• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pintura da Renascença Italiana

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Pintura da Renascença Italiana

350px-Feastofthegods.jpg

O Festim dos Deuses, de Giovanni Bellini.

Na arte e na ciência, a Itália foi o país catalisador do progresso durante o Renascimento.

Renascimento é uma palavra com vários significados. Por isso, a pintura dessa época não se refere a um estilo único. A arte da Renascença surgiu de uma nova sociedade, que se desenvolvia com rapidez. Ela marcou a passagem do mundo medieval para o moderno e, assim, estabeleceu o alicerce da sociedade ocidental de hoje.

Os pintores do Renascimento italiano, embora ligados a cortes particulares e leais a certas cidades, viajaram por toda Itália, muitas vezes ocupando status de diplomatas e disseminando idéias artísticas e filosóficas.A cidade que é considerada o berço do Renascimento, e particularmente da pintura do Renascimento, é Florença.

O Renascimento na Itália começou de forma gradual e seus primórdios se evidenciam na arte de Giotto. A busca pela precisão científica e pelo maior realismo culminou no equilíbrio de Rafael e Michelangelo. A influência do Humanismo reflecte-se na variedade de temas temporais. Na fase final da Renascença, o Maneirismo tornou-se o estilo dominante.

Desse modo, a pintura do Renascimento italiano pode ser dividida em quatro fases:

* Proto-Renascença, 1290-1400.
* Primeira Renascença, 1400-1475.
* Alta Renascença, 1475-1525.
* Maneirismo, 1525-1600.

Fases do Renascimento Italiano

Proto-Renascença

A Primeira Renascença


200px-Birth_of_Venus.jpg

O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli.

O termo Renascimento é aplicado a um período de amplas realizações culturais que se estendeu por três séculos. Artistas, filósofos, cientistas e governantes acreditavam que o caminho para a grandeza e o esclarecimento passava pelo estudo das épocas áureas dos antigos gregos e romanos. Rejeitavam o passado medieval. Inspirados pelo Humanismo, voltavam-se para as tradições literárias e filosóficas da Antiguidade greco-romana.

A transição da pintura gótica para a Renascença não se deu da noite para o dia. Por causa da Peste Negra, o mais importante pintor italiano após Giotto foi nascer somente em 1401. Ocorreu um novo despertar com Masaccio. Ele é o revolucionário fundador da pintura renascentista. Ele também foi influenciado pelos escultores italianos da época (Donatello, Lorenzo Ghiberti) e pelo arquitecto Brunelleschi. O realismo escultórico está no cerne da pintura renascentista. Paolo Uccello trouxe, junto com Leon Battista Alberti, a perspectiva, que foi fundamental para a pintura posterior. Em seguida a Masaccio, o próximo grande pintor da Primeira Renascença foi Sandro Botticelli. O traço nítido e as linhas sinuosas de suas figuras tiveram a influência dos irmãos Pollaiuolo, que eram também ourives e escultores. Sua arte foi elaborada na corte da Família Médici, em Florença, e reflete o ambiente esclarecido da corte. Outro grande mestre e génio do período foi Piero della Francesca, que mostrou em sua obras um interesse pelas paisagens reais (ao estilo do norte da Europa). Andrea Mantegna, por sua vez, foi o primeiro grande pintor da Itália setentrional.

Renascença Veneziana

200px-San_Zaccaria.jpg

San Zaccaria, de Giovanni Bellini.

A pintura produzida em Veneza durante o Renascimento pertencia à tradição do norte da Itália e tinha uma identidade própria. Lá surgiu uma nova tradição, que mostrava-se menos preocupada com a forma escultórica e com o delineamento, e enfatizava mais a cor e as nuances de luz. A pintura veneziana exibia um lirismo suave, diferente da tradição florentina. O artista que conduziu a arte italiana a uma nova fase foi Giovanni Bellini. Ele pertencia a uma família de artistas (Jacopo Bellini, seu pai, e Gentile Bellini). Jacopo foi aluno de Gentile da Fabriano. Foi essa família que deu à Alta Renascença seu toque veneziano. A influência de Andrea Mantegna na obra de Giovanni Bellini é marcante, ainda mais porque os dois foram cunhados, mas Bellini libertou-se de Mantegna, transformando-se no primeiro pintor veneziano. Antonello da Messina foi o primeiro pintor importante do sul da Itália e suas influências vieram do norte, da arte flamenga. Acredita-se que Antonello tenha levado a Veneza a técnica da pintura a óleo. Assim, Messina uniu a arte italiana com a arte setentrional da Europa. Em Ferrara, surge outra escola de pintores, com nomes como: Cosimo Tura, Francesco del Cossa, Ercole de' Roberti e Vittore Carpaccio.

A Alta Renascença

200px-Mona_Lisa.jpg

Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

Dadas as conotações do termo Renascimento, é óbvio que percebe-se que o termo denota um progresso nas artes. Mas nunca houve um tamanho amadurecimento das artes quanto na chamada Alta Renascença. Nesse período, encontramos alguns dos maiores artistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Ticiano, Tintoretto e Veronese. Leonardo, Michelangelo, Rafael e Ticiano foram todos aprendizes de Andrea del Verrocchio, um pintor cativante, que também foi importante na escultura.

Leonardo da Vinci, um génio da humanidade, criou a Mona Lisa, um dos quadros mais importantes da história. Michelangelo foi, em vida, com da Vinci, universalmente considerado um artista supremo. Seu mestre foi Domenico Ghirlandaio, pintor florentino. É no tecto da Capela Sistina que observamos Michelangelo em toda sua majestade. Rafael, por sua vez, foi aprendiz de Pietro Perugino. Sua vida foi curta, mas mostrou diferentes fases que evidenciam a evolução de sua pintura. Em Veneza, outro grupo de artistas influenciou a arte da época: Giorgione, cuja vida também foi breve; Ticiano, cuja obras mostram um desenvolvimento extraordinário da juventude até a velhice; e Tintoretto, pintor de telas extravagantes e de grande teor emocional. Por fim, é necessário mencionar também Paolo Veronese, mestre da arte decorativa.

O Maneirismo

200px-El_Greco_042.jpg

Laocoonte, de El Greco.

Assim como o termo Renascimento, a palavra Maneirismo aplica-se a um movimento amplo e não a um único estilo. O Maneirismo italiano já estava em declínio na primeira metade do século XVI, e durou cerca de sessenta anos, entre 1520 e 1580. A palavra Maneirismo deriva do italiano maniera, que, no fim do século XVI, significava estilo na acepção de refinamento. A arte maneirista se caracterizava por um refinamento assumido, muitas vezes forçado ou exagerado. Os artistas preferiam combinações cromáticas intensas, combinações complexas e inventivas, brilhantismo técnico e traço livre e fluido. A Alta Renascença foi pródiga em pintores menores, cuja obra resvalava para o Maneirismo, entre eles: Rosso, Pontormo, Andrea del Sarto, Bronzino, Correggio, Parmigianino, Dosso Dossi, Lorenzo Lotto e Domenico Beccafumi. O maior de todos os maneiristas foi, sem dúvida, El Greco.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Pintores

Pintores da Itália

* Agostino Carracci
* Alessandro Allori
* Ambrogio Bergognone
* Andrea del Sarto
* Andrea del Verrocchio
* Andrea Mantegna
* Andrea Solari
* Antonello da Messina
* Antoniazzo Romano
* Antonio da Correggio
* Antonio Pollaiuolo
* Baldassare Peruzzi
* Bartolomeo Carducci
* Bartolomeo Montagna
* Battista Dossi
* Benedetto Ghirlandaio
* Benvenuto Tisi
* Bernardino Butinone
* Bernardino Campi
* Bernardino Luini
* Bernardino Zenale
* Bernardo Castello
* Boccaccio Boccaccino
* Bramantino
* Biagio d'Antonio
* Carlo Crivelli
* Cesare da Sesto
* Cherubino Alberti
* Cima da Conegliano



* Cosimo Rosselli
* Cosimo Tura
* Cristofano Allori
* Davide Ghirlandaio
* Defendente Ferrari
* Domenico Ghirlandaio
* Domenico Morone
* Domenico Passignano
* Domenico Veneziano
* Dosso Dossi
* Ercole de' Roberti
* Filippino Lippi
* Fiorenzo di Lorenzo
* Fra Angelico
* Fra Bartolommeo
* Fra Filippo Lippi
* Francesco Botticini
* Francesco del Cossa
* Francesco Francia
* Francesco Granacci
* Francesco Melzi
* Francesco Squarcione
* Franciabigio
* Galasso Galassi
* Gaudenzio Ferrari
* Giambattista Moroni
* Giorgio Vasari
* Giorgione



* Giovanni Ambrogio de Predis
* Giovanni Ambrogio Figino
* Giovanni Antonio Boltraffio
* Giovanni Bellini
* Giovanni da Udine
* Giovanni Martino Spanzotti
* Girolamo da Carpi
* Girolamo da Treviso
* Girolamo Romani
* Girolamo Savoldo
* Giuliano Bugiardini
* Giulio Campi
* Giulio Clovio
* Giulio Romano
* Giuseppe Arcimboldo
* Innocenzo da Imola
* Jacopo da Ponte
* Jacopo del Sellaio
* Lavinia Fontana
* Leonardo da Vinci
* Lorenzo Costa
* Lorenzo di Credi
* Lorenzo Lotto
* Luca Cambiasi
* Luca Signorelli
* Ludovico Mazzolino
* Marco d'Oggiono
* Mariotto Albertinelli
* Masaccio



* Matteo Perez d'Aleccio
* Maturino da Firenze
* Melozzo da Forlì
* Michelangelo
* Moretto da Brescia
* Niccollo dell Abbate
* Niccolò da Foligno
* Palma il Giovane
* Palma Vecchio
* Paolo Uccello
* Piero del Pollaiuolo
* Piero della Francesca
* Piero di Cosimo
* Pietro Perugino
* Pinturicchio
* Polidoro de Caravaggio
* Prospero Fontana
* Rafael
* Ridolfo Ghirlandaio
* Santi di Tito
* Sandro Botticelli
* Sebastiano del Piombo
* Sofonisba Anguissola
* Ticiano
* Tintoretto
* Vincenzo Foppa
* Vittore Carpaccio

Maneiristas Italianos

* Agnolo Bronzino
* Altobello Melone
* Amico Aspertini
* Antonio Campi
* Aurelio Luini
* Battista Franco Veneziano
* Camillo Procaccini
* Cavalier D'Arpino
* Cigoli
* Domenico di Pace Beccafumi
* Federico Barocci
* Federico Zuccari
* Francesco de' Rossi
* Francesco Primaticcio
* Francesco Vanni



* Gian Paolo Lomazzo
* Il Sodoma
* Jacopino del Conte
* Orazio Samacchini
* Paolo Veronese
* Paris Bordone
* Parmigianino
* Pellegrino Tibaldi
* Perin del Vaga
* Pontormo
* Rosso
* Taddeo Zuccari
* Ventura Salimbeni
* Vincenzo Campi



Pintores da Espanha

* Alonso Berruguete
* El Greco
* Pedro Berruguete

Pintores da França

* François Clouet
* Toussaint Dubreuil

Pintores da Rússia

* Dionisius

Pintores de Portugal

* Francisco de Holanda
* Jorge Afonso
* Nuno Gonçalves
* Vasco Fernandes

Pintores da Alemanha

* Albrecht Altdorfer

Escolas

* Academia de São Lucas
* Escola de Bolonha
* Escola de Ferrara
* Escola Florentina
* Escola Milanesa
* Escola Sienesa
* Escola de Fontainebleau

Locais de visitação

* Accademia (Veneza)
* Accademia Carrara (Carrara)
* Capela Brancacci (Florença)
* Capela Sistina (Vaticano)
* Castelo de Alnwick (Northumberland)
* Castello Sforzesco
* Catedral de Milão (Milão)
* Catedral de Toledo (Toledo)
* Coleção Frick (Nova York)
* Galeria Nacional de Arte em Washington (Washington, DC)
* Galeria Nacional de Londres (Londres)
* Galleria Borghese (Roma)
* Galeria Uffizi (Florença)
* Gemäldegalerie (Berlim)
* Hermitage
* Igreja de Cascia di Reggello (Florença)
* Igreja de Santa Maria delle Grazie (Milão)
* Ilha dos Museus (Berlim)
* Museo Poldi Pezzoli
* Museu Bode (Berlim)
* Museu de Arte de São Paulo (São Paulo)
* Museu de Belas Artes de Boston (Boston)



* Museu de Belas Artes de Budapeste (Budapeste)
* Museu de Capodimonte (Nápoles)
* Museu de História da Arte (Viena)
* Museu do Louvre (Paris)
* Museu do Prado (Madri)
* Museus Capitolinos
* Palácio Apostólico (Vaticano)
* Palácio Belvedere (Viena)
* Palazzo Colonna (Roma)
* Palácio Pitti (Florença)
* Palazzo Vecchio (Florença)
* Palazzo Venezia (Roma)
* Pinacoteca de Brera (Milão)
* Pinacoteca Ambrosiana
* Santa Maria in Cosmedin (Roma)
* Santa Maria Maggiore (Roma)
* Santa Maria Maior (Roma)
* Santa Maria Novella (Florença)
* Santa Maria sopra Minerva (Roma)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Topo