• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Petiscos

M

MMAD

Visitante
Aqui serão colocadas as receitas referentes aos mais belos petiscos que a nossa gastronomia tem para oferecer.
 
M

MMAD

Visitante
Alheiras à Moda de D´Aguiar

Ingredientes:
200 g carne de vaca
1 kg pão caseiro
Piripiri em pó q.b.
150 g presunto
Galinha caseira (gorda)
Osso(s) de porco
1 cabeça de alho
1 colher de sopa colorau
1 ramo de salsa
1 tripa(s) seca(s) para enchidos
200 g toucinho
Sal q.b.

Preparação:
Coza todas as carnes e os ossos de porco em água suficiente para as cobrir, (de modo a obter no final da cozedura um caldo gordo e forte) também com os alhos descascados, o piri-piri, a salsa e sal.
À medida que as carnes forem ficando cozidas, retire-as, e desfie-as muito bem. Esmague a parte gorda do toucinho e desfie a carne, podendo o courato ser picado com a faca.
Demolhe e lave muito bem a tripa seca.
Corte o pão em fatias finas para um alguidar.
Quando as carnes estiverem todas cozidas, regue o pão com o caldo quente e tape-o com um pano durante alguns minutos.
Depois desfaça muito bem o pão com uma colher de pau e junte-lhe as carnes desfiadas e uma colher de (sopa) de colorau, mexendo bem. Se estiver muito rijo, junte-lhe um pouco de caldo, mas pouco, pois deve obter uma espécie de açorda rija.
Rectifique os temperos e encha as tripas enquanto o recheio está quente, quando frio custa a trabalhar.
Vá enchendo, atando e cortando as alheiras com 15 cm de comprimento. Não se esqueça de as atar bem nas pontas.
Depois de prontas, convém deixá-las no fumeiro se possível, ou no frigorífico durante 1 ou 2 dias.

O caldo tem que ficar mesmo gordo, caso contrário terá que lhe juntar um pouco de banha ou azeite, o que lhe altera um pouco o sabor.
 
M

MMAD

Visitante
Amêijoas com Chouriço

Receita para 4 a 6 pessoas
Ingredientes:
2 kg de amêijoas pretas
sal
6 colheres de sopa de azeite
5 dentes de alho
3 cebolas
250 g de chouriço magro de carne
piripiri
vinho branco
2 limões

Preparação:
Depois de bem lavadas, deixe as amêijoas de molho durante 1 hora bem cobertas de água com 1 colher de sal, a fim de perderem a areia que eventualmente contenham. Numa caçarola larga, leve ao lume o azeite e os alhos pisados. Quando estes alourarem, junte-lhes as cebola descascadas e picadas. Refogue em lume muito brando. Quando a cebola ficar translúcida, junte-lhe o chouriço cortado em rodelas grossas. Tempere com sal e piripiri e, gradualmente, vá adicionando pequenas porções de vinho branco. Deixe refogar até o chouriço cozer. Adicione então as amêijoas escorridas, tape a caçarola e cozinhe até abrirem, agitando o recepiente várias vezes. Rejeite as que ficarem fechadas. Já fora do lume, regue com sumo de limão. Sirva de imediato com pedaços de limão.
 
M

MMAD

Visitante
Caponata Siciliana

Ingredientes:
500 g de beringela
2 hastes de aipo (branco)
1 cebola média
250 g de tomate maduro
50 g de azeitonas verdes doces (descaroçadas)
1,5 dl de azeite
1 dl de vinagre de vinho tinto (mal medido)
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de alcaparras
sal e pimenta

Preparação:
Lave as beringelas, retire-lhes o pé e corte-as em cubos pequenos. Polvilhe com sal grosso e ponha a escorrer. Retire os filamentos ao aipo e corte em bocadinhos. Pique a cebola. Pele e corte o tomate em bacadinhos. Pique as azeitonas grosseiramente. Deite um pouco de azeite numa frigideira antiaderente e salteie as beringelas até alourar ligeiramente. Retire e reserve. No mesmo azeite, salteie os bocadinhos de aipo. Retire. Deite o restante azeite numa frigideira e aloure aí, ligeiramente, a cebola. Junte o tomate e deixe cozer até se desfazer. Adicione o vinagre, o açúcar, as alcaparras, as azeitonas, as beringelas e o aipo. Tempere com sal e pimenta e deixe cozer suavemente até ter uma espécie de compota (cerca de 15 minutos). Sirva frio.
 
M

MMAD

Visitante
Caracóis

Receita da região Baixo Alentejo
Ingredientes:
2l de caracóis
1/2dl de leite
4 dentes de alho
1 folha de louro
Orégãos
Sal e pimenta

Preparação:
Os caracóis devem ser lavados abundantemente até não deitatem qualquer sujidade. De seguida, coloque-os a cozer em água com o sal, a pimenta, o leite, o louro e os alhos que devem ser cortados a meio. Deixe cozer sempre em lume brando para que o caracol saia o mais possível.

Observações:
Uma sugestão que torna os caracóis ainda mais saborosos poderá ser colocar presunto ou paio na água de cozedura.
 
M

MMAD

Visitante
Caracóis à Portuguesa

Receita da região Estremadura
Receita para 10 pessoas
Ingredientes:
2 kg de caracóis pequenos
2 colheres de sopa de azeite
1 ramo de oregãos
1 folha de louro
2 dentes de alho
1 cebola
sal e pimenta
piripiri

Preparação:
Lavam-se os caracóis em várias águas até ao completo desaparecimento da baba. Colocam-se numa panela grande e cobrem-se com água (dois ou três dedos acima dos caracóis). Juntam-se o azeite, os oregãos, o louro, os alhos inteiros, a cebola cortada em quartos, sal, pimenta e o piripiri. Leva-se a panela a lume brando. O aquecimento deve ser lento para provocar a saída dos "pauzinhos" dos caracóis. Quando levantar fervura, vai-se retirando a espuma que se forma à superfície, com a ajuda de uma escumadeira, e mantém-se a fervura sempre suave (cerca de 2 a 3 horas). Conservam-se no líquido da cozedura até à altura de servir. Servem-se quentes em pratinhos individuais com um pouco de caldo da cozedura. Comem-se com o auxílio de palitos ou alfinetes.

Observações:
Em Portugal dá-se preferência aos caracóis cinzentos e pequenos, mas os grandes, apanhados nas vinhas, são também muito apreciados. A estes dá-se vulgarmente o nome de caracoletas. São sempre preferíveis caracóis fechados por uma fina película dura; os outros deverão "jejuar" durante vários dias, a fim de serem eliminadas algumas toxinas provenientes de ingestão de ervas que são prejudiciais ao homem.
 
M

MMAD

Visitante
Caracóis Guisados

Receita da região Alto Alentejo
Receita para 4 a 6 pessoas
Ingredientes:
2 kg de caracóis grandes
sal e pimenta
oregãos
4 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho
1 cebola
salsa
1 chávena de vinho branco

Preparação:
Escolha caracóis de tamanho idêntico. Devem jejuar dentro de uma rede, durante pelo menos 8 dias para libertarem qualquer erva nociva ou com mau gosto. Depois, lave-os em água corrente dentro de um passador largo. Esfregue-os com sal e ramos de oregãos. Lave-os novamente, volte a utilizara sal e oregãos e lave de novo até perderem completamente a baba. Coloque-os numa caçarola, cubra-os com água fria e tempere com sal. Leve ao lume e coza-os até que se libertem da casca, quando puxados com um palito. Escorra, separe-os das cascas e reserve. Deite o azeite num tacho de barro e refogue os alhos e a cebola, tudo descascado e picado. Quando a cebola ficar tanslúcida, adicone os caracóis, salsa picada e o vinho branco. Tempere com sal e pimenta, tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até os caracóis absorverem o gosto dos temperos e o molho apurar. Sirva com fatias de pão frito ou torrado.
 
M

MMAD

Visitante
Caracoletas

Ingredientes:
2kg de caracoletas
750g de batatas pequenas
200g de chouriço
200g de presunto
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
3 colheres de sopa de azeite
Sal, orégãos e piri-piri a gosto

Preparação:
Aloure, no azeite, as cebolas cortadas em meias luas. Junte os tomates pelados e sem graínhas, os alhos, o louro e o piri-piri. Corte o chouriço e o presunto em quadradinhos e adicione ao refogado. À parte, coza as caracoletas com 3 dentes de alho e os orégãos. De seguida, junte as caracoletas ao refogado preparado.
Acrescente as batatas, previamente apuradas, e deixe apurar.
 
M

MMAD

Visitante
Cebolas Recheadas com Cogumelos

Ingredientes:
4 cebolas grandes (variedade portuguesa amarela)
4 colheres de sopa de azeite
200 g de cogumelos champignons
1 dente de alho
125 g de presunto
1\2 chávena de arroz cozido
1 ovo
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de chá de oregãos
sal, pimenta e pimenta da jamaica
2 colheres de sopa de pão ralado
2 dl de caldo de legumes e vinho branco misturados

Preparação:
Pele as cebolas conservando as raízes. Introduza-as em água a ferver temperada com sal e deixe cozer 10 minutos. Escorra e passe rapidamente por água fria. Retire uma tampa e as raízes de cada cebola e, cuidadosamente, escave o miolo, sem as desmanchar. Pique toda a polpa retirada e leve a estufar com 1 colher de azeite. Pique os cogumelos e estufe-os com uma colher de azeite e o alho picado até a água dos cogumelos desaparecer. Pique o presunto e junte-o aos cogumelos, à cebola a ao arroz. Ligue tudo com o ovo, junte a salsa e os oregãos. Tempere com sal, pimenta preta do moinho e pimenta da jamaica. Encha as cavidades das cebolas com o preprado. Polvilhe com o pão ralado, regue com o azeite restante e disponha num tabuleiro onde já se encontra um pouco da mistura de caldo e vinho quente. Leve ao forno bem quente (200ºC) e deixe cozer cerca de 30 minutos, regando as cebolas nos primeiros minutos com o líquido de cozedura e acrescentando-o sempre que necessário. Deixe alourar bem e sirva quente.
 
M

MMAD

Visitante
Chouriço Bêbado

Receita da região Beira Baixa
Receita para 4 pessoas
Ingredientes:
2 Chouriços Extra
0,5 l de bagaço bem forte

Preparação:
Comece por picar os chouriços com um garfo e coloque-os em dois espetos de madeira. Coloque-os assim sobre um assador de loiça ou mesmo de barro.
Regue com o bagaço e de seguida incendei-o. Vá voltando os chouriços à medida que vão assando e sirva-os, por exemplo, com pão saloio.
 
M

MMAD

Visitante
Couve Gratinada

Ingredientes:
1 boa couve-de-cabeça (lombarda ou de sabóia)
3 colheres de sopa de azeite
2 cebolas
3 dentes de alho
150 g de bacon
1 folha de louro
1 haste de hortelã
2 colheres de sopa de farinha
2 dl de leite
2 ovos
3 colheres de sopa de queijo gruyére em fios
sal, pimenta e noz-moscada

Preparação:
Corte a couve em quartos e retire o talo central. Introduza-a em água a ferver temperada com sal, até estar macia. Passe por água fria, escorra bem e pique a couve com a faca. Ponha a escorrer. Entretanto, aloure no azeite as cebolas e os alhos picados e o bacon em quadradinhos. Adicione a couve e o louro e deixe cozer até obter uma espécie de compota. Junte a hortelã em tirinhas, polvilhe com a farinha, envolva, deixe cozer um pouco, regue com o leite e coza um pouco mais. Fora do lume, adicione as gemas, rectifique o tempero e junte as claras em castelo. Deite o preparado num recepiente que vá à mesa e ao forno, polvilhe com o queijo e leve a forno bem quente (200ªC) até obter uma superfície dourada.
 
M

MMAD

Visitante
Croquetes de Vitela

Receita para 8 pessoas
Ingredientes:
500g de vitela picada
1 colher de sopa de leite
1 cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
2 ovos
1 colher de sopa de salsa picada
Farinha de milho
Sal e pimenta

Preparação:
Aloure num tacho a cebola e o alho bem picados. Junte a carne, a farinha e o leite mexendo sempre. Retire do lume para juntar os ovos previamente batidos, a salsa, o sal e a pimenta. Coloque novamente ao lume até obter uma massa homogénea. Molde os croquetes, passe-os por ovo e farinha e frite-os em óleo.
 
M

MMAD

Visitante
Empadas de Borrego

Ingredientes:
Para a massa:
1kg de farinha de trigo
140 gr de banha
Caldo de carne
Sal q.b.

Para o recheio:
1 galinha
1kg de Borrego
1 chouriço pequeno
150 gr de toucinho
2 cebolas pequenas
4 dentes de alho
mangerona q.b.
Grãos de pimenta q. b.
2 cravinhos de cabecinha
Umas gotas de vinagre
Sal q. b.
Água q. b.

Preparação:
Massa:
Amassa-se a farinha com a banha, umas pedras de sal e o caldo onde cozeu a carne. Aproveita-se a gordura que está por cima. Trabalha-se muito bem a massa e estende-se com o rolo. Forram-se as formas das empadas e enchem-se com o recheio.

Recheio:
Amanham-se a galinha e o borrego, põe-se ao lume numa panela com o toucinho e o chouriço, as cebolas, os alhos, a manjerona, a pimenta, os cravinhos e o vinagre, o sal e a água suficiente para cozer. Depois das carnes bem cozidas, cortam-se aos bocadinhos e enchem-se as formas. Em cada uma delas deita-se uma colher de caldo, tapa-se com as tampas, que se apertam muito bem, barram-se com uma gema de ovo, mas faz-se um furinho para respirarem. Vão ao forno a cozer.
 
M

MMAD

Visitante
Empadas de Coelho

Receita da região Alto Alentejo
Receita para 4 a 6 pessoas
Ingredientes:
Para a Massa:
750 g de farinha de trigo
150 g de banha
sal refinado
2 gemas para pincelar
Para o Recheio:
1\2 coelho
200 g de toucinho magro
1\2 chouriço
sal e pimenta em grão
2 dentes de alho
1 cebola
2 cravos-da-índia
1 haste de manjerona
1 cálice de vinagre

Preparação:
Leve ao lume um tacho com água e, quando ferver, junte-lhe o coelho, o toucinho e o chouriço. Tempere com sal, alguns grãos de pimenta pisados, os alhos descascados inteiros, a cebola descascada e cortada em meias luas, os cravos-da-índia raspados, a manjerona e o vinagre. Cozinhe lentamente até a carne cozer e o molho apurar bem. Deve ficar com algum molho. Se achar necessário, junte mais água. Retire as carnes e corte-as em pedaços pequenos retirando cuidadosamente os ossos. Misture com um pouco de molho. Dentro de uma tigela misture a farinha com 125 g de banha, e uma pitada de sal refinado. Amasse e gradualmente junte caldo de carne com gordura. Trabalhe a massa como se posse pão, sobre uma superfície lisa, até ficar macia e fácil de tender. Estenda-a com um rolo, corte em pedaços, e com eles forre formas pequenas e lisas, previamente untadas com a restante banha. Em cada forma deite um pouco de recheio com um pouco de caldo. Cubra com rodelas de massa, unindo as beiras e torcendo as duas massas. Pincele a superfície com gemas batidas e leve ao forno (pré-aquecido) druante cerca de 20 minutos.
 
M

MMAD

Visitante
Espigos à Beiroa

Receita da região Beira Baixa
Receita para 8 pessoas
Ingredientes:
2 molhos de espigos
1,5 dl de azeite
1 dente de alho
Sal

Preparação:
Coza os espigos em água temperada com sal numa panela destapada. Enxugue depois de cozidos e pique míudamente. Leve uma frigideira ao lume com azeite e o dente de alho esmagado e, quando ferver, introduza os espigos e salteie levemente, misturando bem.
 
M

MMAD

Visitante
Favas à Moda da Beira

Receita da região Beira Alta
Receita para 4 a 6 pessoas
Ingredientes:
1,750 g de grãos de favas
200 g de presunto com alguma gordura
6 colheres de sopa de azeite
2 cebolas médias
3 alfaces médias
sal e pimenta

Preparação:
Corte o presunto em pedaços pequenos e leve ao lume num tacho de barro, juntamente com o azeite e as cebolas picadas. Refogue em lume brando e quando a cebola ficar translúcida, junte-lhe as favas e salteie durante uns instantes. Acrescente as alfaces limpas, lavadas e cortadas em quartos. Aqueça bem, tape o recepiente e deixe estufar lentamente sem destapar durante cerca de 20 minutos. De vez em quando sacuda o tacho. Tempere com sal e pimenta e se achar necessário, adicione um pouco de água a ferver. Acabe de apurar em lume brando.
 
M

MMAD

Visitante
Feijão Vermelho com Cerveja

Receita para 4 pessoas
Ingredientes:
250g de feijão vermelho
4 dentes de alho
50g de margarina
1 linguiça
4 tomates maduros
1 malagueta fresca vermelha
1 malagueta fresca verde
3dl de cerveja
sal e cominhos q.b.

Preparação:
Ponha o feijão de molho em água fria de véspera.
Leve ao lume os alhos esmagados, a linguiça cortada às rodelas e a margarina.
Deixe saltear um pouco, adicione o tomate pelado sem sementes, cortado em bocadinhos, tape o tacho e deixe ferver durante 5 minutos.
Escorra o feijão, deite num tacho e cubra com água fria e deixe ferver durante 20 minutos.
Adicione o feijão depois de bem escorrido e junte ao preparado anterior.
Tempere de sal e adicione a cerveja.
Tape e deixe cozer sobre lume brando cerca de uma hora, até os feijões estarem bem cozidos.
Depois de pronto polvilhar com cominhos a gosto.
 
M

MMAD

Visitante
Folar de Carnes

Receita da região Beira Alta
Receita para 6 a 8 pessoas
Ingredientes:
600 g de massa para pão já levedada
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de banha
4 ovos
5 gemas
sal
farinha para tender
1 salpicão
250 g de presunto em fatias com pouco sal

Preparação:
Deite a massa num alguidar e junte-lhe primeiro as gorduras levemente amolecidas. Depois acrescente os ovos batidos com três gemas e uma pitada de sal. Amasse com as mãos e, gradualmente, vá juntando a farinha em quantidade suficiente para a massa ficar bem ligada e se desprender do recepiente e das mãos. Tape e deixe levedar um pouco mais, em lugar abrigado. Divida a massa em três partes. Estenda uma porção sobre uma superfície enfarinhada. Por cima espalhe rodelas de salpicão e fatias de presunto. Tape com outra parte da massa. Disponha o restante salpicão e presunto. Cubra com a terceira porção de massa. Pincele por cima com as restantes gemas batidas e leve ao forno (previamente aquecido) durante 1 hora. Deixe arrefecer antes de cortar.
 
M

MMAD

Visitante
Granola

Ingredientes:
3 copos de flocos integrais de aveia
1 copo de flocos integrais de trigo
1 copo de flocos integrais de centeio
1/2 copo de amêndoas picadas
1/2 copo de nozes
1 copo de açucar mascarado ou escuro
1/2 copo de gérmen de trigo
1/2 copo de sementes de sésamo (gergelim)
100 g de coco ralado
1 c (chá) de sal
1 copo de sultanas (passas)
1 copo de fruta seca aos bocadinhos
1/2 copo de água morna com 2 c (sopa) de mel
1/2 copo de óleo

Preparação:
- Misture numa vasilha grande todos os ingredientes secos, excepto o sal, as sultanas e a fruta seca partida aos bocadinhos.À parte, junte os ingredientes líquidos com o sal e misture aos ingredientes secos, mexendo muito bem, para humedecer. Se a mistura estiver um pouco seca pode acrescentar mais um pouco de óleo.
- Espalhe a mistura num tabuleiro grande, ou então, divida-a por várias vezes.
- Leve ao forno brando (200ºC) durante 15 a 20 min.,mexendo cada 5 min. até ficar dourado por igual.
- Retire do forno, deixe arrefecer, acrescente as sultanas e a futa seca.
- Guarde em frascos ou latas bem tapadas.
- Sirva com leite ou iogurte e fruta fresca.

Observações:
È um bom pequeno-almoço ou jantar.
A granola não só é um alimento muito nutritivo como também requer mastigação, devido aos grãos de cereais e oleaginosas, activando a digestão.
 
M

MMAD

Visitante
Lapas com Molho Afonso ou Afonso de Lapas

Receita da região Açores
Receita para 4 a 5 pessoas
Ingredientes:
2 kg de lapas miúdas vivas com musgo
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
1 dl de azeite
1 pimenta vermelha doce ou picante
sal e pimenta

Preparação:
Lavam-se as lapas. Picam-se a cebola e o alho e "trespassam-se" com azeite (não se deixam alourar). Juntam-se depois a pimenta vermelha e a salsa picadas e tempera-se com sal e pimenta. Introduzem-se as lapas e deixam-se cozer rapidamente (se cozerem muito, as lapas tornam-se duras). Agita-se o tacho, não se devendo mexer com a colher. Rectificam-se os temperos, tendo em conta o sal que as lapas já têm.
Variante de S. Miguel:
Na altura em que se introduzem as lapas junta-se 1\2 dl de vinho branco no qual se dissolveu 1 colher de chá de farinha de trigo. Servem-se como primeiro prato ou petisco.

Observações:
As lapas dos Açores têm pouca areia, pois são apanhadas nas rochas e portanto batidas pelo mar. São geralmente vendidas de porta em porta pelas mulheres dos pescadores que as transportam em cestos.
 
Topo