• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Paraplégico denuncia injustiças "José Lima"

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Paraplégico denuncia injustiças


Ao segundo dia, José Lima, o homem que está a atravessar o País em cadeira de rodas para reclamar igualdade de oportunidades para os deficientes, recebeu a primeira recompensa. Estava a entrar no Porto e foi abordado por um jovem arquitecto que lhe fez uma promessa: “A partir agora nunca mais faço um projecto sem pensar em si.”

José Lima está consciente de que não vai conseguir milagres com a sua aventura, mas se conseguir mais compromissos como este, que ajudem a abolir as barreiras arquitectónicas e a melhorar o acesso dos deficientes ao mercado de trabalho, regressa a casa com o sentido de dever cumprido. “Basta que a consciência dos portugueses mude em relação aos deficientes para me sentir recompensado”, disse ontem, após ter cumprido a oitava etapa, entre Pombal e Leiria.

A viagem iniciou-se no dia 1 deste mês, em Viana do Castelo. A uma média de 40 quilómetros por dia, deverá ficar concluída no dia 21, com a chegada a Faro. Pelo caminho, estão previstas paragens em 21 municípios, com o objectivo de sensibilizar autarquias e cidadãos para os problemas dos deficientes motores.

“Estou inscrito num centro de emprego há três anos e não consigo colocação. Sou chamado para entrevistas, mas quando chego de cadeira de rodas os gestores dizem que a empresa não tem condições para me receber e mandam-me embora”, relata José Lima, de 52 anos.

Habilitado com um curso superior de Electrónica, sofreu um acidente em 1997 quando vistoriava um elevador e ficou paraplégico. A partir daí, tem-se empenhado em denunciar as injustiças que afectam as pessoas com deficiência.

Editou dois livros, prepara a publicação de mais dois e fez-se à estrada na sua cadeira de rodas com dois objectivos. “Denunciar a hipocrisia dos governantes” em relação à falta de cumprimento da legislação sobre barreiras arquitectónicas e demonstrar que um deficiente motor “não é nenhum deficiente intelectual”.

Hoje, José Lima parte de Leiria em direcção a Torres Novas. Quando chegar ao fim, terá feito mais de 730 quilómetros.

PERFIL

José Lima tem 52 anos, nasceu em Ponte de Lima e reside em Viana do Castelo. Formou-se no estrangeiro em Electrónica Industrial e teve “uma vida maravilhosa” até ao acidente que sofreu em Dezembro de 1997. É divorciado e tem um filho de 20 anos. Criou uma microempresa de componentes electrónicos para elevadores, foi distinguido pelo Ministério do Trabalho, mas teve de abandonar o projecto em 2003 a conselho dos médicos. Desde então, tem procurado um emprego compatível com as suas limitações físicas, mas sem êxito. Queixa-se da falta de coragem dos empresários.

Fonte:Correio da Manhã
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Realmente é lamentável que ainda hoje se continuem a construir edifícios públicos, e outras estruturas, sem ter em conta a mobilidade dos deficientes.
É que na maioria dos casos a diferença do preço de construção é insignificante!
 
Topo