Portal Chamar Táxi

Plantas pedem socorro quando são atacadas

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Plantas pedem socorro quando são atacadas

plantas_pedem_socorro.jpg

[Imagem: Thimmaraju Rudrappa]

Quando são atacadas por um microorganismo, as folhas das plantas emitem um SOS para suas raízes. As raízes respondem secretando um ácido que atrai bactérias benéficas, que prontamente movimentam-se para auxiliar a planta.

A descoberta, coordenada por Harsh Bais, da Universidade de Delaware (Estados Unidos), é mais um argumento contra a crença antropocêntrica de que as plantas são seres inertes à mercê de qualquer agente patogênico que caia sobre elas.

A pesquisa comprova a existência de um complexo sistema de sinalização no interior das plantas que pode ser diretamente comparado ao sistema nervoso dos animais, humanos inclusive. De maneira mais impressionante, o mecanismo agora descoberto pede o auxílio de agentes externos, bactérias benéficas que ajudam a a planta a contra-atacar o invasor.

Nos experimentos, Bais e seus colegas infectaram as folhas da <i>Arabidopsis thaliana</i> com <i>Pseudomonas syringae</i>. Em poucos dias, as folhas começaram a amarelar, mostrando os primeiros sintomas da doença. Entretanto, as plantas cujas raízes foram inoculadas com o benéfico <i>Bacillus subtilis</i> continuavam perfeitamente saudáveis.

Os cientistas detectaram a transmissão de um sinal de longa distância - um pedido de ajuda - que partiu das folhas em direção às raízes. As raízes responderam secretando o ácido málico, que todas as plantas produzem, mas apenas sob condições especiais e para finalidades específicas. O ácido málico atrai o <i>Bacillus subtilis</i>.

Imagens microscópicas das raízes e das folhas mostraram os efeitos da defesa criada pelo microorganismo salvador. Essas imagens comprovadoras da teoria foram feitas utilizando um microscópio confocal de varredura a laser. Na foto acima, o verde representa a bactéria benéfica, que formou um biofilme sobre a superfície da planta que foi atacada.

"As plantas não podem se mover de onde elas estão, então a única maneira que elas dispõem para atrair bons vizinhos é por meio da química," diz Bais.


Fontes:
Texto baseado em artigo de Tracey Bryant.
Sem Rumo
 
Topo