Peniche promove seminário “Energia dos Oceanos”

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Desenvolvimento económico e energias renováveis: Peniche promove seminário “Energia dos Oceanos”

seminarioenergia.jpg


Decorrerá em Peniche, no próximo dia 19 de Setembro, entre as 10h00 e as 19h00, no auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, o seminário “Energia dos Oceanos”. Este encontro juntará os principais investigadores nacionais no domínio das energias renováveis que, em conjunto com actores económicos e industriais, promoverão um debate actual e oportuno em torno do mar e do seu aproveitamento energético.

Para a cerimónia de abertura do seminário “Energia dos Oceanos”, está prevista a presença do Ministro da Economia, Manuel Pinho, cabendo a sessão de encerramento ao Secretário de Estado do Ordenamento e das Cidades, João Ferrão.

O objectivo primordial deste seminário será o de estimular os actores urbanos para que, em conjunto com empresas privadas, possam criar dinâmicas de desenvolvimento local e regional e preparar programas estratégicos para acesso aos financiamentos dos Programas Operacionais Regionais no âmbito do QREN 2007-2013, nomeadamente ao nível da Política de Cidades - Polis XXI. Serão abordadas temáticas relacionadas com as perspectivas de aproveitamento energético dos oceanos, tais como a energia das ondas, a energia eólica offshore, as potencialidades das microalgas marinhas e o estudo de casos internacionais de sucesso ao nível do aproveitamento energético dos oceanos.

A realização deste seminário em Peniche, reveste-se de especial significado para este Município, em virtude do seu forte envolvimento em torno da sustentabilidade económica e ambiental do concelho, aproveitando e valorizando os seus recursos endógenos.

Acresce ainda o facto de Peniche ser um dos Municípios parceiros da Rede ECOS, cujos eixos estratégicos assentam no domínio da sustentabilidade e eficiência energética, seja a partir da promoção da construção sustentável, seja a partir da divulgação e na disseminação de centros electroprodutores a partir de energias renováveis, entendidos como pilares de processos de desenvolvimento alargados.

Para os interessados nesta matéria, a participação será gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do endereço electrónico energiadosoceanos@cm-peniche.pt. Este seminário é organizado pelo Município de Peniche, em parceria com o INETI e com o jornal Região de Leiria, contando com o apoio da Rede ECOS e da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU).


Alvorada On-Line
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Aproveitamento energético do mar em discussão em Peniche

O município de Peniche, onde decorrem estudos sobre o aproveitamento da energia das ondas, acolhe sexta-feira o seminário «Energia dos oceanos» que reunirá investigadores e empresas privadas na área das energias renováveis.

O seminário vai apresentar e debater estudos sobre o aproveitamento energético do mar como a energia das ondas, a energia eólica offshore ou as potencialidades das micro-algas marinhas.

Serão ainda apresentados estudos de casos internacionais ao nível do aproveitamento energético dos oceanos.

«Peniche tem recebido investidores que podem vir a desenvolver projectos nesta área e com este seminário pretendemos também preparar candidaturas a fundos comunitários», adiantou hoje à Lusa o presidente da Câmara, António José Correia.

O projecto Waveroller, da empresa portuguesa Eneólica é um dos casos concretos de investimento na área da energia das ondas.

A empresa está a desenvolver o projecto utilizando tecnologia pioneira a nível mundial, instalada no fundo do mar, com vista à produção de energia a partir das ondas.

O projecto está a decorrer ao largo da praia da Almagreira (Peniche) e vai sexta-feira ser apresentado durante os trabalhos do seminário.

«O encontro vai juntar os principais investigadores nacionais no domínio das energias renováveis que, em conjunto com actores económicos e industriais, promoverão um debate actual em torno do mar e do seu aproveitamento energético», refere um comunicado sobre o evento.

No seminário estarão presentes investigadores do INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, do Instituto Superior Técnico e de empresas como a EDP Renováveis.





Diário Digital / Lusa
 
Topo