• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Porque devemos evitar usar palavras como “deficiente”?

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10


Porque devemos evitar usar palavras como “deficiente”?




No dia a dia, é frequente sermos confrontados com a necessidade de entendermos melhor a diferença entre palavras e expressões como “deficiência” e “deficiente”, “incapacidade” e “inválido”, “pessoa com deficiência”, “pessoa com diversidade funcional” ou “diversamente funcional”. Ao mesmo tempo, somos levados a refletir sobre qual é a melhor expressão ou palavra a utilizar. E por que razão fazemos isto?
Porque vivemos num tempo em que os consumidores já não são meros espectadores, mas verdadeiros protagonistas na sua viagem rumo a uma vida com mais qualidade, em plena igualdade de oportunidades, e onde o respeito que recebem das marcas deve ser genuíno, começando pela forma como comunicamos.
Por isso, hoje centramo-nos sobre a influência da linguagem positiva e sobre a capacidade das palavras para ferir, curar e mudar vidas.
Segundo o manual de Interação com a Pessoa com Deficiência publicado pelo IEFP, é importante reconhecermos o poder da linguagem e a forma como esta pode afetar negativamente aqueles com quem interagimos.

A utilização de termos como “deficiente” ou “deficientes”, por exemplo, subentende “um grupo de pessoas homogéneo e separado do resto da sociedade”. Porém, as pessoas com deficiência não constituem um grupo separado do resto da sociedade, são parte integrante da mesma e devem ser respeitadas como tal. Enquanto indivíduos, todos possuímos características que nos distinguem uns dos outros, mas no sentido mais abrangente fazemos todos parte da mesma sociedade.


Segundo o dicionário da Porto Editora, deficiente significa:
Do latim deficiente-, «idem», particípio presente de deficĕre, «fazer falta». Pessoa que apresenta insuficiências a nível físico ou mental (nome de 2 géneros); em que há deficiência; incompleto; falho; imperfeito (adjetivo de 2 géneros).

Todo o espectro de conotações negativas ligado à palavra “deficiente” é algo com que as pessoas com deficiência não desejam ser associadas, pois assenta na ideia de que estas são “menos capazes”, “menos válidas” ou “imperfeitas”. Este tipo de termos, com uma forte carga negativa, está muitas vezes associado à constante negação de oportunidades e de integração social das pessoas com deficiência e, por isso, devem ser evitados.
De acordo com o manual de Interação com a Pessoa com Deficiência, o termo mais inclusivo para fazer referência a pessoas com deficiência é efetivamente esse – “pessoas com deficiência” e não “deficientes”.
Porém, e apesar da recomendação do IEF, não há uma regra absoluta sobre qual a melhor terminologia a usar. É uma questão de avaliarmos a realidade ao nosso redor e tentar ter presente que certas palavras e expressões podem ser mais ofensivas para determinadas pessoas. Acima de tudo, é importante sabermos reconhecer as circunstâncias em que a pessoa com deficiência vive e respeitar as suas preferências de tratamento.
“O reconhecimento de que todas as pessoas são iguais em direitos, mas consideradas e respeitadas nas suas diferenças, é uma condição das sociedades inclusivas, livres e democráticas.”

Fonte:Stannah
 
Topo