Portal Chamar Táxi

Pescadores algarvios capturam lula gigante

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Pescadores algarvios capturam lula gigante

1253721726.jpg


Foi na costa de Marrocos que a tripulação do Ribamar, um barco de pesca português, foi surpreendida quando, na sua faina tradicional, capturou inadvertidamente uma lula gigante.

O animal, com mais de sete metros - dois metros para o corpo e mais de cinco e meio para os tentáculos - pesa cerca de 83 quilogramas e foi transportado do Porto de Sagres, onde o barco aportou, para a Universidade do Algarve, em Faro, onde será objecto de estudos científicos.

Apesar de pouco se saber sobre os hábitos e a vida destes gigantes cefalópodes, o seu aparecimento nesta zona do Atlântico é raro. Tem acontecido casualmente, como neste caso agora reportado, e outras vezes têm aparecido animais que arrojam mortos à costa.

Há cerca de 5 anos, um outro caso raro de uma lula-gigante, que se agarrou ao casco de um veleiro na regata oceânica Júlio Verne, provocou alguns calafrios à tripulação francesa do veleiro, por não deixar manobrar o leme. Este incidente também teve lugar perto da costa africana, entre a Ilha da Madeira e Marrocos, o que parece demonstrar que estes animais parecem de facto frequentar estas águas.

O primeiro filme de uma lula-gigante viva foi feito apenas em 2006, quando ocasionalmente um barco dedicado à investigação destes cefalópodes se encontrava a preparar o isco para águas profundas, a cerca de mil quilómetros do Japão. Inesperadamente, um exemplar agarrou-se ao isco, para espanto de todos, que tardaram a reagir, mas que ainda conseguiram filmar o animal vivo. A lula veio a morrer pouco tempo depois de ser filmada e foi recuperada para estudo científicos.

As investigações oceanográficas mais comuns para o estudo destes animais decorrem, normalmente, nos mares em redor da Nova Zelândia e do Japão, onde se estima ser mais provável encontrar estes grandes cefalópodes. Os grandes predadores destes gigantescos animais são os cachalotes e, aparentemente, não têm outros predadores à sua altura.


clix
 
Topo