- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,004
- Gostos Recebidos
- 1,210
O sal é um dos grandes inimigos do coração. Está a associado a diversas doenças e é preciso ter atenção às quantidades. Por outro lado, há mais um ingrediente com o qual é necessário algum cuidado. Falamos da manteiga. Sabe o que acontece à sua pressão arterial quando a consome?
Sam Setareh é cardiologista e à revista Parade revelou como é que a sua pressão arterial acaba por sofrer com o consumo de manteiga e como pode reduzir o seu consumo diário. O teor de gordura saturada é algo com que deve ter especial atenção
Pressão arterial: Os riscos de consumir manteiga
“As gorduras saturadas estão associadas à pressão arterial elevada, principalmente quando consumidas em grandes quantidades. Uma dieta rica em gordura leva ao acumular de gordura nas células. Quando as células têm muita gordura, a quantidade de óxido nítrico disponível diminui e vias de sinalização inflamatórias são ativadas, o que aumenta e eleva a pressão arterial”, começa por dizer o especialista.
Revela que os efeitos podem não ser sentidos logo depois do consumo de manteiga, mas é algo que acontece a longo prazo e que acaba por se manifestar ao longo da vida e na saúde.
"Embora a manteiga não cause um aumento imediato da pressão arterial, o consumo elevado de gordura saturada ao longo do tempo contribui para a disfunção vascular e para o aumento do risco cardiovascular”, continua o médico.
Atenção à quantidade de manteiga
Assim, deve ter muita atenção às quantidades que consome. "A manteiga salgada adiciona sódio a um alimento já rico em gordura saturada, o que cria um mecanismo duplo para elevar a pressão arterial.”
Pessoas com hipertensão ou que sejam mais sensíveis ao sal devem ter algum cuidado uma vez que pode acabar por aumentar a pressão arterial. “Deve limitar o sódio a 1,5 a 2,0 gramas por dia para controlar a pressão arterial. A manteiga com sal pode aumentar significativamente a ingestão diária de sódio quando combinada com o sódio proveniente de alimentos processados e refeições em restaurantes.”
Manteiga: Substitutos mais saudáveis para o seu coração
Como já percebeu, a manteiga pode acabar por afetar a saúde do coração. Desta forma, poderá ser importante encontrar alternativas mais saudáveis. O médico deixa algumas que podem ser as mais indicadas no seu caso.
“Os óleos vegetais são alternativas preferenciais para quem se preocupa com a pressão arterial. É o caso do azeite e do óleo de soja”. Diz que este tipo de alternativas são melhores do que as gorduras saturadas que estão presentes na manteiga.
“Fazer essas mudanças pode exigir um pouco de concentração no início, mas persista e verá que quase não precisará de manteiga e que as suas refeições vão continuar deliciosas quanto antes. Além de manter o sabor, serão mais saudáveis para todos à mesa”, continua o especialista.
IN:NM
