- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,724
- Gostos Recebidos
- 1,187
Também já vestiu o seu patudo durante os dias frios? Mas afinal, por que motivo é que o faz? O que o leva a crer que o seu animal de estimação tem frio?
Estas questões devem ser, na verdade, debatidas com o veterinário do seu patudo. No entanto, há algumas dúvidas que a médica veterinária Rebecca MacMillan esclareceu ao Many Pets.
Posto isto, vai finalmente perceber se até aqui priorizou um capricho seu ou uma necessidade verdadeira do seu animal de estimação.
Recorda-se das mil camadas de roupa que o obrigavam a vestir quando era criança e o impossibilitavam de brincar? Não tem de se vingar no seu amigo de quatro patas.
Se tem um gato com uma personalidade forte e com pouca paciência, provavelmente nem aguentou muito tempo vestido. E, provavelmente, repetia esse comportamento, mesmo que estivesse no Polo Norte.
Quando deve vestir o seu patudo?
Por razões médicas: Alguns tratamentos clínicos podem exigir algum tipo de revestimento com tecidos, como botas para cães em tratamento de lesões nas patas; coberturas para a cabeça e ouvidos; armaduras de recuperação e outras possibilidades.
Quando o tempo arrefece drasticamente. Alguns cães, especialmente os mais velhos e de raças pequenas, ficam mais vulneráveis.
Cães sem pelo ou com pelagem mais fina também podem sentir um aconchego extra se beneficiarem de uma camada quentinha durante períodos de frio.
Raças de cães como os Siberian Huskies, conseguem lidar melhor com o frio do que outras raças. Porém, a especialista alerta para que os donos se certifiquem de todos os riscos que cada animal pode correr, visto que alguns animais sofrem de problemas de saúde específicos e, que podem ser intensificados com o frio.
Impacto das temperaturas nos animais:
7°C: Esta temperatura já é suficientemente baixa para algumas raças de cães que não estão habituadas a temperaturas baixas.
0°C: Pode chegar a ser perigoso para animais mais pequenos e com pouco pelo, para animais bebés e até mesmo para os mais velhos e debilitados.
-6°C: A maioria dos cães pode entrar em hipotermia. Ainda assim, por melhor que seja a qualidade da roupa do seu patudo, evite a exposição permanente a temperaturas geladas.
Quando não usar roupas nos animais
A especialista refere que se não sabe quando vestir, mais vale não o fazer. Explica que alguns cães já têm uma proteção natural contra as oscilações de temperatura, portanto usar roupas pode fazer mais mal do que bem.
Riscos de vestir o patudo
Dar uma camada extra ai seu animal, pode levá-lo a um sobreaquecimento e a algum stresse.
Esta veterinária esclarece que é preciso ter um cuidado acrescido com cães braquicéfalos (de rosto achatado) que apresentam dificuldades na respiração e nos mecanismos de resfriamento, mesmo em temperaturas amenas.
Além disso, refere que as roupas podem causar "restrição de movimentos e irritação na pele, especialmente se a peça for do tamanho ou tipo de tecido errado".
Efeitos psicológicos
O efeito de calor excessivo e o facto de condicionar os movimentos do seu cão pode levá-lo a entrar em muito stress. Em nenhum momento deverá forçar o seu animal a usar roupas.
Se pretende melhorar a sua qualidade de vida e conforto deve optar por coisas básicas como:
Adicionar mantas quentes à cama do seu animal
Passear com seu cachorro em horários específicos e que não o deixem desconfortável
Secá-lo com uma toalha quando chega a casa depois de um passeio chuvoso
Evitar períodos prolongados ao ar livre durante o frio
E nos momentos em que pode vestir o seu animal, significa que já pode esti-lo de Grinch ou de Elfo? Não necessariamente, dado que essas roupas não têm a finalidade de aquecer. Apenas "embelezar".
O seu amigo de quatro patas pode não achar tanta graça e não tem de o fazer sentir um acessório do dono.
IN:NM
