Ouvir a voz

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0



Ouvir a voz






img1_587524833eaf98eb779a387e33768c6a.jpg



Falar pausadamente, evitar gritar e beber muita água ajuda a prevenir as perturbações da voz. A rouquidão é uma queixa comum, mas não é o único sinal de que algo não está bem, por isso há que ouvir atentamente a própria voz.


Veículo de comunicação, por excelência, é importante para socializar e utilizada para transmitir ideias ou verbalizar pensamentos. A voz assume primordial importância nos relacionamentos pessoais e profissionais, e há quem faça dela o principal instrumento de trabalho. Não admira, pois, a existência de um dia específico no calendário. Tal como acontece noutras efemérides, no Dia Mundial da Voz (16 de Abril) são promovidas diversas iniciativas com o intuito de sensibilizar a população para alguns sinais a que se deve dar importância, como a rouquidão ou desconforto ao falar.

A Academia Americana de Otorrinolaringologia define a voz como o som que resulta da vibração das cordas vocais provocada pela passagem do ar, através da laringe. As perturbações nestes órgãos reflectem-se no som, mas também na sensação que se tem ao falar. Aliás, costuma ser a própria pessoa a identificar os sinais de incómodo, como a rouquidão, a afonia, a fadiga vocal ou as alterações no timbre. Na prática, poderá sentir dificuldade ou ter de fazer algum esforço para falar, sentir dificuldade em modular a voz ou não conseguir emitir determinados sons.

As perturbações na voz podem ter diversas causas. As gripes e as constipações interferem com a vibração das cordas vocais e, por isso, podem provocar alterações na voz. Por norma, estas alterações duram entre duas a quatro semanas, pelo que a persistência dos sintomas por mais tempo ou o aparecimento de sinais mais preocupantes, como por exemplo expectorar sangue, requerem uma consulta a um especialista em otorrinolaringologia.

É possível manter a voz saudável, mas todo o cuidado é pouco perante sinais incomuns. Os professores, os vendedores, os advogados ou os cantores devem ter cuidados especiais – afinal a voz é o seu principal instrumento de trabalho. A disfonia (alterações de voz) e o cansaço vocal afectam com frequência estes profissionais. O repouso vocal ajuda a recuperar bastante, contudo pode não ser suficiente.



Cuidados com a voz

• Falar pausadamente

• Não gritar

• Beber bastante água

• Ter uma alimentação equilibrada e variada

• Praticar exercício físico com regularidade

• Aprender técnicas vocais




Além do repouso vocal…

A hidratação das cordas vocais depende da quantidade de água ingerida ao longo do dia. A emissão de um único som é o suficiente para que estas vibrem intensamente, pelo que será melhor que estejam hidratadas. Durante a prática de desporto é igualmente necessário reforçar a hidratação bebendo água. As bebidas alcoólicas ou com gás, bem como o café e o chá preto podem causar desidratação das cordas vocais.

Os fumadores sofrem alterações na voz, porque o tabaco afecta as cordas vocais. Também o pigarrear as agride. Engolir em seco, tossicar ou beber água são boas alternativas a pigarrear que, é, em muitos casos, causado por doenças alérgicas como a rinite. E como as alergias afectam a voz, é importante poupar a voz durante uma crise alérgica, tal como o é, durante uma gripe ou constipação.

Esforçar a voz é igualmente prejudicial. Por exemplo, falar num local ruidoso faz com que se aumente o volume e consequentemente surge a rouquidão, devido ao esforço. Quem trabalha com crianças também está sujeito a um esforço suplementar, porque os mais novos fazem muito ruído obrigando a levantar o tom de voz, persistentemente.

O mesmo acontece com o falar no exterior, por isso há que ter cuidado. Sempre que possível, deve-se falar no tom normal, sem recorrer a tons mais graves ou mais agudos. A utilização incorrecta da voz obriga na maioria das situações a um esforço suplementar das cordas vocais.

Em alguns casos pode ser benéfico aprender técnicas vocais, de forma a evitar a fadiga vocal. Saber respirar é fundamental, assim como ter uma postura corporal correcta. Existem, ainda, exercícios que ajudam a manter a voz saudável, como seja a leitura de um texto em voz alta.

A prática de exercício físico, uma alimentação saudável, horas suficientes de sono e, sobretudo, estar atento à própria voz são aspectos importantes que ajudam a manter a voz saudável.



O que prejudica a voz?

• Hábitos tabágicos

• Ingestão de bebidas alcoólicas

• Ingestão de bebidas com cafeína

• Poluição

• Refluxo gastro-esofágico

• Mau uso vocal

• Diferenças de temperatura

• Bebidas muito quentes ou muito frias


medicosdeportugal
 
Topo