'Pioneiro insistente'

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Leonel Vieira continua a apostar em co-producções entre Brasil e Portugal

'Pioneiro insistente',

O realizador Leonel Vieira considera-se um dos 'pioneiros insistentes', na realização de co-produções entre Portugal e Brasil.





O realizador português Leonel Vieira considera-se um dos 'pioneiros insistentes', na realização de co-produções cinematográficas entre o Brasil e Portugal e afirma que este modelo de produção internacional já é uma realidade.
'Desde o tempo de «A Selva» (2001), faço co-producções internacionais. Para mim já é uma realidade, para o mercado não é, mas dedico-me há 10 anos insistentemente a viajar para o Brasil. Sou um dos pioneiros insistentes nesse caminho', ressaltou.
Leonel Vieira falou à margem do V Ibero Brasil Cine Festival, que decorre até sábado, no Rio de Janeiro, onde é um dos convidados de destaque e tem dois filmes na mostra: «A Selva» e «A Arte de Roubar» (2008).
Sócio de uma produtora de São Paulo há 10 anos, Vieira produz regularmente no Brasil e defende este modelo de parceria internacional entre os dois países.
'Infelizmente, Portugal e o Brasil estiveram muitos anos de costas voltadas e não faziam uma única co-produção. Agora tem-se vindo a co-produzir com alguma regularidade. Ainda é pouco', considera.
Embora sejam culturas próximas com o factor comum da língua, a distribuição dos filmes ainda é 'complicada', afirma ao referir que há uma barreira a ser vencida: 'O público brasileiro não consegue perceber bem o português de Portugal quando é falado rápido. O contrário não acontece porque os portugueses habituaram-se durante 30 anos, com as telenovelas brasileiras, a ouvir o português do Brasil',
Actualmente, Leonel Vieira dedica-se a três projectos cinematográficos, um dos quais sobre a comunidade lusófona em Nova Iorque com filmagens previstas para começar em Abril de 2010.
Prepara também uma co-produção de Portugal, Brasil e Canadá a ser filmada no Rio de Janeiro em meados do ano que vem. Um 'thriller realista passado no Rio às voltas do jogo do bicho, um thriller urbano que mistura escola de samba', refere.
Tem ainda um terceiro projecto ainda não divulgado publicamente, à volta do caso de Madeleine McCain. O argumento foi recentemente finalizado e está na fase de financiamento. Leonel Vieira adianta que será uma co-producção de Portugal, Espanha e Inglaterra com filmagens previstas para terem início em Agosto de 2010, todo falado em inglês.
O cineasta diz que está ainda a abordar Angola com projectos e que pretende fazer uma grande produção com a Austrália e a Grã-Bretanha nos próximos três anos sobre a história da independência do Timor-Leste.

Leonel Vieira. Realizador é convidado do V Ibero Brasil Cine Festival

Arquivo


o primeiro de janeiro
 
Topo