• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O que é bom pode ser melhor!

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0





O que é bom pode ser melhor!


escolaprof.jpg




Assim pensam os finlandeses. A Finlândia é um caso de referência internacional quando se aborda o sistema educativo. Apesar dos excelentes resultados (ou talvez por causa deles), a Finlândia pretende continuar a repensar e aprimorar o seu sistema educacional. Têm dos melhores sistemas educativos do mundo e mesmo assim vão mudar. Porque podemos sempre melhorar o que já é bom, sabendo que nunca será perfeito, é este o caminho.

Com “segredos” como valorização dos professores, atenção especial aos alunos com mais dificuldades, valorização das artes e de diferentes formas de aprendizagem e uma radical redução no número de provas e testes, a Finlândia tem consistentemente dividido as mais altas posições nos rankings do PISA (Programme for International Student Assessment) com Singapura, mas com as vantagens de oferecer uma educação universalmente gratuita e liberta dos tremendos níveis de stress aos quais os estudantes asiáticos são submetidos.

Saliento duas coisas que julgo serem importantíssimas nesta visão que partilho com a Finlândia:

1º - ensinar por situações práticas, quotidianas, reais nas quais os alunos veem utilidade e sentem a necessidade do domínio das aprendizagens realizadas.

2º - professores valorizados e bem remunerados num sistema que valoriza os esforços das crianças
A Finlândia, a par dos asiáticos como Singapura, Xangai ou Japão, ocupam os topos de desempenho académico dos seus alunos. Mas há uma grande diferença que importa ressalvar. Cruzar estes resultados académicos com o nível de felicidade dos alunos. E aí a Finlândia destaca-se. Os níveis de stress dos alunos asiáticos e o pouco tempo que possuem para serem crianças e adolescentes para além de estudantes é escasso e preocupante. Enquanto que uns privilegiam a cooperação, outros apostam na competição.



paisefilhos
 
Topo