• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Os Canários Gloster

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Os Canários Gloster

Autor: Miguel Angelo Soares

200.jpg

Conheça melhor o Canário Gloster...

Ao contrário de outras antigas espécies de canários cuja origem é motivo de muita especulação, a origem dos Glosters está muito bem documentada. O desenvolvimento desta espécie é relativamente recente, data de 1925. O nome de Mrs. Rogerson de Cheltenham em Gloucestershire ficara para sempre associado à criação e desenvolvimento desta raça. Mrs. Rogerson foi a primeira criadora a expor este pequeno espécime, com poupa, numa exposição em 1925 no Crystal Palace em Inglaterra. Na altura, este exemplar foi analisado pelos juizes que consideraram que o pássaro em causa apresentava diferenças face ao standard actual dos pássaros de poupa e que tinha potencial para evoluir como uma raça distinta.

Foi nesta altura que, o exemplar em exposição, serviu para desenhar o primeiro "standard of excellence" que permitiu o desenvolvimento dos Glosters. No seguimento desse evento, um conhecido criador Escocês e juiz de renome, Mr. John McLay de Kirkintilloch, começou a cooperar com Mrs. Rogerson, e vieram a estabelecer as formas de referência.

No livro de A.W.Smith "The Gloster Fancy Canary" é mencionado que a linha original de Mrs. Rogerson, teve como base cruzamentos de "Crested Roller Canaries" com os "Smallest Borders" que estavam disponíveis. A linha de Mr. McLay, consistia em pequenos "Crests" cruzados com um determinado tipo de Borders.

Desta forma, geneticamente o Gloster é formado com base em três fontes distintas, no entanto, acabou por evoluir para uma espécie bastante diferente das suas origens. Apesar de ter tido uma evolução lenta, hoje em dia esta espécie apresenta tanto no seu país de origem , Inglaterra, como noutros Países como Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, etc.., inúmeros criadores e adeptos dos Glosters.

É uma das espécies que, estando presente em qualquer exposição, se apresenta como uma das mais requisitadas e mais solicitadas quer por criadores experientes quer por criadores iniciados que querem começar a sua experiência no mundo da ornitologia. Nos Glosters existem exemplares com e sem poupa, sendo que se devem sempre acasalar entre si um exemplar de cada tipo.

Estes exemplares, são conhecidos como CORONA (poupa) e CONSORT (sem poupa), que à parte da poupa apresentam o mesmo formato em termos de corpo. Têm como característica serem dos canários mais pequenos e robustos. É fundamental a postura e a plumagem destas aves, assim como a definição da cabeça, do peito, do tamanho das patas o alinhamento das asas, etc. Para além do descrito, todos os exemplares devem estar nas proporções adequadas e em perfeita harmonia, com a tendência para o tamanho diminuto.


Arca de Noé
 

fernandogoes

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Ola a todos

Estou a iniciar o meu hobby na criação de canário, vou criar com 3 casais de Glosters, não os adquiri a nenhum criador conhecido nem com anilha, mas pretendo anilhar os meus, será que me podem aconselhar algum clube em especial??

Abraço
Fernando Gomes
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Ola a todos

Estou a iniciar o meu hobby na criação de canário, vou criar com 3 casais de Glosters, não os adquiri a nenhum criador conhecido nem com anilha, mas pretendo anilhar os meus, será que me podem aconselhar algum clube em especial??

Abraço
Fernando Gomes

boas
amigo deves ver se existe na tua zona ou região se
existe uma associação ornitológico, pois la seras informado
o que é preciso, e fazer te de socio.
abraço
 
Topo