- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,502
- Gostos Recebidos
- 1,113

Perder peso de forma saudável não é uma tarefa tão simples quanto o desejado, mas para muitas pessoas é mesmo um martírio por ainda acreditarem que é preciso passar fome e fazer inúmeros sacrifícios para conseguir baixar os números na balança. E esta ideia não poderia estar mais errada.
Embora seja certo e sabido que é preciso mudar alguns aspetos na rotina diária para se conseguir perder peso – mudanças essas que acontecem a nível alimentar, comportamental e até mesmo social -, a verdade é que nenhuma dessas alterações implica passar fome. De todo.
Tal como destaca a Health no seu site, um recente estudo da Penn State University, nos Estados Unidos, revela que o sucesso da perda de peso e do ganho de saúde depende apenas de uma maior atenção… naquilo que se come.
A contagem de calorias é uma mais-valia (mas apenas quando não passa a ser uma obsessão), contudo, o ideal é mesmo ler os rótulos com atenção e aprender a decifrar o que cada caloria representa, pois as calorias não são todas iguais e, por vezes, não passam de meros números ocos que nada de bom trazem à saúde (como acontece com as quase infinitas calorias das refeições de fast-food).
Publicado na revista Appetite, o estudo contou com duas fases e um total de 104 mulheres participantes, sendo que 39 tinham já feito parte de uma experiência prévia em que foram testados vários mecanismos de perda de peso, desde o controlo das calorias, à redução das porções e ainda à aprendizagem para escolhas mais saudáveis. As outras participantes não fizeram qualquer tipo de treino de aprendizagem, destaca a publicação.
Assim que todas as participantes foram convidadas para uma refeição em conjunto (que aconteceu uma vez por semana ao longo de quatro semanas), os cientistas notaram que aquelas que tinham aprendido a escolher os alimentos mais saudáveis foram as que reduziram na quantidade de alimentos mais e reforçaram na qualidade de alimentos bons, acabando por comer na mesma um pouco de tudo, mas de uma forma muito mais amiga da boa saúde e forma física.
IN:NM