• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Peles frágeis e intolerantes

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
aefc3ee9652e9007b230a273792edf06e76d3e67.gif


Peles frágeis e intolerantes

As soluções mais eficazes para ultrapassar este problema

Há cada vez mais mulheres que sofrem de pele sensível, uma situação que implica cuidados acrescidos para combater um problema que tem consequências muitas vezes visíveis.

Em Portugal não existem números exatos de pessoas com este problema, embora se saiba que «uma quantidade apreciável da população tem pele sensível, intolerante mesmo», assegura o dermatologista Fernando Guerra.

O que define a pele sensível é a forma como reage a determinados estímulos, como se de uma alergia se tratasse. Muitas vezes, a sensibilidade é provocada pela utilização de agentes irritantes. Quer saber mais?


Existem vários tipos de sensibilidade cutânea:

- Sensibilidade induzida

A pele torna-se sensível influenciada por agentes externos, tais como tratamentos cosméticos inadequados. Também pode ter origem em fatores relacionados com a toma de certos fármacos ou resultar de um problema endócrino.


- Sensibilidade hereditária

É a que «nasce» com as pessoas. normalmente, está associada a doenças como a dermatite ou a pele atópica. Regra geral, afecta peles mais claras e caracteriza-se por uma reação desfavorável a qualquer mudança brusca de temperatura ou até a comidas picantes. Este tipo de pele tem tendência a desenvolver couperose.


- Sensibilidade ocasional

É a mais comum entre as mulheres e traduz-se em sensações ocasionais de irritação, prurido e picadas. Aqui não se pode falar estritamente de pele sensível, pois não há uma associação clara a factores desencadeantes.


Pele sensível sem dúvidas

Fernando Guerra, dermatologista, dá-lhe todas as respostas:


Nasce-se com pele sensível?

A pele de um bebé é sempre uma pele delicada, sem glândulas sebáceas nem sudoríparas. Só se tem uma pele sensível aos seis meses se a criança for atópica, isto é, se tiver um eczema, em geral causado por asma ou doença de pele na família. a partir da puberdade, com o surgimento das glândulas sebáceas, então teremos ou não pele sensível. Com o stress e o avançar da idade, a pele torna-se ainda mais sensível.

Entre as substâncias que integram a composição de cosméticos, quais são prejudiciais à pele sensível e quais são benéficas?
Os produtos com ácidos alfa-hidroxiácidos são desaconselhados. Devem usar-se cremes neutros, sem perfume, e que sejam suficientemente hidratantes, sem conterem substâncias potencialmente irritantes.


Que alimentos provocam sensibilidade?

Entre alguns dos alimentos encontram-se o chocolate, as oleaginosas, os citrinos, o peixe azul e a carne de porco.


Que hábitos são desaconselháveis?

Muita exposição ao sol, ambientes abafados, ar condicionado e aquecimento excessivos. Deve-se evitar bebidas alcoólicas e beber, no máximo, dois cafés por dia.


Que cuidados ajudam a melhorar a pele sensível?

Aplicar um protetor solar com FPS 50+ ao longo de todo o ano e optar por cremes hidratantes suaves ajuda.


O que é a couperose?

A couperose ou rosácea, é uma alteração cutânea de origem circulatória que aparece em determinadas partes do rosto. caracteriza-se pela presença de pequenos e numerosos vasos sanguíneos dilatados que aparecem sobretudo nas maçãs do rosto, nariz e queixo. Deve-se a congestões repetidas nos vasos capilares dessas zonas, os quais perdem a sua elasticidade, dilatam e podem até romper.

As causas da couperose podem ser internas, causadas por transtornos digestivos, hormonais ou nervosos, excessos dietéticos ou pela existência de sistema imunitário mais fraco. Mas podem também ser externas, provocadas nomeadamente por irritações químicas, por uma exposição excessiva ao sol ou ainda por outros fatores.


Como tratar a pele sensível?

A luz intensa pulsada e peelings superficiais permitem resultados eficazes, sem efeitos desagradáveis, ao tratar vasos extremamente finos, em áreas pequenas ou grandes, sejam eles mais superficiais ou profundos. São necessárias, em princípio, três a cinco sessões, uma por mês e cada uma terá um custo que deve variar entre 150 a 200 €. Este tratamento tem de ser feito por um dermatologista. Quanto a contraindicações, fique a saber que pode queimar ou acentuar a reatividade quando é mal feita.


41799_69539447374_737057129_q.jpg
 
Topo