 ou 0.16 para efectuar o lançamento, estava tramado, pois tinha k ter o carreto todo desembraiado ;)

1abraço

Concordo contigo.
 

vascorocks

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muito interessante e fala sobre um tema em que já tinha tido umas interrogações-..:)
 
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