Opinião sobre ligação sem fios (acesspoint vs powerline)

neon_gomes

GF Bronze
Entrou
Mar 15, 2008
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Viva

Precisava de ajuda/opinião sobre a solução para o meu problema.
Tenho um raspberry PI ligado a TV e queria ligar ao meu router (que se encontra noutra divisão). Das experiencias que fiz com pen wireless usb consigo ligar mas a ligação não é estável apesar de o sinal ser médio logo originou-se a necessidade de o ligar por cabo e fico com 1 usb livre :)

Aqui nasce a dúvida. Ligar por cabo o raspberry PI, duas possíveis soluções:
1ª - Acess Point / Extensor de Sinal TP-Link 150Mbps - TL-WA750RE
2ª - Kit 2 Adap PowerLine TP-Link 200Mbps RJ45 c/Pass-Through

Qual será a melhor, visto que o custo das soluções é semelhante. Não tenho qualquer experiencia ou feedback com os equipamentos que referi.

Obrigado
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Sabendo que com Acess Point lhe reduz a velocidade de ligação em 50%(por ex: de 300mb para 150mb) e que com os Powerline isso não acontece ( se funcionarem bem) tudo depende do que pretende para a sua rede.
Cumps
 

neon_gomes

GF Bronze
Entrou
Mar 15, 2008
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Sabendo que com Acess Point lhe reduz a velocidade de ligação em 50%(por ex: de 300mb para 150mb) e que com os Powerline isso não acontece ( se funcionarem bem) tudo depende do que pretende para a sua rede.
Cumps

Obrigado pela informação, realmente não sabia como os repetidores funcionavam pois essa parte do 50% é chato e devem aumentar o ping da ligação. Sempre pensei que tivessem 2 antenas para receber e emitir. Agora só com uma.... é para esquecer pois tinha a ideia de utilizar para stream de vídeo.

Assim só me resta a solução de powerline, tenho a duvida em relação aos equipamentos com tomada incluída ou não. Pois pelo mesmo preço posso comparar umas powerline de 500mbits (montando com uma tomada dupla na parede) ou umas de 200mbits com tomada incluída (na qual irei ligar um extensão)

Estou com duvida qual funcionará melhor, pois sei que existem perdas
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Todos os acesspoint, range extenders etc, suponho eu, são unidireccionais(dividem a banda em duas para enviar por uma e receber pela outra reduzindo assim a largura disponivel para metade) perdem 50% mais ou menos sempre que se acrescenta um desses elementos para aumentar a distancia da rede, embora no computador a rede apareça com o máximo de rede, se a medir dará conta!!.Teóricamente as de 500mbits(mais do dobro das de 200) funcionarão melhor para o que pretende (stream de vídeo) sendo que maior capacidade=maior perfomance, mas deve informar-se melhor com quem saiba mesmo do assunto. Eu apenas conheço a teoria, na prática não.
Se a sua rede elétrica permitir uma boa função das powerline (sem ruido) ficará bem servido, penso eu de que...
Cumps
 
Última edição:

neon_gomes

GF Bronze
Entrou
Mar 15, 2008
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
...
Se a sua rede elétrica permitir uma boa função das powerline (sem ruido) ficará bem servido, penso eu de que...
Cumps

Acabei por comprar powerline kit 500mbits da tp-link, agora como sei que velocidade tenho? tenho fibra30 e consigo ter 30megas através da powerline :)
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Acabei por comprar powerline kit 500mbits da tp-link, agora como sei que velocidade tenho? tenho fibra30 e consigo ter 30megas através da powerline :)

Supostamente esses 30 megas são o máximo que a sua net dá.
As powerlines não perdem nada. É como se estivesse ligado ao ruter. Fazer medições ligado directamente ao ruter e depois às powerlines e comparar.
Há instrumentos de medida da velocidade da net, basta pesquisar(google) por medir velocidade de net(speedmeter, net.mede da anacom) etc.
Deve estar bem servido com a opcção que fez.
Cumps
 

Parranda

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 2, 2012
Mensagens
44
Gostos Recebidos
0
Usa ruckus. A pt dantes usava isso para stream de tv é o ideal.
 

Parranda

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 2, 2012
Mensagens
44
Gostos Recebidos
0
Eu em casa uso estes dois (Ruckus Wireless 2825 e 2111 Wireless Multimedia Adapter) a uma distancia entre eles de 50 metros e umas 4 paredes.

Nas casas de venda de produtos online tipo ozlx e curto jurto encontras a preços em conta.


Cumps
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Deconhecia isto mas, e o preço:shy_4_02: Não sei se posso colocar aqui o link(se não puder peço desculpa e para o apagarem. Ruckus | Ruckus Wireless: Portugal

Cumps

Quando disse que desconhecia isto referia-me á marca em causa. Emissores/receptores de vídeo e audio há muitos mas o wifi, microondas, etc, interferem com esses aparelhos por funcionarem no mesmo comprimento de onda. Eu tenho um da Philips mas optei por injectar o sinal nas tomadas modulado por RF e uso-o apenas para comutar o canal porque o wifi do portátil e o smarphone gerava interferêncas irritantes.
Assim sendo não me parece que fosse servir para a funções que o user apontou.
Cumps
 

Parranda

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 2, 2012
Mensagens
44
Gostos Recebidos
0
Quando disse que desconhecia isto referia-me á marca em causa. Emissores/receptores de vídeo e audio há muitos mas o wifi, microondas, etc, interferem com esses aparelhos por funcionarem no mesmo comprimento de onda. Eu tenho um da Philips mas optei por injectar o sinal nas tomadas modulado por RF e uso-o apenas para comutar o canal porque o wifi do portátil e o smarphone gerava interferêncas irritantes.
Assim sendo não me parece que fosse servir para a funções que o user apontou.
Cumps


No teu caso o problema é que o teu aparelho funciona na frequência do router penso ser 2.5ghz e poderias ter comprado um que funciona em 5.7ghz

Assim eliminavas o problemas de wireless e podias difundir o sinal de video sem interferências.
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
No teu caso o problema é que o teu aparelho funciona na frequência do router penso ser 2.5ghz e poderias ter comprado um que funciona em 5.7ghz

Assim eliminavas o problemas de wireless e podias difundir o sinal de video sem interferências.

Pois eu sei, nisso tem razão mas, e há sempre um mas, o que o user queria se bem percebi foi ter internet sem redução de velocidade e stream de vídeo com o raspberry ligado à tv e ainda ligação física a um pc. Ora qualquer acesspoint ou range extender corta-lhe a net em 50%.
Cumps
 
Última edição:

neon_gomes

GF Bronze
Entrou
Mar 15, 2008
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Pois eu sei, nisso tem razão mas, e há sempre um mas, o que o user queria se bem percebi foi ter internet sem redução de velocidade e stream de vídeo com o raspberry ligado à tv e ainda ligação física a um pc. Ora qualquer acesspoint ou range extender corta-lhe a net em 50%.
Cumps

Pois:) exato e a solução de powerline funciona que nem "ginjas".
Não sei se a minha instalação permite o uso máximo da powerline, mas o que sei é que consigo ver no Raspberry Pi a "TV portuguesa" (OpenElec) sem quebras, o que não conseguia com wireless. Mas o problema pode ser mais complexo do que a solução que encontrei, pois poder ser da compatibilidade entre o Raspberry e a pen wireless, mas entre encontrar o problema ou encontrar a solução, optei pela solução.

OFFTOPIC: o canal youtube da "victoria's secrets" na Tv é um espetáculo...
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Pois:) exato e a solução de powerline funciona que nem "ginjas".
Não sei se a minha instalação permite o uso máximo da powerline, mas o que sei é que consigo ver no Raspberry Pi a "TV portuguesa" (OpenElec) sem quebras, o que não conseguia com wireless. Mas o problema pode ser mais complexo do que a solução que encontrei, pois poder ser da compatibilidade entre o Raspberry e a pen wireless, mas entre encontrar o problema ou encontrar a solução, optei pela solução.

OFFTOPIC: o canal youtube da "victoria's secrets" na Tv é um espetáculo...

Ainda bem que ficou satisfeito com a solução adoptada.
Sei que talvez existam outras soluções, que as há, mas não conheço em detalhe o seu funcionamento(euros). A que adoptou é plug and play e garante habitualmente a satisfação do cliente com a vantagem de: onde há uma tomada eléctrica tem um ponto de ligação directa à net como se o ruter ali estivesse sem necessidade de mais fios ou configurações.
A alternativa de alterar o sistema de stream de vídeo de 2,5gGhz para 5,7Ghz deixa-me muitas duvidas quanto à emissão de radiação adicional que isso implicaria (já anda tanta aí no ar...) e, não me agradou de todo mesmo sabendo que isso iria anular as interferências dos restantes aparelhos.
Cumps
 
Última edição:
Topo