• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Oscar Casares convidado para Bienal de Florença

Universalizes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 17, 2008
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Autor do polémico painel da basílica do Sameiro foi o pintor luso escolhido

Óscar Casares caiu no goto dos críticos de arte internacionais e convenceu a organização da Bienal de Arte Contemporânea de Florença, em Itália, que o convidou para marcar presença no certame, a realizar de 5 a 13 de Dezembro de 2009.

O pintor bracarense assumiu algum protagonismo aquando da instalação de um conjunto de painéis no templo do Sameiro, em Braga. A saga em torno do desaparecimento do quadro que Óscar Casares enviou a Nicole Kidman foi o culminar de um "annus horribilis" que começou a inverter a tendência com a entrega da obra à actriz. Recentemente, Nicole escreveu a Óscar Casares, agradecendo e elogiando a obra.

Agora, Óscar dispõe de 40 dias para responder ao convite da organização da Bienal de Florença, condição que depende da angariação de patrocinadores, enquanto tem que desenvolver as obras a apresentar, cujas regras da bienal impõem que tenham sido realizadas nos últimos cinco anos.

"Tenho estado a produzir para encomendas. Terei que fazer e completar obras novas. Ser convidado já é uma projecção, tratando-se da feira que é o centro de tudo em termos de arte", afiança Óscar Casares, impelido por uma força que o levou a desenvolver estudos, nos últimos tempos, para alcançar novos patamares.

"Lancei-me no desafio de colocar o meu trabalho a ser sujeito à avaliação na internet e o resultado da avaliação de pessoas que não me conhecem está à vista", aponta o pintor, numa alusão a críticas recentes em que, inclusive, chegaram a ser questionadas as influências da pintura de Óscar. "Quem define a obra é quem a observa. A inspiração não é algo que se possa definir. Será uma fusão do abstracto com a linha urbana, mas também não tenho que ser obrigatoriamente retratista".

E essa exposição para avaliação colectiva acontece no site de arte "artbreak", que, na página dedicada aos quadros mais apreciados, regista a rendição sem fronteiras à qualidade da obra do pintor bracarense, onde os mais de 400 votos, conferidos por apreciadores de arte ao quadro de Nicole Kidman, asseguram uma liderança confortável entre todos os pintores propostos a análise. Mas Óscar inscreve mais uns quantos outros quadros entre os mais votados, figurando também o "polémico" painel exposto no Sameiro.

O convite da Bienal de Florença é um exemplo da aposta em alargar o objectivo da mostra que, desde 2001, integra o programa "diálogo entre culturas", das Nações Unidas. É objectivo primeiro reunir o máximo de artistas e nações. Estarão em Florença mais de 800 artistas de cerca de 80 países.

Óscar Casares convidado para Bienal de Florença - JN
 
Última edição:
Topo