- Entrou
- Jan 23, 2008
- Mensagens
- 416
- Gostos Recebidos
- 0
Após diversas conversas sobre a criação de uma ponte sobre o Tejo na zona de Lisboa, surge em 1906 um projecto que já incluía a travessia ferroviária...
Em 1962, escolhido o local onde a ponte seria construída, e após concurso público ganho pela "United States Steel Export Company", começaram os trabalhos de construção na zona de alcântara...
escritórios dos engenheiros americanos na obra
Salazar observa a maqueta do projecto da ponte
Monta-se um placard informativo...
...e coloca-se este cartaz:
Com muito trabalho duro...
...a ponte começa a ganhar vida
e a crescer em altura...
...e para os lados
o acesso a partir de Lisboa ia-se desenvolvendo...
...e alcançou-se Almada
A ponte ficou pronta em 1966
tornando-se num emblema da cidade de Lisboa
em 1999, foi inaugurada a travessia ferroviária, sob o tráfego automóvel, e após reforço da estrutura da ponte
Algumas curiosidades:
- o primeiro projecto da U. S. Steel para construção da ponte datava de 1935;
- a ponte ficou concluída 6 meses antes do prazo previsto;
- foi integralmente paga pelos cofres do Estado, ou seja, pelo povo português;
- antes da abertura ao público, a ponte foi cheia de veículos pesados carregados, a fim de testar a sua resistência;
- mesmo nos anos 60, pensou-se em construir, anos mais tarde, a travessia ferroviária, pelo que no lado de Almada, foi logo construído o túnel onde passa actualmente o comboio após passar a ponte;
- o pilar sul está colocado 79 metros acima do leito do rio (para terem uma ideia, o tabuleiro onde circulam os automóveis está 70 metros acima da água);
- uma das discussões mais frequentes sobre a ponte é se a mesma terá capacidades para resistir a um forte sismo em Lisboa, devido a estar colocada sobre uma das zonas de falha.
Mais info sobre a Ponte nesta página da wikipedia