O primeiro contacto com o bebé

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
O primeiro contacto com o bebé provoca nos pais um choque, pois finalmente conhecem o filho que tanto tempo esperaram. Para facilitar este primeiro encontro, é prudente saber o que esperar de um recém nascido a seguir ao parto.

* O corpo do seu bebé
* A alimentação
* Comunicação através do choro
* A aprendizagem
* Os sentidos do bebé


O corpo do seu bebé


O seu bebé nasce com o corpo todo enrolado, devido à posição em que se desenvolveu no ventre materno durante toda a gestação. Os braços e as pernas geralmente estão encurvados e não esticam totalmente. Com o tempo vai adaptar-se ao seu novo ambiente, desenvolvendo o seu corpo em correspondência com ele. O processo de adaptação pode, no entanto, levar alguns meses, arrastando-se até ao meio ano de vida. Além disso, não tem ,ainda, um grande controlo do seu corpo e a maior parte dos movimentos que executa são reflexivos e involuntários. No entanto, à medida que o seu sistema nervoso for amadurecendo e os músculos se forem desenvolvendo, vai podendo, aos poucos, controlar os seus movimentos. No final do primeiro mês, já conseguirá levantar a cabeça e fazer outros movimentos semelhantes, se for colocado de barriga para baixo. Ainda assim, os movimentos reflexivos continuam predominantes durante uma boa parte da sua vida.

A alimentação



Uma das principais actividades que vai ocupar o seu bebé , durante os primeiros tempos, é a alimentação. O seu desenvolvimento vai depender grandemente dos nutrientes que recebe e, nesse sentido, a amamentação acaba por ser uma das áreas de maior preocupação e interesse para os pais.
A maior parte dos recém nascidos é amamentado de três em três horas, o que a leva a gerir o seu tempo em função das horas de alimentação do seu filho. Uma vez que um recém nascido dorme cerca de 18 horas por dia, as horas de dormida são interrompidas para permitir a alimentação, cuja regularidade, combinada com o sono do seu bebé, vai depender do ritmo imposto pelos pais, o qual só deverá ser implementado ao final do primeiro mês.

Comunicação através do choro



Os recém nascidos não têm muitas hipóteses de comunicar com os adultos, a não ser através do choro. Assim sendo, aconselha-se que fique atenta às variações do estado e da disposição do bebé, para que consiga melhor interpretar o seu choro. Habitue o bebé a ouvir a sua voz e a do pai, a ser tocado e acarinhado por vós , de forma a poder reconhecer-vos imediatamente e transmitir a informação que pretende com mais facilidade. Estabelecer formas de comunicação com o bebé desde a mais tenra idade é uma garantia e uma aposta na sua felicidade e no seu rápido desenvolvimento.

A aprendizagem


Um recém nascido começa, na mais tenra idade, a apreender e a compreender o mundo que o rodeia. Poderá notar que há alguns períodos em que o seu bebé está mais alerta e calmo. Esses são os momentos em que está a absorver informações que os seus sentidos lhe dão. Recomenda-se aos pais que fiquem atentos a esses períodos, pois são favoráveis para estabelecer ligações com os bebés e para ensiná-los. O seu bebé, mesmo à nascença, já se consegue aperceber dos gestos e expressões faciais. Procure encorajá-lo a copiá-los, colocando-se bem perto dele e fazendo alguns movimentos e expressões simples.

Os sentidos do bebé


Os sentidos de um bebé estão alerta e em pleno funcionamento desde o nascimento.

A visão do seu filho está a funcionar desde as primeiras horas, embora a distância a que distingue os objectos e as pessoas seja relativamente curta. No entanto, rapidamente vai aprender a focar e a ver, mesmo o que está ao longe.

O seu bebé começa a ouvir quando ainda está no seu ventre. O batimento do seu coração, a sua voz , bem como a das pessoas que o rodeiam são sons que acompanham o desenvolvimento do feto. Depois do parto, os sons desempenham um papel importante, não só a nível da aprendizagem, mas também para acalmar o seu bebé.

Alguns estudos indicam que o bebé, desde o nascimento, pode identificar diferentes gostos e que prefere os mais doces aos mais amargos, que lhe desagradam. Desta informação resulta a certeza que desde a mais tenra idade é possível satisfazer o seu bebé e contentá-lo com alimentos diversificados e saborosos.

O cheiro é um sentido muito ligado ao sabor, o que significa que o seu bebé também tem este sentido desenvolvido. Dada a diversidade de cheiros a que ele está , quotidianamente, exposto, a sua evolução, no sentido de se treinar para os reconhecer e apreciar, está assegurada.

O tacto é, também, um sentido muito importante para os recém nascidos. A maior parte das informações que obtém é através do toque. É ainda este sentido que lhe permitirá o primeiro contacto com a realidade, informando-o , por exemplo, do frio, da dureza e da rugosidade dos muitos objectos que o rodeiam e que são totalmente diferentes da realidade do ventre materno.
 
Topo