- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,502
- Gostos Recebidos
- 1,113

Muitos estudos já concluíram que ter um animal de estimação faz bem à saúde e contribui para o bem-estar geral. Mas sabia que os seus amigos peludos podem ser portadores de doenças graves que o podem afetar?
Recentemente, registou-se um caso peculiar de um homem belga, de 23 anos, que ficou impotente depois de ter sido arranhado pelo seu gato. O paciente ficou incapaz de ter uma ereção após a ferida ter infetado.
O professor Alan Radford, da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, revelou no periódico científico The Conversation, algumas das infeções que pode contrair. Cuidado.
Raiva
O vírus afeta sobretudo cães que não foram vacinados. A raiva ataca o cérebro e ainda não tem cura – resultando em morte, também nos humanos.
Micoses
Afeta gatos, cães e outros animais. Normalmente, os bichos que as contraem apresentam áreas circulares com falta de pelo.
Salmonela
Novamente os gatos e os cães podem ser portadores de salmonela. Assim como os répteis e os anfíbios. Lave sempre as mãos após tocar no seu animal de estimação.
Toxoplasma
O toxoplasma é um parasita comum nos gatos e que geralmente se encontra nas fezes destes bichos. Para a maioria das pessoas é benigno, porém no caso das mulheres grávidas poderá contribuir para o desenvolvimento de anomalias no feto.
Mordidas e arranhões
Mordidas e arranhões dos nossos companheiros felinos podem transmitir uma bactéria de nome ‘ bartonella henselae’, também conhecida por ‘coceira do gato’. Apesar de aparentemente inofensivas as feridas resultantes podem ficar gravemente infetadas e tornarem-se bastante dolorosas.
Estas também podem ser prejudiciais sobretudo para pessoas cujo sistema imunitário se encontra à partida comprometido – idosos, indivíduos que sofram de VIH ou que estejam a ser submetidos a tratamentos de quimioterapia.
IN:NM