Parlamento Europeu trava o uso de biocombustíveis

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1



A meta de 10% de uso de energias renováveis no sector europeu dos transportes em 2020 foi debatida numa comissão do Parlamento Europeu. Ficou agora estipulado que o uso de biocombustíveis nos transportes rodoviários não poderá ultrapassar os 6%, uma medida que vem ao encontro das preocupações com os efeitos do combustível feito a partir de produtos agrícolas.


Os impactos negativos dos biocombustíveis estão na base da decisão tomada pela comissão presidida por Claude Turmes, que justificou a fixação do limite para "fortalecer as salvaguardas contra os impactos negativos dos biocombstíveis".

A decisão vem ao encontro das preocupações de ambientalistas e do Banco Mundial, que apontam o aumento do uso de biocombustíveis como sendo o responsável pela subida em flecha do preço dos alimentos e contribuirem para a deflorestação.

A comissão aprovou igualmente uma meta de médio prazo, definindo que em 2015 o transporte rodoviário deve usar 5% de combustíveis com origem em fontes renováveis. E um quinto (1%) deverão ser combustíveis de outras fontes que não os produtos agrícolas.

As fontes alternativas aos biocombustíveis são o hidrogénio, electricidade vinda de fontes renováveis e os biocombustíveis de segunda geração, fabricados a partir do lixo.

A comissão prevê ainda uma revisão deste plano em 2014, tendo em conta os avanços tecnológicos que se tenham desenvolvido até essa altura e a exequibilidade da meta proposta para 2020.




Esquerda.Net
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,807
Gostos Recebidos
37
Isto é tudo uma cambada de gatu*** todos a favorecer os ricos e a fo*** os pobres.
Onde é que isto vai parar.
 
Topo