• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Poder Paternal - Duvidas

djnata

GF Prata
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
Bom dia,vou tentar explicar isto da melhor forma para me puderem ajudar.

Á cerca de 3 messes separei-me da minha mulher (onde vivamos na casa dos meus pais), só que agora vem a situação mais complicada ou seja a nossa filha. ora é o seguinte, depois de nos separarmos fomos ver cada um de um advogado pela segurança social (ao qual tivemos direito visto nem um nem outro termos rendimentos). entretanto antes das coisas estarem decididas eu e a minha ex acordamos que cada um ficava uma semana com a miuda,até aqui tudo bem. recentemente o meu advogado apresentou uma proposta de eu ficar com a guarda da miuda,a qual ela não aceitou e a qual a resposta da advogada dela foi somente a dizer que ela nao aceitou a proposta e nem disse qual era a ideia dela,nem se tinha alguma proposta a apresentar. entretanto depois disso a minha ex nunca mais me veio levar a miuda ao local que dantes nos encontravamos ja la vão 3 semanas. o meu advogado ja esta informado disto mas gostava de saber a vossa opinião. ela pode fazer isto? ja lhe tentei ligar e falar com ela e ela nao atende,a ultima coisa que disse foi que depois me dizia quando eu podia ir buscar a miuda. ate que ponto ela pode fazer isso? outra coisa caso eu tente ir la buscar a miuda á casa dela (ela vive com os pais e a cerca de 50km de mim) e ela me esconda a miuda e me tente impedir de a levar? devo esperar que as coisas se resolvam no tribunal ou o que devo fazer? a miuda cada vez que abalava da minha casa fartava-se de chorar e nao queria ir para a mãe e agora pelos vistos sabendo que a miuda (que actualmente tem 4 anos) preferia estar cmg fez-me isto(alem de que o tratamento dela para com a miuda nunca foi melhor a nivel da higiene) e eu preferia que a minha filha tivesse cmg visto o tratamento da mãe não ser o melhor e a miuda sentir-se melhor ca.ainda por cima sempre tentei resolver as coisas a bem e pelos vistos ja não é a ideia dela. ainda existe outra situação,os pais dela é que estão sempre a decidir as coisas por ela e a tentar o maximo para tirar a miuda,até que ponto tem eles o direito de se meter nisso? agradecia a vossa opinião e esclarecimentos.
 

casanova

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
885
Gostos Recebidos
1
Eu também tenho filhos mas vivo com a esposa! A mim se acontecesse esta situação talvez tivesse a outra ideia, uma vez que só de pensar em não ter os meus filhos perto de mim, é de arrasar! Mas tenho um amigo exactamente na mesma situação que tu até na questão dos sogros! Pelo que tenho conhecimento, a mãe tem sempre direito á criança tendo para isso condições! Mas a 1ª fase é o divorcio concluido, e depois a guarda da filha! A partir do 1º dia de separação sem divorcio concluído e a criança ficando com a mãe, o pai fica a partir desse momento encarregado de pagar uma mensalidade, mas claro que isto é depois o juiz quem decide, mas mesmo que passe três meses e o juiz decide que a guarda fica ao encargo da mãe, o pai deve pagar as mensalidades em atraso! Mas pode ser feito entretanto um acordo depois aprovado pelo tribunal!
O conselho que te dou, é o seguinte, seguindo o que se passou com o meu colega pois estou por dentro da história! A mãe pode até que o juiz decida não deixar ver a filha, e se tu tentas alguma forma de contrariar essa parte, só te prejudicas a ti, e ficas com pontos negativos depois perante o tribunal, caso seja provado! Quando o divorcio demora tempo, pode-se pedir ao tribunal sem que ainda fique decidido a guarda da criança, o regulamento para as visitas quer de uma parte quer de outra, mas o tribunal é que decide! Depois de esta parte estar decidida e assinada pelo juiz,e partindo do principio que a criança fica com a mãe entretanto, o que o juiz decidir, por exemplo a cada duas semanas tens direito a três dias, ai a mãe não o pode fazer! o que deves fazer no caso que ela não deixe ver a filha, é ir ás autoridades, com o documento que o tribunal passou, e ai as autoridades vão contigo e obrigam a mãe, a dar a filha e registam o acontecido na qual podes usar isso, mesmo que não seja relevante, na altura em tribunal para a custódia da filha! A nível das condições, se ela tem ao não condições para ficar com a filha, já é um caso mais delicado, porque os tribunais dão sempre preferência á mãe, e mesmo que tenhas condições e ela menos que tu, á partida como tens que ficar a pagar uma mensalidade, as condições dela passam logo a melhorar! Caso te recuses a pagar depois do que o tribunal decidir, essas mensalidades acumulam! Mas o conselho que te dou nesta parte, e se por acaso acontecesse comigo, eu não deixava de pagar, pois trata-se de um filho, e como pai temos o dever de ajudar, e zelar para que a criança tenha condições, independentemente do que a mãe pense, e para isso, basta ter ideias de como fazer! Em relação ao meu colega nesta parte do dinheiro antes da decisão da guarda da criança, ele não pagou nada, directamente á mãe, mas sim pagou ele directamente o infantário, e registou e o resto dinheiro que devia pagar, abriu uma conta no banco em nome das filhas e colocou todos os meses até mais do que lhe era devido! Depois em tribunal o advogado da mãe alegou falta de pagamento, e ele apresentou o extrato bancário com todas as datas de entrada do dinheiro, alegando que não confiava no futuro do dinheiro, se fosse entregue! Mas atenção A mãe pode pedir também uma mensalidade extra para olhar pelos filhos, á qual a ex esposa não pediu! Nesta história o tribunal concedeu a guarda das duas filhas á mãe, mesmo embora o pai tivesse muitas mais condições!
Em relação aos sogros: Eles e o dever deles é aconselhar a filha, mas não podem nem devem tomar decisões por ela! Estão no seu direito de não te deixar entrar em casa deles, mas não podem mandar na tua filha, a não ser o pai e a mãe da criança! O meu colega chegou a discutir com o sogro e sogra, e uns desacatos no meio, pois estava como tu, revoltado por eles se meterem na história! Este é um dos maiores problemas, pois eles não decidem pela mãe da criança, mas fazem pior que é talvez aconselhar erradamente a filha a fazer isto ou aquilo e a filha se for nessa onda os problemas só se complicam para ti neste caso, e para o meu colega na altura dele! O mais certo é levar sempre as coisas a bem! E se tu tinhas acordado uma semana tu e outra ela, acho que não estaria mal uma vez que era do concentimento dos dois! assim podias sempre ver a tua filha, e também controlar se estava bem mais regularmente!
Eu não sou advogado, apenas comparei a uma história parecida do meu conhecimento!

A minha opinião pessoal em relação aos filhos e tenho dois um menino e uma menina, é que se me acontecesse o mesmo, e não podemos afirmar que não acontece, teria talvez outra ideia! O acordo inicial que vocês fizeram, e tendo em conta os 50Km, eu não o faria! Porque iria pensar no bem estar dos filhos, e não os colocar todas as semanas de um lado para o outro, porque numa educação não acho isso saudável! mas sim talvez ir todas as semanas visitar os filhos e uma vez ou outra ficar com eles em minha casa! Claro que não posso dizer que não os queria perto de mim, não é isso, mas preferia sofrer de saudades ou ansiedade pelo bem estar dos meu filhos! Porque as crianças não se exprimem como os adultos, mas sentem talvez mais, e como toda a gente gosta de ter o seu cantinho, elas também gostam! e andar a trocar constantemente, não sei se seria boa ideia! Não te estou a criticar, é simplesmente a minha ideia, pois tu estas mais por dentro da historia e conheces a mãe, e respectivo comportamento para com a filha! Eu falo assim porque os meus filhos tem uma excelente mãe, e nesta parte se me acontecesse o mesmo sei que ela faria o melhor pelos filhos!

Resumindo e concluindo, aconselho a fazeres sempre tudo pela via legal e da harmonia! Sai-se sempre a ganhar na maior parte dos casos!

cumps
 
Última edição:

djnata

GF Prata
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
Pois mas é o seguinte,dantes acordámos que faziamos á semana,mas desde que o meu advogado apresentou a proposta á advogada dela que ela disse que não a vinha levar,e ja se passaram 3 semanas e ate hoje nao me atende o tlm para eu tentar resolver as coisas a bem. eu não sei até que ponto ela pode fazer isso,pois esta-me a privar de estar com a minha filha. eu tenho andado super-nervoso com esta situação ainda por cima sabendo que a miuda estava melhor cmg e alem disso eu nem queria estar sempre com ela,pois sei que a mae tambem tem direito á miuda,mas pelo que parece ela quer a filha so para ela e isso esta-me a deixar irritado. eu estava com ideias de ir á casa dela e perguntar pela miuda,mas e depois se ela me impede de a ver o que devo fazer?

é que as coisas no tribunal ainda podem demorar e nao vou estar um mês sem ver a minha filha.

quanto á situação dos sogros é muito complicado porque eles é que mandam na cabeça dela e ela so faz os que eles mandam,e ainda por cima pensam que tambem mandam na minha filha,mas la esta o que posso fazer?

a minha ideia era ir la e tentar trazer a miuda visto ela ja estar la á 3 semanas agora eu tb tinha o direito de a ter na minha casa 3 semanas.

so que la esta se vou la e me impendem? vou estar mais tempo sem puder estar com a minha filha?

agradeço opiniões...


PS: mencionaste que a mae pode ficar com a filha e que se tendo contrariar sao pontos negativos para mim,mas porque? acho que estou no meu direito,o que pode ser negativo?
 
Última edição:

casanova

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
885
Gostos Recebidos
1
Já perguntaste ao teu advogado? Ele deve ser a pessoa certa a responder! E já agora é em portugal, porque se não for as leis mudam!

Eu acho que devias tentar ir lá visitar a tua filha, pois acredito na bondade das pessoas, e neste caso os pais dela e a mãe acho que devem compreender pelo bem estar da criança! Mas não percas a calma se fores negado! Mas sem tentar não sabes!

cumps
 

djnata

GF Prata
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
Já perguntaste ao teu advogado? Ele deve ser a pessoa certa a responder! E já agora é em portugal, porque se não for as leis mudam!

Eu acho que devias tentar ir lá visitar a tua filha, pois acredito na bondade das pessoas, e neste caso os pais dela e a mãe acho que devem compreender pelo bem estar da criança! Mas não percas a calma se fores negado! Mas sem tentar não sabes!

cumps


Vou falar com ele hoje,pois ele hoje ia falar com a advogada dela para tentar resolver as coisas a bem porque se não la tem de ser o tribunal a decidir.


pois eu estava com ideias de a trazer,pois visto ela ja ter estado la estas semanas, agora eu tb tinha o direito de estar com ela o mesmo tempo.

mas imagina que me impendem? eu sei que se fosse pela minha ex isto resolvia-se a bem,mas ela tem a cabeça fraca e se eles dizem de uma maneira é o que ela faz...

ela nao consegue ver que a filha tambem gosta de estar com o pai,porque se conseguisse ver isso nao me estava a fazer o que esta a fazer...


alias eu por mim ate nem queria que a gente se separasse,mas la esta ela deixou-se levar pela conversa dos outros e é triste quando isso acontecesse.
provavelmente se eu for la tentar trazer a minha filha as unicas pessoas que se vão se opor sao os pais dela e depois la esta,se eles se opõem,ela faz o mesmo.


qual era o ponto negativo que isso podia trazer para mim em eu trazer a minha filha?


acho que eu tenho tanto direito como ela e se as leis ca em portugal dizem o contrario entao agora percebo porque á gente que faz justiça pelas proprias mãos,pois em vez de haver leis que beneficiem os dois,não é o que acontece.


de qualquer maneira vou hoje falar com o meu advogado para ver o que ele diz disto de eu ir la tentar trazer.


alias eu nem sei qual é a razão de a minha ex estar a fazer isso. pois foi desde que o meu advogado apresentou a proposta que isto aconteceu,e não tou a ver ate que ponto ela pode ser beneficiada em estar a impedir do pai estar com o pai,pois isso é mais uma coisa que pode ser usada contra ela em tribunal,pois impediu-me de estar com a minha filha.


a proposta que eu tinha apresentado era que ela ate ir para a escola ficava uma semana em casa de cada um e que depois da escola ela ficava cmg e ia para a mae ao fim de semana de 15 em 15 dias nas ferias,e que quanto ao dinheiro nem queria que ela ficasse a pagar nada. compreendo que ela nao tivesse concordado so que nem uma proposta apresentou e esta a fazer isso so para me irritar,pois não vejo outra razão.
 
Topo