- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,216
- Gostos Recebidos
- 1,216
Passou os últimos dias a beber mais álcool do que ao longo de todo o ano? As festas de Natal e de Ano Novo podem ter levado a alguns excessos, mas nada que um período de abstinência não ajude. Já ouviu falar do Dry January? Trata-se de um desafio a que muitas pessoas aderem ao deixarem de beber álcool durante um mês. Sabe que consequências traz ao seu corpo.
Nas redes sociais é capaz de se deparar com pessoas que vão fazer este desafio. Consegue ficar 31 dias sem beber álcool? Babak Ashrafi é médico e revelou alguns dos benefícios que pode vir a ter se começar a fazer este desafio.
Dry January. O que acontece ao corpo quando não bebe álcool?
Podem ser várias as vantagens de passar um mês interior sem tocar numa gota de álcool. O médico revela tudo o que pode acontecer.
1- Melhora a função hepática
“Um mês sem álcool permite que o fígado priorize a reparação em vez da desintoxicação. O consumo de álcool promove o acumular de gordura nas células hepáticas e desencadeia processos inflamatórios que prejudicam o funcionamento normal do fígado.”
2- Reduz a pressão arterial
“Ficar sem beber álcool por um período prolongado, como durante todo o mês de janeiro, pode levar a reduções clinicamente significativas na pressão arterial, o que pode contribuir para um melhor relaxamento vascular e redução da rigidez arterial, diminuindo o esforço do coração.”
3- Melhoria dos níveis de colesterol
“O consumo regular de álcool pode aumentar os níveis de colesterol. Abster-se de álcool permite que o corpo reequilibre o transporte e o armazenamento de gordura, resultando frequentemente em níveis mais baixos de colesterol.”
4- Melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue
“O álcool interfere na regulação da glicose, o que prejudica a sensibilidade à insulina e interrompe a liberação de glicose pelo fígado. A eliminação do álcool melhora a resposta à insulina e estabiliza os níveis de açúcar no sangue, reduzindo as flutuações bruscas.”
5- Perda de peso e redução da gordura no corpo
“O novo ano trará muitas resoluções centradas na perda de peso, mas o álcool é responsável por uma quantidade significativa de calorias vazias e estimula o armazenamento de gordura.”
6- Melhora a qualidade do sono
“Eliminar o álcool ajuda a restaurar ciclos de sono mais saudáveis, o que leva a um sono mais profundo e reparador. Essa melhoria na qualidade do sono contribui para aumentar os níveis gerais de energia, a concentração e a regulação do humor.”
7- Reforço do sistema imunitário
“Permite a normalização da regulação do sistema imunitário, melhorando a capacidade do corpo de responder a patógenos. Além disso, melhora no sono, a hidratação e na absorção de nutrientes, que também acompanha a redução do consumo de álcool, fortalece ainda mais as defesas imunológicas.”
8- Reduz a ansiedade e melhora o humor
“Embora algumas pessoas digam que se sentem mais felizes ou relaxadas ao consumir álcool, trata-se de um depressor que interfere nos níveis de serotonina e dopamina, o que agrava muitas vezes a ansiedade e o mau humor.”
9- Pele mais saudável
“Deixar o álcool ajuda a melhorar a hidratação, a circulação e a eliminação de toxinas pelo fígado, o que resulta numa pele mais limpa e com tom mais uniforme.”
10- Líbido
“O álcool prejudica a coordenação, o discernimento e o tempo de reação, o que leva a dificuldades em obter e manter ereções nos homens. Nas mulheres, também pode aumentar a secura vaginal, o que causa desconforto durante o sexo.”
IN:NM
