Os primeiros sapatos do bebé

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Os primeiros sapatos do bebé

mam3.jpg
Na ansiedade de ver os bebés a andar, alguns paiscomeçam a pôr-lhes sapatos cedo demais. Antes dos 12-18 meses não há necessidade de sapatos, a não ser em ocasiões especiais -festas, saídas, etc. Preferencialmente o bebé deve andar descalço, com meias antiderrapantes se o solo estiver frio.

É necessário o bebé sentir o chão e as suas irregularidades, para poder adaptar o pé e equilibrar-se. A comprar alguns sapatos, é recomendável serem sapatos formativos. Os sapatos foram concebidos para proteger o pé de objectos que encontre no chão e que lhe possa fazer mal. De qualquer forma , os sapatos não evitam as deformações do pé nem contribuem, de nenhuma forma, para o desenvolvimento psicomotor.

Uma vez que a criança caminhe, pode adquirir sapatos suficientemente amplos para acomodar os pés, sem os pressionar;

As solas devem ser antiderrapantes (o mesmo se usar meias);

Os contrafortes laterais devem ser suficientemente apoiantes para evitar que o pé resvale para o lado, e para manter o pé direito;

A sola interna deve ter o relevo necessário para estimular o desenvolvimento do arco plantar;

Não é necessário gastar ”fortunas” em sapatos …dado que os pés das criança crescem rapidamente, há que ter em atenção este aspecto e ter sapatos que não estejam, nem largos demais nem, apertados;

As crianças devem andar descalças em casa, com meias antiderrapantes;
Os sinais de alarme são:alterações como coxear, diferenças de tamanho ou de forma entre os membros inferiores, dores nas pernas, deformações.

Boas práticas a não esquecer

É sempre bom que os bebés tenham boas posturas. O sentar “à chinês” (com as pernas cruzadas) é uma medida boa, em termos posturais, ao contrário do “sentar à japonês”(com as pernas para trás).

in Dr Mário Cordeiro Em “O grande livro do bebé”
 
Topo