Portal Chamar Táxi

O jovem atleta adaptado precisa de uma nova cadeira de rodas

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Gostos Recebidos
32
O jovem atleta adaptado precisa de uma nova cadeira de rodas
helder.jpg

Hélder Fernandes o 4º melhor português na Meia Maratona de Lisboa​

Hélder fernandes e a sua "velhinha" cadeira de rodas, estiveram uma vez em grande plano na Meia Maratona de Lisboa, que foi para a estrada no passado mês de Março, ao atingir grande velocidade na sua limitada cadeira de rodas levando ao rubro o muito público que presenciou a corrida disputada na Ponte 25 de Abril e que contou com cerca de trinta mil atletas.
O jovem aveirense, há muito radicado em São Miguel, correu lado a lado com milhares de atletas de vários países, desde a Espanha, Suíça, Dinamarca, Inglaterra, etc., dos quais trinta e quatro em cadeiras de rodas e considerados os melhors do Mundo, entre eles lá estava o Hélder Fernandes, que foi o quarto melhor português.
O primeiro e o segundo lugares do pódio foram para atletas suíços, logo seguidos de um espanhol.
Por seu lado Hélder Fernandes, entre os trinta e quatro atletas sobre rodas alcançou a 16ª posição equivalente ao quarto melhor português.
Sobre esta grande prova de Lisboa, o jovem confessa à nossa reportagem que teve grandes dificuldades na sua participação e explica "eu não me preparei muito bem para esta prova, e depois como um mal nunca vem só, a minha cadeira tem sido alvo de constantes avarias, o que acaba condicionando a minha participação nas provas que tenho entrado, mesmo assim estou muito contente por ter alcançado aquele resultado", acrescentando "logo que cheguei de Lisboa, pôs a cadeira na oficina para reparar as avarias, e como não tenho mais nenhuma cadeira para treinar, não fiz qualquer preparação para a prova da Ribeira Grande do passado domingo e ainda assim, conseguiu um 5º lugar na Meia Maratona Ponta Delgada Ribeira Grande".
Por tudo isso, Hélder lamenta-se e adianta "esta cadeira que tenho corrido não é minha, ainda por cima está sempre avariada, é um material caro e depois está difícil conseguir alguns apoios, já fiz alguns alertas através da RTP Açores, e não só, mas as justificações são quase sempre as mesmas "os tempos são difíceis...".
Entretanto, há sempre uma mão amiga disposta a ajudar o próximo como é tão característico ainda de muitos açorianos, que o diga o arrifense Valter Oliveira da Ponte do Grup Wop, que possibilitou a ida de Hélder Fernandes, ao Continente para participar na Grande Maratona de Lisboa.
Recorde-se qie a organização da prática desportiva revela-se um instrumento privilegiado de intervenção com pessoas com deficiência. O universo do desporto subdivide-se em várias vertentes, nomeadamente, educativa, recreativa, terapêutica e competitiva, todas elas aplicáveis às populações especiais, e também todas elas promotoras de integração social.
Por isso, o desporto tem o mérito de dar visibilidade às capacidades dos indivíduos, e não às suas dificuldades, pois ninguém pratica uma actividade desportiva e recreativa em que não tenha oportunidade de colocar em evidência as suas capacidades.

Fonte:Correio dos Açores