Portal Chamar Táxi

O Eclipse e o Comportamento Animal

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Durante um eclipse solar, naqueles poucos minutos de totalidade, onde o sol esta completamente obscurecido, os leveis de luminosidade da Terra diminuem tanto o quanto acontece a noite. Se o fenómeno acontecer no meio do dia, os animais diurnos se vêem confrontados com duas informações: O súbito anoitecer diz a eles que esta na hora de se retirar, já seus relógios biológicos os mandam continuar com seus afazeres, a final nada mudou. Observando as reacções dos animais durante o eclipse podemos compreender se os animais obedecem à luz ambiente ou a seu próprio relógio interno.

Estudos indicam que durante um eclipse, diferentes animais agem de formas diferentes: Os mamíferos se dividem em dois grupos, alguns, como as zebras, leões, esquilos e vacas, continuam com seus afazeres normalmente. Uma experiência feita com 12 vacas holandesas, observadas durante 72 horas, um dia antes, no dia e um dia após um eclipse, concluiu que para estes animais o eclipse não teve influencia. Pois continuaram com sua rotina.


Outros como, os cavalos, hipopótamos e chimpanzés, comportam-se de forma peculiar, ficando angustiados e inquietos. Em outra experiência observou-se a actividade de uma família de Chimpanzés, durante o eclipse de 30 de maio de 1984. No início do eclipse as fêmeas escalaram uma plataforma se posicionando de forma que seu corpo apontasse para o fenómeno, enquanto os machos ficaram extremamente agitados.


No entanto conforme o eclipse foi chegando a sua totalidade o restante dos símios também escalaram a plataforma colocando seus corpos da mesma forma que as fêmeas já haviam feito. Um dos filhotes apontou para o céu no ápice do eclipse. Depois, conforme a luz voltava, os animais foram descendo e retomando suas rotinas.


Já os pássaros têm um comportamento diferenciado, se aglomerando aos montes e ficando estranhamente quietos. Alguns pássaros já foram avistados voando de volta para seus ninhos, acção que normalmente só é realizada ao final do dia, ao mesmo tempo em que corujas e sapos, animais noctívagos, começaram a cantar e coaxar como que em começo de noite.


Répteis e insectos também adoptam comportamento nocturno. Durante o eclipse total de 1991, no México, aranhas foram flagradas arrumando suas teias, como fazem todas as noites, assim como lagartos rabo-de-zebra que saíram de suas tocas para a "noite". Os peixes não são muito diferentes, espécies de água doce começam a realizar suas actividades nocturnas, enquanto os de água salgada se dividem em dois grupos, os que vivem perto dos corais, que voltam aos seus ninhos, e os que vivem em mar aberto que ficam extremamente nervosos e perdidos, nadando aleatoriamente em grandes cardumes. Enfim, não existe uma única conclusão possível, animais diferentes se comportam de maneira diferente. E você, seu comportamento muda durante um eclipse?


.
 

badanas

GF Ouro
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
2,620
Gostos Recebidos
0
para os chipanzes isto deve ser um ritual
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Também concordo.:naodigas:


.
 
Topo