• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

" O Grande Masturbador " ( Salvador Dalí )

Rita Saymor

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2007
Mensagens
365
Gostos Recebidos
0
" O Grande Masturbador " de Salvador Dalí


O Grande Masturbador, 1929
Testemunho do primeiro encontro com Gala e do estado em que ela deixou dalí, ou seja, entre o " mole " e o " duro ".

Enquadramento da obra " O Grande Masturbador " ( a prova de amor a Gala ) :

A determinada altura, Dalí experimenta a necessidade de traduzir o seu violento desejo de criação de objectos carregados de símbolos sexuais contemporâneos.
Salvador Dalí acaba de ultrapassar os vinte anos e, no entanto, a maturidade das suas obras torna-se evidente.
Apesar do escândalo suscitado, os críticos catalães mostram-se calorosos e esperam ver em breve o seu novo pintor-vedeta ao ataque ao grande vizinho, a França.
O grupo surrealista, atraído pela extravagante personalidade do Catalão, bem como pelo carácter violento das suas alusões sexuais e escatológicas, toma consciência da sua existência.
Dá-se o acontecimento mais importante que vai transformar a sua existência : a chegada de um grupo surrealista que vem " investigar " in loco e que engloba René Magritte e sua mulher, guiados por Paul Eluard...e sua mulher Gala, que se tornaria mais tarde sua amante, esposa e musa inspiradora.
Mas é o surgimento de Gala que é para ele a revelação esperada.
Dalí até então não conhecera senão experiências limitadas com mulheres, muito aquém dos fantasmas do seu espírito de que a sua obra beneficiará generosamente. Insistirá sempre que era virgem, quando conheceu Gala.
A este encontro histórico preside a maior loucura.
Primeiro Dalí fica num estado de exaltação constante que sempre que quer falar a Gala é assaltada por um riso louco. Quando ela o deixa, mal ela volta costas, contorce-se no chão a rir...


:naodigas:
 
Última edição por um moderador:

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
A minha dificuldade reside no facto de saber onde acaba a Ficção e começa a Realidade.:Hee:

Excelente trabalho Rita :espi28: :36_2_51: :36_2_51: :espi28: :9BF12D:
 
P

Playdiune

Visitante
fotodali04.jpg


Salvador Dalí nasceu no dia 11 de maio de 1904 na cidade de Figueres, localizada na Espanha. Dalí foi um grande artista que também era um grande promotor de si mesmo, um verdadeiro showman. A combinação foi uma fórmula irresistível para o sucesso. Dalí, o showman, com os bigodes arrogantemente arrebitados, tornou-se uma figura familiar para milhões de pessoas que nunca tinham chegado perto de uma galeria de arte. Com este disfarce, ele parecia estar sempre na mira com um turbilhão de auto-elogios ligeiramente absurdos que poderiam ou não ter fundamento. Mas quem o desprezava como charlatão não podia deixar de admitir que ele criou uma multidão de imagens estonteantes.

Desde jovem se dedicou ao desenho e a pintura, e em 1922 começou os estudos de Belas Artes em Madri, capital espanhola. Durante sua estância na Residência de Estudantes surgiu a grande amizade que ele manteve com o famoso poeta Federico García Lorca e o cineasta Luis Buñuel.

Finalizada sua etapa de estudante em Madri, e após ter participado nos debates artísticos renovadores dos anos 1920, Salvador Dalí se mudou para Paris, onde se integrou ao grupo de pintores e escritores surrealistas. Neste periodo fez algumas obras bastante conhecidas no mundo surrealista como: O Grande Masturbador, O Espectro do Sex-appel, O Jogo Lúgubre e A Persistência da Memória. Em 1929 conheceu a jovem russa Helena Ivanovna Diakonova, Gala, que a partir de então se converteu em sua musa e grande companheira.

No início da Segunda Guerra Mundial, Salvador Dalí e Gala se estabeleceram por alguns anos nos Estados Unidos, onde a pintura de estilo realista e onírico de Dalí teve um notável sucesso. Nesta época, Dalí escreve Vida secreta de Salvador Dalí e trabalha para o cinema, o teatro, a ópera e o ballet. Nos anos de 1940 datam obras muito importantes como: A Cesta de Pão, Leda Atômica e A Madona de Portlligat. Nessa época ele já era conhecido como um dos pintores mais famosos do mundo. Em 1948 Dalí voltou a se estabelecer na Europa.

Durante os anos de 1950 e 1960, suas obras se centraram na religião, na história e na ciencia. Nesse periodo, o artista pinta obras muito conhecidas, como O Cristo de São João da Cruz, Galatea das Esferas, Corpus Hipercubus, O Descobrimento da América por Cristovão Colombo e A última Ceia.

Nos anos setenta, Salvador Dalí criou e inaugurou o Teatro-Museu Dalí de Figueres, onde se encontra exposta uma importante coleção de sua obra que abrange desde o início de sua carreira e as criações surrealistas até as obras de sua última etapa.

Em 1982 Gaia morreu, e com ela foi uma grande parte de Dalí. Ele passou os últimos anos de sua vida na Torre Galatea de Figueres, perto do Teatro-Museu Dalí, onde ele quis ser enterrado.

Em 1983 foi criada a Fundação Gala-Salvador Dalí, a instituição que gestiona, protege e fomenta seu legado artístico e intelectual.

fotodali01.jpg
 

setup2000

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Dali

Pois...
Dá-se rédeas à imaginação e sai disparate....
Dali.... meu .. então isso pinta-se ??
Catano , um man que é man nan deixa o intelecto assim despromovido .. !!
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Grande artista este Salvador Dalí.

Parabéns pelos Post/s Rita e Playdiune.
:36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51:


.
 
Topo