- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,803
- Gostos Recebidos
- 1,193
O que faz assim que acorda? Passa na casa de banho e vai logo tomar o pequeno-almoço? Pode não estar a fazer nada de mal, mas existe um hábito que pode juntar a esta rotina. Segundo gastroenterologistas é algo que acaba por trazer vários benefícios para a sua saúde.
A revista Parade falou com vários especialistas da área para perceber as vantagens que a saúde intestinal pode vir a ter de cumprir com esta rotina. Todas as pessoas acabam por receber benefícios, mas é algo ainda melhor para quem tem mais de 50 anos, como explicam.
“À medida que envelhecemos, o nosso sistema digestivo, metabolismo e imunidade também podem mudar, tornando-nos mais suscetíveis a problemas como prisão de ventre, diabetes e infecções virais. No entanto, certos hábitos podem-nos ajudar a manter a saúde intestinal em dia”, começa por dizer o médico Jonathan D. Weinberger.
O hábito matinal que todos deveriam ter
Desta forma, revelam que o ideal é sempre beber um pouco de água de estômago vazio antes de tomar o pequeno-almoço. “Após uma noite de sono, o corpo pode estar desidratado, e o café, por ser diurético, pode contribuir ainda mais para a perda de líquidos”, revela Leybelis Padilla.
“Hidratar-se com água primeiro ajuda a repor os fluidos do corpo, o que é essencial para uma boa digestão e pode ajudar a prevenir problemas relacionados com a desidratação, como a prisão de ventre, dores de cabeça e fadiga.”
Explica ainda outros dos benefícios que este hábito pode ter ao longo do dia. “A água também é fundamental para conseguir com que as fezes sejam mais macias e moles. Ajuda ainda na produção de muco do sistema digestivo, atuando como um lubrificante que facilita a passagem das fezes.”
Com tornar o hábito ainda mais benéfico para os intestinos
A recomendação passa depois a que espere 30 minutos depois de beber água para depois tomar o pequeno-almoço e até café. “Deixar a água atuar por 30 minutos permite que as células do seu corpo acordem e comecem a estimular o processo digestivo”, diz Jonathan D. Weinberger.
“Após 30 minutos, se tomar café, terá uma proteção extra para o estômago, e cria uma espécie de tampão contra a acidez desta bebida que pode acabar por revelar-se algo agressiva.”
Problemas de estômago? Quatro infusões que pode preparar em casa
Ana Luzón é especialista em nutrição e revelou ao agregador de blogues HuffPost alguns dos chás que ajudam a acalmar o estômago, a diminuir o inchaço e a reduzir o desconforto que possa estar a ter.
Uma infusão de erva-doce é perfeita para esta situação. "Ajuda a reduzir os gases e facilita a digestão, o que pode aliviar o inchaço", começa por dizer. Deve ser tomado logo após uma refeição mais pesada.
Por outro lado, juntar erva-doce e camomila é perfeito. "A camomila tem propriedades anti inflamatórias, enquanto a erva-doce ajuda a reduzir gases e desconforto", continua.
Se nunca provou infusão de poejo, saiba que pode também ser bastante útil. "É ideal se consumiu alguma coisa que possa provocar gases."
Por fim, tome uma infusão de gengibre e limão. "O gengibre é conhecido pelos seus benefícios anti inflamatórios e por melhorar a digestão."
IN:NM
