• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O "homem do gelo" não deixou descendentes.

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
O "homem do gelo" não deixou descendentes.

O homem pré-histórico descoberto nos Alpes em 1991, que ficou conhecido como “Otzi”, o homem do gelo, não terá qualquer descendente moderno dado que o seu grupo genético já estará extinto.


Uma equipa de cientistas italianos e britânicos analisou o ADN mitocondrial (transmitido apenas pela linha materna) deste homo sapiens que viveu há cerca de cinco mil anos na Europa e concluiu que a sua linhagem genética acabou por se extinguir com o passar do tempo, um fenómeno normal que pode acontecer com linhagens minoritárias.

Esta descoberta, publicada no jornal Current Biology, vem contrariar uma anterior investigação ao ADN de “Otzi”, feita em 1994, que sugeria que ainda existiram descendentes na Europa.

“Otzi” foi descoberto nos por turistas alemães em 1991 nos Alpes italianos, a poucos metros da fronteira com a Áustria. Estava extremamente bem preservado graças ao frio permanente da zona. O gelo conservou todos os tecidos ds organismo e mesmo os órgãos internos. Desde então que tem sido exaustivamente estudado.

 
Topo